Você já reparou que muitos dos problemas entre as pessoas se deve a falhas de comunicação? E-mails ou mensagens de texto escritos de forma incorreta ou confusa, mensagens mal interpretadas, conversas e feedbacks realizados de maneira inadequada podem gerar conflitos e dificultar a fluidez de um trabalho de excelência no dia a dia profissional.

A comunicação é fundamental na vida e a habilidade comunicacional é uma característica imprescindível no mercado de trabalho atual. Podemos dizer que existem 3 estilos básicos de comunicação: a passiva, a agressiva e a assertiva. A comunicação assertiva é o estilo de comunicação mais eficiente e desejável nas empresas e pode ser uma ferramenta importante na evolução da sua carreira.

Esta forma de comunicação diz respeito à capacidade de expressar necessidades, preferências, emoções e ideias de forma clara, transparente, confiante, segura e respeitosa com o outro. Esse tipo de comunicação facilita os relacionamentos, diminui conflitos e desentendimentos, evita o retrabalho, aumenta a produtividade, melhora o ambiente e clima organizacional e fortalece a confiança entre as pessoas, aspectos fundamentais para o bem-estar e a saúde emocional. E como conseguir isto?

Para que você possa se comunicar de forma assertiva alguns aspectos precisam ser desenvolvidos. Um deles é a inteligência emocional, que nos permite reconhecer e lidar com as próprias emoções, ter empatia e agir de forma coerente e equilibrada. Além disto, ao se comunicar, preste atenção a estes pontos:

  • Emita mensagens claras, objetivas e precisas; vá direto ao ponto, sem se perder em detalhes que não são relevantes.
  • Evite fazer suposições ou julgamentos e se atente aos fatos, com exemplos claros e objetivos.
  • Use argumentos bem fundamentados e coloque o seu ponto de vista com flexibilidade e abertura a críticas.
  • Fique atento para não impor ideias e ouça o que o outro tem a contribuir.
  • Na comunicação a forma como se diz algo pode ter muito mais peso do que aquilo que é dito. Procure usar uma voz firme e segura, num tom moderado – sem falar muito baixo e sem se exaltar.
  • Evite conversas difíceis por mensagens e dê preferência a chamadas de voz, vídeo ou um encontro presencial.
  • Não se deixe levar pelas emoções. Se perceber que está ficando alterado ou prestes a “explodir”, respire fundo, faça uma pausa e se acalme antes de prosseguir.
  • Se você é do tipo que não consegue dizer não, evite dar respostas na hora. Peça para avaliar a situação e prepare uma resposta assertiva.
  • Você pode praticar com um colega ou amigo diferentes formas de se comunicar. Escrever aquilo que você gostaria de dizer e ler em voz alta diante do espelho ou se filmar pode ser um excelente treino!

Lembre-se que mudar a forma de se comunicar é possível, com intenção e dedicação… e isso pode fazer toda a diferença nos seus relacionamentos pessoais e profissionais!

Rosalina Moura é Psicóloga Clínica, Organizacional e Coach. Sócio fundadora da Rumo Saudável, empresa que atua no segmento de bem-estar, saúde mental  e gerenciamento do estresse em Organizações. É um das Colunistas do RH Pra Você. Foto: Divulgação.