O RH é o guardião do conteúdo humano da empresa, e sua responsabilidade ultrapassa os limites do relacionamento industrial, como já foi tida no passado, influindo na vida pessoal e social dos seus funcionários. Harmonizar os interesses dos empregados e empregadores, projeta a imagem da empresa na sociedade em que atua, tão importante como a marca ou eficácia dos produtos, enquanto o somatório das empresas indicam o desenvolvimento social do Estado no cenário mundial.

Assim sendo, as políticas de RH refletem na inserção da empresa no mercado global, cada vez mais exigente no tocante a impactos sociais decorrentes das atividades econômicas, com destaque na qualidade de vida da força de trabalho que administra, uma das preocupações mundiais baseada nos dados de saúde, educação e renda para avaliar o desenvolvimento social de um país em termos mundiais pelo índice IDH.

Fatores como a sustentabilidade e preservação do planeta promovidos por Kofi Anann quando Secretário Geral das Nações Unidas, com a participação do Banco Mundial e das 50 maiores instituições financeiras, definiram no Pacto Global “Environmental, Social and Governance – ESG”, celebrado em 2004, o elenco de prioridades e estabeleceram os procedimentos e metas de defesa do meio ambiente, equilíbrio social e ética nas relações empresariais.

O ESG busca dar ao capitalismo a respectiva responsabilidade com o desenvolvimento social, além de objetivos meramente econômicos; e transformar a imagem de Capitalismo Predatório em Capitalismo Consciente.

A adesão aos Princípios do Investimento Responsável possui hoje mais do que 3 mil signatários, gerindo ativo da ordem de USD 100 trilhões. Em 2020, a BlackRock, maior gestora de fundos do mundo informou que daria prioridade para investir em empresas que aderissem ao ESG, o que passou a ser um atrativo importante no mercado de capitais. Não se trata somente de dar ao Capital mero aspecto assistencialista, mas de lógica econômica uma vez que sem mercado consumidor, a produção nada vale.

As empresas orientadas por esses princípios têm exigido aderência de seus fornecedores, subordinando seus interesses imediatos aos de longo prazo. Pessoalmente já tive que preencher questionários e declarar adesão aos critérios da ESG para obter contrato de serviços de T&D.

Educação, saúde, expectativa de vida, e renda são os direitos essenciais que norteiam o “S” do Social desse pacto.

No Brasil, em que pese as determinações do artigo 170 da Constituição Federal: “A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos, existência digna, conforme os ditames da justiça social,  e do artigo 421 do Código Civil: “A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato, observado o disposto na Declaração de Direitos de Liberdade Econômica.”, a consciência de que a responsabilidade social das empresas vai além das obrigações trabalhistas é ainda modesta. Temos muita retórica, mas poucas iniciativas práticas no sentido de uma sociedade realmente igualitária, com plena diversidade, e consciência ecológica, embora sobrem movimentos sectários e defensores de ideologias “politicamente corretas” e interesses obscuros.

O RH das empresas pode e deve fazer a diferença promovendo programas de estágio, menores aprendizes, previdência privada, a assistência médica extensiva à família e pós emprego, e algumas outras iniciativas que ultrapassam as fronteiras das empresas, como os projetos de voluntariado, ferramentas importantes para fomentar companheirismo, e produzir benefícios sociais, uma vez que os funcionários são a via mais adequada para a participação das empresas no desempenho social.

Fomentar projetos que atendam os objetivos do ESG resultará em satisfação pessoal, autoestima e orgulho em pertencer à uma empresa de elevado padrão social, e nos frutos de um bom clima organizacional.

Vicente Graceffi, consultor em desenvolvimento pessoal e organizacional. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.