Dos inúmeros trabalhos que vimos realizando ao longo do tempo, quer seja em empresas, quer seja com profissionais dos mais variados ramos de atividade, percebo que as dificuldades são muito semelhantes e que, se resolvidas o mais cedo possível, o foco da atenção seria para uma maior produtividade, solução de outros problemas e não os relacionados à comunicação.

Estou no meio de uma pesquisa que irá, acredito, ajudar profissionais e empresas a medirem o nível de comunicação intrapessoal e interpessoal em que cada um dos participantes se encontra hoje.

A exemplo de quando alguém resolve estudar inglês, depois de terem tido alguma experiência no passado – na formação escolar ou em cursos específicos – a primeira etapa dessa retomada é a avaliação do estágio atual na qual o proponente se encontra, quer seja por meio de algum teste ou de uma entrevista e, conforme o resultado, ela iniciará em um determinado módulo, em conformidade com suas condições atuais.

Isso me fez lembrar que há muito tempo resolvi entrar em uma academia de natação. A professora me recebeu muito bem, fez uma breve entrevista, perguntou-me se eu sabia nadar:

– Sim, eu sei. Respondi. – Estou aqui para me aperfeiçoar.

Depois da nossa conversa, ela pediu que eu entrasse na piscina e a atravessasse, mostrando o que eu sabia. Dei um mergulho e, do meu jeito, atravessei a piscina.

Depois disso, voltamos a conversar e eu, senhor de mim, acreditava que tinha abafado a impressionado, mas para minha surpresa, com gentileza e firmeza ela me disse:

– Muito bem, você conseguiu atravessar a piscina, mas na realidade você não sabe bater as pernas, nem trabalhar os braços de forma apropriada e nem respirar de forma adequada. Em outras palavras, você não sabe nadar.

Voltei a calçar as sandálias da humildade e comecei a frequentar essa academia e comecei de fato a aprender a exercitar as pernas e os braços, sincronizadamente, a respirar quando tirava a cabeça da água, ganhando velocidade, conseguindo um resultado muito melhor do que eu tinha antes.

Obviamente não me tornei um atleta olímpico, mas avancei significativamente em técnica e nos meus conhecimentos sobre natação, aprendendo sobre os quatro estilos básicos, como nadar de costas, crawl, costas, peito e borboleta.

Paralelamente observo a mesma dificuldade em muitas pessoas, ainda mais agora, com o advento de videoconferências, trabalhos e reuniões home office, palestras, lives, gravações em vídeos, eventos à distância, exigindo uma maior performance, em especial dos líderes que não foram devidamente preparados para inspirar, motivar seus colaboradores nessa modalidade. O mesmo ocorre com os professores que precisaram reformular seus conceitos e aprender a lidar com programas, plataformas e especialmente aprimorar sua performance na habilidade de melhor impactar sua audiência. O tema escolhido para esse estudo foi:  Avaliação do seu perfil de comunicação verbal.

É claro que uma pesquisa deve vir precedida de conhecimentos e experiência de quem já trilhou muitos caminhos e deseja fazer provocações apropriadas. Entendo que a principal inteligência está nas perguntas geradoras de reflexões e facilitar as respostas que, por sua vez, serão interessantes e úteis para quem respondeu e para quem deseja fazer esse estudo.

Na sequência, algumas orientações para que a resposta seja direta, a mais sincera possível, que não será compartilhada para deixar o respondente muito à vontade para dizer efetivamente sua percepção, ainda mais quando não houver a obrigatoriedade da identificação. Farei a seguir alguns questionamentos para sua própria análise.

Uma das formas é atribuir uma nota de 0 a 10 para cada item apresentado e, ao final terá uma síntese do nível no qual se encontra. Um dos benefícios desse estudo é apoiar você na conscientização das suas qualidades já desenvolvidas, nem sempre devidamente valorizadas. Espero que o simples fato de fazer essa provocação possa clarear sua percepção dessas habilidades, atitudes e comportamentos já incorporados, mas o grande ganho será a descoberta de detalhes a serem melhor explorados e aprimorados.

Um detalhe: todo esse material foi baseado no livro As 7 Dimensões da Comunicação Verbal, de minha autoria, publicado pela Editora Gente.

I – Comunicação Intrapessoal.

  • Você encara com segurança e naturalidade a atividade de falar em público?
  • Como domina a ansiedade inicial ou o medo de falar em público?
  • Como lida com a inteligência emocional? (autocontrole, hostilidades, provocações, surpresas)

II – Comunicação Interpessoal

  • Você conhece bem a si mesmo para saber lidar com os diferentes tipos de pessoas?
  • Você é uma pessoa paciente e ponderada para manter o controle com pessoas inconvenientes ou difíceis?

III – Voz

  • Sabe utilizar bem a sua voz, expressando as emoções em conformidade com o contexto?
  • Tem boa dicção e as pessoas entendem tudo o que fala?
  • Tem consciência da importância das variações de volume, tonalidade, velocidade, pausas, teatralização com outras pessoas?

IV – Expressão Corporal

  • Faz gestos adequados ao conteúdo da fala e consegue ter uma postura adequada diante de um público?
  • Expressa no semblante, de forma congruente, a emoção ou o entusiasmo para cativar e envolver a audiência?

V – Aspectos Técnicos

  • Organiza suas apresentações com cuidado, quer seja em slides, relatórios, preparação do ambiente, recursos audiovisuais, iluminação, sonoridade e equipamentos?
  • Tem domínio suficiente para lidar com as mídias digitais? (WhatsApp, Facebook, Messenger, Instagram, Twitter, Youtube, Linkedin, Pinterest, Tik Tok, Telegram e outros)

VI – Dimensão Intelectual

  • Como é seu domínio da gramática, vocabulário, vícios de linguagem e fluência verbal?
  • Avalia seu domínio sobre o planejamento e a roteirização de uma apresentação, desde o começo, meio e fim, desenvolvimento do conteúdo, uso de ilustrações, encadeamento de ideias?
  • Sabe contar boas histórias para encantar e envolver pessoas?
  • Conhece Storytelling, sabe como utilizar esse recurso para impactar a audiência?

VII – Comunicação na Dimensão Espiritual

  • Você tem clareza dos seus valores fundamentais e possui um código de honra para nortear a sua fala?
  • Em que nível está o seu comprometimento com a sustentabilidade, responsabilidade social, respeito à natureza e às pessoas?

VIII – Informações Gerais

  • Você já proferiu palestras, deu aulas, participou ou participa de reuniões, assume papel de liderança, atua profissionalmente com vendas ou negociações?
  • Qual é a sua sensação quando é convidado para fazer apresentações diante de um público?
  • Tem como missão fazer apresentações como uma atividade profissional? Por exemplo, homilias, sermões, discursos políticos, entrevistas, quer seja presencialmente ou à distância?
  • Como são seus vídeos ou exposições na mídia em gravações, lives, palestras ou reuniões?
  • Como se sai quando tem a missão de apresentar um projeto a clientes ou on-board da empresa ou participar de eventos como congressos, seminários e workshops?
  • Como você se sai em situações de entrevistas em rádio, TV, mídias digitais em geral?

É certo que não dá para esgotar esse assunto que, embora pareça simples, apresenta uma série de nuances e desafios, pois congrega inúmeros aspectos simultaneamente, desde nosso domínio de técnicas, controle das emoções, linha de raciocínio, administração do tempo, uso adequado da voz e do corpo, conexão com a plateia, aparência, estilo, elegância, simpatia pessoal e empatia, além de fatores externos à nossa vontade, tais como pessoas inconvenientes, críticas, maldosas e agressivas.

O autoconhecimento, o aprendizado de técnicas e a prática constante é que nos levam cada vez mais próximos à perfeição. Não é simplesmente praticar, pois podemos ser exímios em erros e inconveniências por não termos aprendido de forma correta.

Meu desejo é que reveja sua atitude diante das mais variadas possibilidades de comunicação, e traga para a sua consciência seus talentos e habilidades já desenvolvidos, aperfeiçoe-as ainda mais e perceba também aquilo que precisa e pode ser melhorado e sugiro que invista nesse aperfeiçoamento. Seus liderados, colegas, amigos, clientes e pessoas do seu relacionamento irão ser melhor impactados por você e agradecer por causar uma excelente impressão.

Reinaldo Passadori, Professor de Oratória e Escritor, Mentor, fundador e CEO da Passadori Comunicação, Liderança e Negociação. Adaptação do seu livro ‘Quem Não Comunica Não Lidera’ – Ed. Passadori. É um dos colunista do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.