Um dos mais importantes aspectos do papel do líder é o de acompanhar a sua equipe, para, posteriormente avaliar e dar o retorno necessário, o tal do feedback.

Nesse artigo, o foco será o acompanhamento.

Como acompanhar a equipe?

Acompanhar é observar diretamente e sem preconceitos a atuação das pessoas da equipe. É prestar atenção plena nas possíveis dúvidas, mas também nas preocupações, inseguranças, medo e ansiedade presentes na realização das funções / tarefas solicitadas.

É necessário acompanhar o que a pessoa faz, o que entrega, mas, acima de tudo como entrega.

Ou seja, precisa-se acompanhar as hard skills e as soft skills.

Para isso, sugiro que o líder tenha sempre uma forma de registro que contenha suas observações sobre o desempenho dos colaboradores. E, para relembrar o que já trouxe em outro artigo, o alinhamento é básico para o posterior acompanhamento, ou seja, no alinhamento ficou acordado o que deveria ser entregue e como deveria ser entregue. E, claro, isso deve ser traduzido em competências, claramente identificáveis a partir da observação de fatos e registradas.

Por exemplo: vamos imaginar que um líder faz o alinhamento com seu colaborador e um dos combinados refere-se ao resultado de peças / produtos vendidos (numericamente) e, para esses resultados acontecerem da forma correta, são especificados também os valores a serem apresentados. São eles:  integridade, respeito e trabalho em equipe, considerados fundamentais para a empresa em questão. Cabe ao líder acompanhar se a meta de vendas está sendo conseguida e, se os valores estão sendo considerados, com base em fatos observáveis.

Fatos e dados devem ser anotados, de tal forma que fique muito claro para o líder o desempenho do profissional. Isso é fundamental, porque, como seres humanos que somos, depois de um tempo, esquecemos, distorcemos, projetamos e nos identificamos com os fatos e pessoas, de tal forma que os nossos sentidos são traídos por nós mesmos. Sendo assim, quanto mais fatos e dados forem anotados, melhor será o acompanhamento.

O que fazer com o que se observa?

Todos os aspectos acompanhados e relevantes precisam ser devolvidos para os colaboradores em forma de feedback. O feedback deve ser dado em eventos importantes e relevantes para o desenvolvimento e permanência desse profissional na empresa.

Como o processo de formação da equipe não termina nunca, é necessário que se acompanhe não só os novos, como todos os profissionais que fazem parte do time. A diferença é que, quando um profissional acabou de chegar na equipe e ainda está em fase de experiência, esse acompanhamento deve ser muito mais presente e contínuo. Já um profissional que está há um bom tempo na empresa, precisa ser acompanhado, mas apenas em fatos ou situações relevantes para o alcance do resultado.

Assim, tanto para os profissionais que chegam quanto para os profissionais que já fazem parte do time, o acompanhamento, seguido de um bom feedback ajuda o time a perceber seus pontos fortes e o que precisa ser alterado para o alcance de resultados.

De quanto em quanto tempo deve-se acompanhar a equipe?

Em trabalhos novos, o acompanhamento é mais direto e cabe aos líderes maiores cuidados no acompanhamento.

Em trabalhos conhecidos, pode-se acompanhar com mais distância.

Vale lembrar sempre do que já se conhece sobre liderança situacional. Quanto mais nova for a situação, quanto mais imaturo profissional ou pessoalmente for o colaborador, mais próximo é o acompanhamento. Quanto mais conhecida for a situação e mais maduro pessoal e profissionalmente for o colaborador, mais distante o acompanhamento.

No entanto, de uma maneira geral, sempre que estivermos próximos dos colaboradores, é importante que a atenção esteja direcionada ao acompanhamento.

Dica Final

Acompanhar um colaborador é um ato de cuidado, sustentação de boas práticas e um trabalho de desenvolvimento humano. Sendo assim, o papel do líder ultrapassa uma simples observação, mas vai além, comprometendo-se com um processo de apoio, de orientação de caminhar junto.

É nessa consciência que o papel do líder se torna cada vez mais importante e desafiador para todos aqueles que querem fazer diferença e deixar um legado que realmente valha a pena.

Profa. Dra. Fátima Motta, Sócia-Diretora da FM Consultores. É uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.