Com um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, a inovação se tornou um caminho valioso para manter empresas vivas e ativas.

O surgimento de startups em diferentes segmentos transformou o cenário das organizações. No entanto, investir em ações transformadoras e disruptivas ainda é um grande desafio para muitos empreendedores.

Inovação corporativa não é uma tarefa simples e o caminho pode ser repleto de obstáculos. Por isso, é importante conhecer as dificuldades e entender a cultura da empresa. Foco e criatividade também são primordiais para atender às demandas em constante evolução.

Aprimorando dados

Pesquisa de mercado

Explorar segmentos e compreender tendências fazem parte da inovação dentro de um negócio. Porém, nada disso adianta se a companhia não suprir as dores dos clientes. Pesquisas on-line, por exemplo, podem mostrar o que os consumidores mais buscam atualmente. Mapear concorrentes também pode contribuir nesse processo.

Ao identificar as lacunas de um nicho específico e analisar falhas alheias, é possível criar soluções focadas em necessidades específicas.

O grande erro do empreendedor inexperiente é se apegar à solução, sem antes entender as dores do mercado. Portanto, o estudo das principais necessidades do mercado é extremamente importante para a criação de uma boa solução.

Planejamento estratégico

A gestão deve deixar claro quais são os objetivos e os propósitos em pauta para que colaboradores caminhem na mesma direção. É no planejamento estratégico que serão alinhadas as metas da companhia, além dos propósitos e das funções de cada profissional.

Antes de tudo, é importante entender o modelo de inovação para planejar as táticas.

Na construção do planejamento estratégico da empresa, devem ser considerados os pontos fortes e fracos da empresa, as oportunidades e desafios, podendo utilizar uma metodologia chamada de matriz SWOT, que ajuda a direcionar melhor a estratégia dentro de cada setor, já que os envolvidos passam a ter uma melhor visão dos desafios e o alcance de suas atividades.

Equipe engajada

Oferecer um espaço agradável e que estimule a criatividade funciona muito bem para a troca de ideias e experiências. Os líderes também precisam estar atentos à carga horária, já que colaboradores consumidos pelas atividades do dia a dia não possuem tempo para se dedicar a novas possibilidades.

Deve-se lembrar que a Síndrome de Burnout, além de diminuir a produtividade do colaborador, foi recentemente incluída na lista de doenças do trabalho, sendo de responsabilidade do empregador o tratamento do colaborador e a prevenção da condição no ambiente de trabalho.

A resistência diante de ideias inovadoras é outro obstáculo que precisa ser vencido. Lembre-se sempre de que o estímulo e o apoio à inovação devem ser constantes na equipe.

Gestão inovadora: dicas para impulsionar grandes negócios

Por Rafael Kenji Hamada, médico e CEO da FHE Ventures, uma Corporate Venture Builder cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras voltadas ou adaptadas para as áreas de saúde e educação. Rafael é Fundador da Academy Abroad; Associado Efetivo do Colégio Brasileiro de Executivos em Saúde; Professor do MBA de Gestão em Saúde 4.0 do BBI of Chicago; Mentor e palestrante sobre os temas inovação, empreendedorismo, health techs, telemedicina e gestão em saúde.

Ouça o episódio 148, “Personal branding: o que é e como gerenciar sua marca pessoal?” do RH Pra Você Cast. O que você pensa ao ouvir o termo “personal branding”? A verdade é que há muita coisa envolvida no processo de gerenciamento da marca pessoal. É necessário juntar estratégia, tática e ações, e tudo isso impacta na identidade, imagem e reputação de cada profissional. Mas como fazer isso? As empresas podem ajudar os profissionais nessa construção da marca pessoal? E qual o peso e relevância das redes sociais nesse posicionamento? Conversamos com Daniela Viek, especialista internacional em Personal Branding, sobre tudo isso. Acompanhe!

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