A atenção centrada no colaborador de uma empresa tem tudo para não ser apenas uma tendência momentânea. As empresas percebem cada vez mais a importância de entender as vivências dos seus funcionários como um diferencial competitivo, e também um movimento irreversível. Tanto que até mesmo as nomenclaturas se atualizam, para tornar as relações mais próximas e humanizadas.

A área de Recursos Humanos do grupo, por exemplo, ganhou um nome diferente: Gestão da Felicidade que Encanta (GFE). Consolidado há mais de 15 anos, adotando novas ações para fortalecer o engajamento e alinhamento com o principal cliente, que são os colaboradores e, para sustentar o título o setor implementa algumas ações efetivas, como, por exemplo: plano de cargos e carreiras, Academia Acal e avaliação de desempenho. O propósito e valores da empresa buscam complementar as ações do GFE.

RH-TopTalks2023

Uma pesquisa de mercado recente, nos reforçou um dos diferenciais competitivos da empresa: o relacionamento com o cliente. Então, ficou muito claro que só conseguiríamos manter esse resultado de encantamento junto aos consumidores se o nosso colaborador estivesse encantado com a marca Acal.

Outras nomenclaturas conhecidas no âmbito da Gestão de Pessoas foram rebatizadas: o processo de recrutamento e seleção de pessoal virou “Acolhendo Pessoas”; a fase de treinamento e desenvolvimento com avaliação do desempenho é chamada de “Desenvolvendo e Encantando Pessoas”; os projetos de qualidade de vida e endomarketing são “Encantamento”; e o plano de cargos, carreiras e salários é intitulado de “Aplicando e recompensando pessoas”.

Feedback gera resultados1

Dentro dessa perspectiva, os gestores da empresa se reuniram diversas vezes, até criar a “Mandala do Encantamento”, que norteia todas as estratégias do setor GFE. O ciclo é composto por:

  • Acolhimento (ter empatia, cuidar das pessoas);
  • Conhecimento (Descobrir, compartilhar informações sobre a empresa, linhas de produto, etc); e
  • Laços (agradecer, relacionar-se).

Nas sete lojas da Acal, em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, são mais de 500 colaboradores que diariamente têm a chance de crescer, por meio da cultura do feedback ou diálogo entre funcionário e gestores.

O foco nas pessoas é um grande diferencial, e todos ganham com isso. O colaborador tem a chance de conhecer de perto a política da empresa onde atua e trabalha para crescer dentro dela; e a empresa também cresce quando tem dentro dela pessoas apaixonadas pelo que fazem.

Gestão da Felicidade que Encanta

Por Daniela Cabral, CEO do Acal Grupo. Formada em Ciências Contábeis com especialização em Gestão de Pessoas e MBA em Gestão Empresarial. Possui cursos em Controladoria Financeira e Redução de Custo, Seminário de Auditoria trabalhista e Gestão de empresa Familiar.

 

Saiba mais sobre vida pessoal ouvindo o programa “Vida Pessoal e Profissional: há limites?” do PodCast do RHPraVocê. Nesse episódio, o CEO do Grupo TopRH, Daniel Consani, e a editora do RH Pra Você, Gabriela Ferigato, conversaram com Tiago Petreca, diretor fundador e curador chefe da Kuratore – consultoria de educação corporativa, Country Manager da getAbstract Brasil e autor do Livro “Do Mindset ao Mindflow”, sobre as principais descobertas da pesquisa. Acompanhe clicando no app abaixo:

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Capa: Deposithphotos