A atenção centrada no colaborador de uma empresa tem tudo para não ser apenas uma tendência momentânea. As empresas percebem cada vez mais a importância de entender as vivências dos seus funcionários como um diferencial competitivo, e também um movimento irreversível. Tanto que até mesmo as nomenclaturas se atualizam, para tornar as relações mais próximas e humanizadas.
A área de Recursos Humanos do grupo, por exemplo, ganhou um nome diferente: Gestão da Felicidade que Encanta (GFE). Consolidado há mais de 15 anos, adotando novas ações para fortalecer o engajamento e alinhamento com o principal cliente, que são os colaboradores e, para sustentar o título o setor implementa algumas ações efetivas, como, por exemplo: plano de cargos e carreiras, Academia Acal e avaliação de desempenho. O propósito e valores da empresa buscam complementar as ações do GFE.
Uma pesquisa de mercado recente, nos reforçou um dos diferenciais competitivos da empresa: o relacionamento com o cliente. Então, ficou muito claro que só conseguiríamos manter esse resultado de encantamento junto aos consumidores se o nosso colaborador estivesse encantado com a marca Acal.
Outras nomenclaturas conhecidas no âmbito da Gestão de Pessoas foram rebatizadas: o processo de recrutamento e seleção de pessoal virou “Acolhendo Pessoas”; a fase de treinamento e desenvolvimento com avaliação do desempenho é chamada de “Desenvolvendo e Encantando Pessoas”; os projetos de qualidade de vida e endomarketing são “Encantamento”; e o plano de cargos, carreiras e salários é intitulado de “Aplicando e recompensando pessoas”.
Dentro dessa perspectiva, os gestores da empresa se reuniram diversas vezes, até criar a “Mandala do Encantamento”, que norteia todas as estratégias do setor GFE. O ciclo é composto por:
- Acolhimento (ter empatia, cuidar das pessoas);
- Conhecimento (Descobrir, compartilhar informações sobre a empresa, linhas de produto, etc); e
- Laços (agradecer, relacionar-se).
Nas sete lojas da Acal, em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, são mais de 500 colaboradores que diariamente têm a chance de crescer, por meio da cultura do feedback ou diálogo entre funcionário e gestores.
O foco nas pessoas é um grande diferencial, e todos ganham com isso. O colaborador tem a chance de conhecer de perto a política da empresa onde atua e trabalha para crescer dentro dela; e a empresa também cresce quando tem dentro dela pessoas apaixonadas pelo que fazem.
Por Daniela Cabral, CEO do Acal Grupo. Formada em Ciências Contábeis com especialização em Gestão de Pessoas e MBA em Gestão Empresarial. Possui cursos em Controladoria Financeira e Redução de Custo, Seminário de Auditoria trabalhista e Gestão de empresa Familiar.
Saiba mais sobre vida pessoal ouvindo o programa “Vida Pessoal e Profissional: há limites?” do PodCast do RHPraVocê. Nesse episódio, o CEO do Grupo TopRH, Daniel Consani, e a editora do RH Pra Você, Gabriela Ferigato, conversaram com Tiago Petreca, diretor fundador e curador chefe da Kuratore – consultoria de educação corporativa, Country Manager da getAbstract Brasil e autor do Livro “Do Mindset ao Mindflow”, sobre as principais descobertas da pesquisa. Acompanhe clicando no app abaixo:
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Capa: Deposithphotos