Já imaginou no passado, quando ia ao banco tirar dinheiro e esta ação exigia que uma pessoa contasse nota por nota e lhe desse aquela quantidade em suas mãos em espécie. E um mercado ou armazém que mantinha seu estoque anotado em algumas folhas ou em planilhas que, muitas vezes, não eram atualizadas com o que entrava e saía.

Estes exemplos só mostram como tínhamos funções mecânicas, cansativas, estressantes e que eram muito vulneráveis a qualquer tipo de erro humano. Ainda bem que esse cenário ficou no passado. Ou pelo menos deveria, já que, hoje, para controlar vários processos, a tecnologia é uma verdadeira “mão na roda”.

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Afinal, empresas que ainda controlam tudo, praticamente, na unha estão com os dias contados. Atualmente, só conseguem competir no mercado aquelas companhias que entenderam que é preciso investir em tecnologia e, principalmente, em automação.

As empresas que se automatizam têm, certamente, produtos e serviços bem melhores, já que contam com uma abordagem mais proativa e encontram equilíbrio entre o que os robôs podem fazer, deixando as pessoas concentradas em outras funções importantes.

De acordo com uma pesquisa intitulada “Agenda 2022” da Deloitte, com cerca de 500 empresas cujas receitas somadas equivalem a 35% do PIB do Brasil, constatou-se que 96% delas têm a pretensão de investir seus faturamentos em transformação tecnológica.

Isso facilitaria tanto para a empresa como também usaria o potencial dos colaboradores em atividades mais estratégicas e na tomada de decisão. Segundo uma pesquisa da AX4B, 84% dos profissionais consideram que perdem tempo com atividades repetitivas e manuais no trabalho.

Esse percentual revela o quanto ainda há profissionais que fazem tarefas que poderiam ser facilmente atribuições de um robô. É claro que para automatizar é necessário planejamento, investimento e preparação, mas este caminho não é mais uma tendência, e sim uma urgência.

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Inclusive, há inúmeras vantagens em automatizar alguns processos empresarias. Além de haver mais qualidade, agilidade e uma redução considerável de falhas humanas, um relatório da Capgemini aponta que 20% das empresas com melhor desempenho em sua pesquisa sobre automação estão obtendo “consideravelmente mais” retornos de negócios.

O levantamento mostra que 75% tiveram aumento de receita, 76% conseguiram mais lucratividade geral, 86% obtiveram melhoria da experiência do cliente e 84% se sentem mais ágeis.

Pode até parecer clichê, mas automatizar os processos da empresa é uma questão de sobrevivência. Em breve, não haverá mais espaço no mercado para as companhias que não considerarem a automação como algo essencial.

Automação nos processos empresariais

Por Renan Salinas é CEO e fundador da Yank Solutions.

 

 

 

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