Tecnologia a favor do RH: A gamificação torna-se ferramenta estratégica na gestão de pessoas
O uso da gamificação no setor de RH deixou de ser uma tendência para se tornar uma ferramenta estratégica dentro das empresas. Mas, se engana quem pensa que essa solução pode ser utilizada apenas nos processos de recrutamento e seleção.
Nós da Recovery apostamos nesse meio para anunciar méritos e promoções de nossos colaboradores durante a pandemia e tivemos ganhos significativos no engajamento.
A ideia nasceu para trazer mais interação no processo, já que a organização está atuando, por enquanto, de forma 100% remota. Nossa intenção foi reinventar a forma de comunicar as movimentações, para ter mais proximidade com o time e fazer com que aquele momento fosse marcante para o colaborador. Afinal, é um marco importante tanto na trajetória dele na empresa, quanto pessoal.
Para a comunicação, nos inspiramos em um dos jogos mais conhecidos do mundo, um clássico dos anos 80, o Super Mario Bros. O objetivo era fazer com que os colaboradores tivessem uma experiência nostálgica.
O jogo contava com questões sobre os valores, atuação e propósito da companhia e, em uma das fases, o colaborador contava um momento marcante que teve na empresa. Após a evolução dessas fases, ele recebia um QR Code para a leitura com todas as informações sobre o seu mérito ou promoção.
Uma das nossas colaboradoras, a Mônica Rebecchi, do time de Compras, conta que quando ligaram para ela participar do game, ela achou que ia ganhar uma camiseta. Ela ficou muito surpresa quando descobriu que o prêmio era muito melhor. Ela amou a dinâmica e, ainda mais, ser promovida.
A estratégia de trazer novas tecnologias e metodologias para a operação tem nos ajudado a inovar, otimizar processos e engajar todo o time. Desde janeiro de 2021, começamos a implementar um novo modelo de trabalho com squads multidisciplinares com os RecLovers, como gostamos de chamar nosso time.
Trabalhando de forma 100% remota, criamos um processo de contratação que é feito inteiramente digital e temos apostado em ações que nos ajudam a identificar o fit entre o candidato e a Recovery. Além disso, adaptamos a comunicação para agregar mais conteúdos em vídeos e nas redes sociais corporativas.
Temos apostado em dinâmicas técnicas e comportamentais no processo seletivo de áreas como Analytics e Tecnologia, trazendo problemas reais para serem solucionados.
Já para posições de estágio e aprendizes, usamos desafios envolvendo casos comportamentais para medir a comunicação, posicionamento e iniciativa – valores importantes para um match cultural com a empresa.
Hoje, a Recovery tem cerca de 300 colaboradores, morando em diferentes partes do mundo, e mais de 20 vagas abertas, principalmente nas áreas de tecnologia e analytics. Após a reabertura do nosso escritório, na Av. Paulista, em São Paulo, adotaremos o modelo flexível (presencial e/ou remoto) e utilizaremos um aplicativo para que os colaboradores possam fazer o agendamento de visita ao escritório.
A ideia é ter um espaço para que os colaboradores possam ir quando quiserem ou acharem necessário, sem obrigatoriedade do presencial e/ou remoto, e que sirva de ponto de encontro para ocasiões especiais.
Queremos engajar nosso time e criar um ambiente propício para um crescimento horizontal e conjunto.
Por Márcia Salgado, diretora de pessoas do Grupo Recovery.
Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?
Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:
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