O que é necessário para ser um bom líder? O questionamento pode ser facilmente respondido por quem não apenas coleciona experiências na função, como também por aqueles que se preocupam em desenvolver todas as principais habilidades que espera-se que um líder eficiente tenha nos dias atuais.

Todavia, poucas dúvidas podem ser tão incômodas para os líderes de primeira viagem. Enquanto alguns até têm o talento nato para assumir tal posição, outros precisam de mais tempo para entender melhor sua nova responsabilidade – principalmente quando torna-se líder sem ao menos desejar ou estar minimamente pronto para tal passo.

Como, então, alcançar o sucesso na primeira experiência liderando pessoas? Separamos algumas dicas para ajudar a nova geração de líderes do RH. Confira:

1 – Trabalhe a sua inteligência emocional

Com a missão de elevar a produtividade do time para que, assim, melhores resultados sejam alcançados, é fundamental que o líder esteja emocionalmente preparado para lidar com adversidades, cenários de maior pressão e desafios que antes não faziam parte de sua realidade.

Segundo Mariana Dias, CEO da Gupy, a inteligência emocional é, também, uma habilidade que facilita o progresso de desenvolvimento de outras skills.

“É indispensável que a liderança tenha uma boa inteligência emocional para conseguir ser um verdadeiro ponto de apoio para o seu time, além de manter o controle das situações e de suas próprias tomadas de decisão, garantindo melhores resultados. Também é importante que saiba gerenciar a si mesma para garantir maior estabilidade emocional durante momentos desafiadores, bem como reconhecer e analisar as emoções de outros membros de seu time. Por isso, é importante focar em desenvolver empatia, autoconhecimento, automotivação, habilidades sociais e autorregulação emocional”, salienta.

2 – Desenvolva pensamento analítico e criativo

Para resolver problemas, sejam eles simples ou complexos, ou para evitá-los, o líder deve estar sempre um passo à frente. Uma vez que é sua a responsabilidade de buscar soluções, a capacidade de ter criatividade e originalidade para lidar com diferentes situações é um diferencial de destaque.

Quando ao pensamento analítico, Rodrigo Godoy, Head de Negócios do Uol EdTech, elucida que “por meio de um raciocínio analítico, é possível identificar falhas e reduzir os possíveis problemas que poderiam ser causados, evitando possíveis crises e demais obstáculos. Aliás, tão importante quanto o líder desenvolver tais habilidades, é ele, ao lado do RH, buscar soluções para também potencializar essas skills no time de trabalho.

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3 – Conheça o seu time

Por mais que um líder, a depender de como foi a sua promoção, já tenha um relacionamento criado com os colegas da área, é natural que a liderança traga desafios diferentes nesse sentido. O líder não deve ter favoritismos e precisa estar igualmente disposto a ouvir e apoiar cada membro de sua equipe.

Conhecê-los, além de fortalecer relações, é também um caminho para individualizar os feedbacks, uma vez que para cada pessoa pode ser necessária uma abordagem diferente. Inclusive, tão importante quanto saber dar feedbacks é, também, saber como recebê-los.

“Um time no ambiente profissional, vai além de apenas uma equipe. Um time trabalha em conjunto para atingir um objetivo em comum. E aqui, essa metáfora se aproxima muito de times de esportes: todos precisam de uma pessoa capitã, ou melhor, uma liderança. Não é possível liderar um grupo de pessoas sem conhecê-las, seja no esporte ou em uma empresa. Para isso, a melhor ferramenta é o diálogo e, mais precisamente, a escuta ativa. O convívio, seja no dia a dia do escritório ou remotamente, é essencial para que essa relação se fortaleça. Para isso, é necessário criar o hábito de escutar mais e fazer perguntas”, orienta Mariana.

Cultura de Feedback

4 – Incentive o aprendizado

Um bom líder é aquele que prepara a sua equipe para que delegar tarefas seja uma tarefa rotineira e não um hábito que cause incômodo ou preocupação. Portanto, ao mesmo tempo que o líder tem a responsabilidade de desenvolver as suas habilidades, ele também deve trabalhar para que seu time evolua.

“O desenvolvimento de um colaborador traz consequências positivas para toda a equipe. E para que a empresa seja coerente com o mundo atual, é fundamental que todos estejam dispostos a aprender, inclusive o líder, que deve também adotar uma postura de aprendiz. Assim, ele mostra na prática os benefícios que a atualização de conhecimentos é capaz de trazer. Lembre-se que o aprendizado constante é um forte estímulo aos indivíduos. E a empresa mostra que acredita em seus colaboradores quando incentiva o desenvolvimento de cada um”, destaca Deise Carvalho, gerente de marketing da GA.MA Italy no Brasil.

5 – Nem tudo são certezas

Aliás, o que não faltarão são as incertezas no dia a dia. O líder nunca deve se acomodar. A pandemia da Covid-19 é um exemplo que, embora não tenda a ser algo frequente para o futuro, mexeu com as lideranças, expondo aquelas que estavam preparadas para agir rapidamente e as que se perderam nas ações.

“Se você já estava no mercado de trabalho durante a pandemia do coronavírus, sabe muito bem que o mundo corporativo é bastante incerto. Justamente porque existem mudanças, crises, a necessidade inesperada de algum investimento, o próprio comportamento do mercado, entre outras incertezas — e saber lidar com elas é essencial para líderes de qualquer área da empresa, mas principalmente para o RH”, finaliza a CEO da Gupy.

Por Bruno Piai