No dia 21/04, comemora-se o dia mundial da inovação e criatividade, a data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade e inovação em todos os aspectos do desenvolvimento humano e foi designada pela ONU.
Para quem não sabe essas datas internacionais são anterior ao estabelecimento das Nações Unidas, mas a ONU os adotou como uma poderosa ferramenta de defesa e tem a função de educar o público sobre questões de interesse, mobilizar vontade política e recursos para enfrentar problemas globais e celebrar e reforçar conquistas da humanidade, ou seja, chamar a atenção do público sobre esses temas.
Criatividade e inovação não poderiam deixar de ter uma data para falarmos sobre essas questões que são tão importantes para o desenvolvimento humano. Criatividade é um conceito bem amplo, não restrito somente à questão artística, indo muito além, passando por resoluções de problemas no contexto do desenvolvimento econômico, social e sustentável.
O mundo se desenvolveu tão rapidamente e, junto com seu desenvolvimento, surgiram problemas complexos que precisam ser pensados e resolvidos, não há desenvolvimento sem a inclusão de todas as pessoas e, para que possamos pensar nesta inclusão, no uso sustentável do planeta é necessária muita criatividade e inovação.
Aproveitamos este momento para nos tornarmos mais criativos e mais inovadores. Vamos ampliar nossa caixinha e colocar dentro delas mais informações e conteúdo.
Vamos fazer um exercício, aproveite para conectar com grupos diferentes dos seus. Leia livros que tragam novas perspectivas. Ouça opiniões diferentes. Experimente aplicar ideias diferentes para soluções de problemas. Dê voz ao diverso. Vá em eventos diferentes.
Finalizando, é importante lembrar que inovação não diz respeito apenas a tecnologia. Vejamos o que disse Astrid Callegaro , Oficial de Programa Associada do ACNUR, em seu artigo publicado aqui.
“A inovação é uma perspectiva e um processo centrados no ser humano. Esse processo requer experimentação e interação, uma equipe diversificada e um desejo de aprender enquanto falha. Soluções inovadoras podem resultar em novas tecnologias, mas inovação não é sinônimo de tecnologia. A inovação pode ser intangível, ao contrário da tecnologia, que é tangível. Você pode até aplicar o processo de inovação em sua vida cotidiana. A tecnologia pode ser usada para implementar inovação, mas a tecnologia em si não produz inovação. De fato, pode ser um meio útil e poderoso para nos permitir testar e iterar em um ritmo mais rápido e eficiente, mas não é o resultado final da inovação. Dependendo do problema, a inovação não precisa necessariamente ser complicada ou exigir uma tecnologia super avançada que talvez nem possa ser utilizada pelo nosso público. Pode levar a soluções simples que não foram pensadas antes.”
Elizabete Leite Scheibmayr, palestrante e co-fundadora da Uzoma Diversidade, Educação e Cultura. É uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.