Ah, a tão esperada sexta-feira chegou. E sabe o que é melhor de tudo? Que provavelmente o trânsito de hoje não estará em nada parecido com o de ontem. A razão para as quintas-feiras assumirem o protagonismo dos congestionamentos é bem simples: o modelo híbrido. Mas se você quiser mesmo fugir da correria por aqui, vou te dar uma dica preciosa: vá para Dubai. Mas não estou falando de férias e sim do novo point dos nômades digitais.

No embalo do calor que toma conta dos dias de inverno de agosto, vamos para o GiroRH de hoje:

Dia do Estagiário

Uma pesquisa exclusiva realizada pelo Vagas For Business, ATS da Vagas, mesma empresa do portal de carreiras Vagas.com, demonstra a força dos estagiários no mercado de trabalho nacional.

Nos últimos dois anos e meio, foram registrados na plataforma 22.666 anúncios de vagas em programas de estágios para cerca de 48.831 posições, destacando o crescente interesse das empresas em atrair jovens talentos. Para esclarecer, uma empresa pode abrir um anúncio de vagas com mais de uma posição. Assim, embora tenham ofertado pouco mais de 22 mil anúncios no período analisado, a quantidade total de vagas foi de pouco mais de 48 mil.

Freelancers desejados

A plataforma Freelancer.com divulgou um relatório com as áreas que mais cresceram na busca por profissionais freelancers. Os dados foram obtidos após a análise de 280 mil vagas publicadas pelo mundo (o que inclui o Brasil), entre abril e junho deste ano, em comparação com trimestre anterior. As oportunidades mais destacadas são:

  • 58% – Escrita criativa;
  • 52% – Design de interface do usuário;
  • 41% – Marketing para Twitter;
  • 40% – Fotografia;
  • 38% – Redator.

Igualdade salarial

Está em vigor, desde o dia 4 de julho deste ano, a Lei 14.611/2023, que garante a igualdade de salário e de critérios de remuneração entre homens e mulheres. Além de estabelecer salários iguais para a mesma função, a nova legislação visa aumentar a fiscalização contra a discriminação e facilitar os processos legais. Empresas com 100 ou mais empregadas deverão divulgar, semestralmente, relatórios de transparência salarial, garantindo o anonimato de dados pessoais.

O que a lei traz de diferente das demais que já existem e tratam do assunto? Qual será o impacto para as empresas e como elas podem se preparar? No episódio da semana do RH Pra Você Cast, conversamos com Juliana de Alencar (@julianadealencar), CEO da empresa de inovação e cultura Weird Garage (@somoswg), e Marcelo Samogin, sócio da Remunerar (@remuneraroficial). Acompanhe!

Irritação em excesso

Quem nunca se sentiu sobrecarregado com o acúmulo de tarefas no dia a dia corporativo? O sentimento de sobrecarga acende alerta para um possível esgotamento emocional e físico das pessoas diante de tantas responsabilidades no trabalho. Rotinas intensas e acúmulo de funções são alguns dos motivos que podem levar funcionários à Síndrome de Burnout sem mesmo se darem conta, uma vez que se encontram profundamente imersos num cotidiano pouco saudável. 

Nesse contexto, o estudo “FEEx – FIA Employee Experience”, da FIA Business School, realizado com 188 mil pessoas de 419 empresas brasileiras, mostra que três em cada dez profissionais sofrem com estresse excessivo no ambiente corporativo. Mulheres apresentam 12% a mais dessas cargas mentais do que homens, e 73% mais casos de Burnout.

Novo destino para os nômades digitais

A liderança de Lisboa, capital portuguesa, como destino mais visado pelos nômades digitais está com os dias contados. É o que diz um relatório feito pela corretora Savills. Com o crescimento das fintechs e instituições financeiras consolidadas em Dubai, a cidade se tornou o melhor destino para nômades digitais. Confira os oito destinos mais bem elencados:

  1. Dubai (EAU)
  2. Málaga (Espanha)
  3. Miami (EUA)
  4. Abu Dhabi (EAU)
  5. Lisboa (POR)
  6. Barbados
  7. Barcelona (ESP)
  8. Palma (ESP)

O ESG tem sua influência…

Entender melhor como aplicar com sucesso a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança, em português) nas empresas vem sendo um diferencial para executivos se destacarem no mercado. E mais do que isso, se tornou um fator determinante para sua remuneração.

Estudo divulgado pela consultoria de governança Morrow Sodali revela que oito em cada dez dos maiores bancos do mundo têm o ESG como um critério para definir salário, bônus e outros valores recebidos por seus executivos.

… Porém ainda é desconhecido

Por mais que o ESG seja um assunto tão discutido no mercado atual, a agenda ainda passa distante da realidade de muitas organizações, principalmente as de menor porte.

A pesquisa “O Engajamento dos Pequenos Negócios Brasileiros nas Práticas ESG”, feita pelo Sebrae, identificou que o tema é desconhecido por 81% dos gestores de micro e pequenas empresas.

Rastreamento severo

A Amazon não está para brincadeira para identificar quem está descumprindo a política de trabalho híbrido da companhia. Nos EUA, a gigante do varejo está usando os cartões de identificação dos colaboradores para monitorar a presença dos funcionários e punir aqueles que descumprem a exigência de comparecer três dias por semana aos escritórios.

De acordo com veículos locais, a preocupação da Amazon é motivada por um movimento de grandes empresas que, cada vez menos, desejam fazer do home office parte de sua rotina de trabalho. O Zoom, por exemplo, definiu nesta semana que colaboradores que moram a até 80 km de um de seus escritórios devem trabalhar presencialmente duas vezes por semana.

#Sextou descongestionado

Você que mora em São Paulo chegou a notar, por acaso, que o trânsito às quintas é um dos piores da semana? Pois bem, o culpado disso tem nome e sobrenome: trabalho híbrido.

De acordo com um levantamento realizado pela Deskbee, plataforma de gestão de escritórios, 65% das reservas de mesas e salas de reunião são realizadas às quartas e quintas-feiras. O impacto disso é que, segundo a CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego), pela primeira vez as quintas têm registrado média de congestionamento superior a das sextas.

Valores são fundamentais

A página Sua Vaga, do LinkedIn Notícias, realizou uma enquete para entender quais são os principais aspectos considerados pelos candidatos antes de aceitar uma oportunidade de trabalho.

O salário, que sempre foi um fator de muito peso nessa tomada de decisão, aparece em segundo lugar na lista (28%). A liderança ficou com os valores, citados por 43% dos respondentes. O top 3 da enquete, que contou com 7,6 mil participantes, conta ainda com a reputação da empresa (15%).

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Por Redação