Quando Gustavo Pereira dos Santos começou a trabalhar em uma loja do Assaí Atacadista em Presidente Prudente, no interior paulista, em 2012, ele não imaginava o quão bem-sucedida seria a sua trajetória dentro da rede atacadista.

“Comecei a trabalhar no varejo com 16 anos como empacotador. Um conhecido, que tinha trabalhado comigo em outra empresa do setor, me contou que estava atuando como operador de empilhadeira no Assaí e destacou as oportunidades que a empresa oferecia e seu potencial de crescimento. Na época, o processo seletivo ainda era presencial, entreguei o meu currículo em uma das unidades. Felizmente, fui aprovado. Em menos de um ano passei de repositor para operador de loja pleno, chefe de seção e depois a subgerente ao participar do Programa Trainee de Operações da empresa”, lembra.

Cerca de onze anos depois, Santos foi convidado a assumir o cargo de Gerente Regional de Operações em Minas Gerais. À época, tratava-se de uma regional nova, criada pelo Assaí em 2017 para comportar a forte expansão da empresa e inauguração da primeira unidade no Estado, em Uberlândia. O convite foi aceito prontamente.

A história de Gustavo não é um caso isolado. Sua trajetória é uma entre as muitas cultivadas pelo Assaí ao longo do crescimento da companhia e coincide com a fundação da plataforma interna de educação corporativa Universidade Assaí, iniciada em 2013, e que neste ano completa uma década de existência.

Quando o colaborador entrou na empresa, o Assaí contava com 40 unidades em funcionamento. Hoje, são mais de 270 lojas em todas as regiões do Brasil. Com o compromisso de tornar a educação uma jornada permanente e acessível a todos(as), a Universidade Assaí (UA) promove uma série de ações exclusivas com foco na formação continuada do seu time. E os resultados são expressivos. Ao longo desses 10 anos, a quantidade de colaboradores(as) formados(as) saltou cerca de 500%. Já a taxa de turnover, um desafio histórico para o segmento do varejo, reduziu em cerca de 50%.

RH TopTalks cobertura

Segundo Sandra Vicari, Diretora Executiva de Gestão de Gente e Sustentabilidade do Assaí, desde o seu lançamento, a UA tem contribuído para fortalecer o sentimento de pertencimento de todos os integrantes da Companhia, além de preparar a equipe para os desafios do dia a dia e para uma jornada de crescimento contínuo.

“Sabemos que em nossa sociedade ainda enfrentamos muitos desafios e déficits educacionais e, com a criação da Universidade Assaí, buscamos fazer a diferença na capacitação da nossa gente e formar talentos dentro da nossa própria casa”. E tal iniciativa tem repercutido em bons resultados. “A educação corporativa, somada a outras ações e esforços, têm contribuído para a redução da nossa taxa de turnover ano a ano, além de aumentar o engajamento do nosso time. Costumo dizer que, no Assaí, o crescimento do nosso negócio representa o crescimento da nossa gente. Em 2022, mais de 6 mil colaboradores(as) foram promovidos(as) internamente e, no ano anterior, esse número chegou a 9 mil profissionais, refletindo a assertividade e os resultados da UA no crescimento do time e do negócio”, complementa a executiva.

Veja mais: Não há inovação sem investimento em educação corporativa

Como funciona a trilha de aprendizado? 

A UA foi desenvolvida para estar em linha com a estratégia do negócio do Atacadista e, principalmente, para preparar todo o seu time para sua forte expansão por todo o país. Apenas em 2012, um ano antes de sua criação, por exemplo, apenas 10% da equipe de funcionários(as) do Assaí tinha entre um e cinco anos de empresa, o que indicava um índice relativamente baixo de retenção.  

“Um dos principais desafios era estruturarmos um formato de aprendizado que atendesse as necessidades e diferentes perfis de todo o nosso público interno, que possui formações acadêmicas e desafios profissionais distintos”, explica.

Pensando neste cenário, a UA foi estruturada contendo cinco escolas de formação – Atacado, Liderança, Operações, Comercial e Desenvolvimento Técnico e Comportamental -, além de mais de 50 programas de formação e 3.600 cursos e treinamentos personalizados de acordo com a área de atuação, trajetória de carreira e necessidades de desenvolvimento de cada colaborador(a), atendendo desde a base até a diretoria. Ela conta ainda com uma estrutura física de salas de aula e polos de treinamento em todo o Brasil, sendo que cada nova loja já nasce com uma sala de treinamento equipada, além de plataformas online com o objetivo de disponibilizar o conteúdo onde o(a) nosso(a) colaborador(a) estiver”, complementa a executiva.   

Dentre as diversas iniciativas promovidas pela UA destaca-se o Programa de Lideranças, destinado à formação de todos os níveis de gestão. “Em nossa operação de loja, todos os pipelines de liderança têm um programa estruturado para cada função, garantindo esse desenvolvimento para os(as) nossos(as) líderes. Por exemplo, o Programa Trainee de Operações, que tem como objetivo preparar aqueles(as) que serão os(as) futuros(as) subgerentes das unidades teve, ao longo das últimas 13 edições, mais de 600 pessoas promovidos(as) a subgerente de loja. Participantes, estes, que continuam crescendo conosco. Hoje contamos com 80 gerentes de loja e dois gerentes de operação regional oriundos do projeto”, afirma Sandra. É justamente o caso de Gustavo Pereira dos Santos.

Veja mais: Educação corporativa: estratégia para impulsionar

Levando o conhecimento onde o(a) aluno(a) está   

Para garantir o seu melhor aproveitamento, anualmente, a Universidade Assaí é revisada com o objetivo de ser continuamente aprimorada quanto aos desafios do negócio. Isso para que esteja acessível a cada perfil dos seus(uas) mais de 70 mil colaboradores(as) e em linha com o cenário no qual a sociedade está inserida. Para isso, a equipe é formada e trabalha com a metodologia 6Ds – Determinar, Desenhar, Direcionar, Definir, Dar Apoio e Documentar.

O objetivo é suprir toda a necessidade do negócio e ser viabilizada onde o aluno está, seja na loja, escritório ou centro de distribuição, além de definir o canal mais assertivo e o acompanhamento dos principais indicadores na transferência de aprendizagem, assim como a efetividade da ação.   

“O Assaí tem o cuidado de entender que cada colaborador(a) tem sua forma de aprender e partem de pontos de partida diferentes, por isso, a metodologia apoia na definição do melhor canal, o mais assertivo, com diferentes formas para que todos(as) possam se sentir sempre integrados(as) e motivados(as) no treinamento. Além disso, costumamos acompanhar as mudanças de mercado e desafios enfrentados em nosso cotidiano, como foi o caso da Covid-19”, explica Sandra.

Até o início da pandemia, os treinamentos eram realizados no formato híbrido – contando com momentos presenciais em sua maioria e outros digitais. Mas a chegada do novo cenário trouxe um grande desafio e exigiu mudanças rápidas em meio, inclusive, a forte expansão do Atacadista. “Em 2020, tivemos que rapidamente iniciar a migração dos nossos treinamentos para o ambiente 100% online de forma a continuarmos engajando e capacitando a nossa gente, que continuou atendendo a população brasileira por sermos um serviço essencial, assim como acolher e capacitar os(as) recém-chegados(as) ao Assaí”, pontua.  

Ainda em 2020, lançamos o ZapUA, um canal que conta com uma Multiplicadora de Aprendizagem Inteligente da Universidade Assaí, a Maia. Ela é um robô humanizado que conversa sondando interesses e níveis de conhecimento para entregar diferentes caminhos e feedbacks ao(a) aprendiz. Maia combina pílulas de conteúdo, inteligência artificial, plataformas de conversa (WhatsApp) e árvores de decisão para apoiar programas de aprendizagem. Tudo de forma ágil e simples.  

Para manter todo o time preparado e pensando naqueles(as) que não tem afinidade com a tecnologia, foi estruturado, em 2022, uma capacitação de letramento digital – que inclui o nível básico, intermediário e avançado – para apoiar os(as) colaboradores(as) a aprenderem e descobrirem novas ferramentas digitais. “No Assaí, queremos que todos(as) os(as) colaboradores(as) cresçam ao nosso lado. O desenvolvimento do nosso negócio está alinhado diretamente ao crescimento das nossas pessoas”, finaliza Sandra.

Capa: Assaí Atacadista

Por Redação