Área de treinamentos sofrerá revolução após ChatGPT: um recente estudo desenvolvido pela universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriu que próximo a 80% da mão-de-obra daquele país poderá ter, pelo menos, 10% das suas tarefas afetadas por sistemas de GPT. A mesma pesquisa foi além e identificou que cerca de 19% dos trabalhadores serão afetados em pelo menos 50% do seu trabalho, em razão da nova IA.

O tamanho deste impacto ainda vem sendo analisado pelas principais companhias em todo o mundo, mas é certo que a cada evolução do ChatGPT, que atualmente está na quarta atualização, as inovações somadas tendem a impactar diversos mercados.

Pesquisa Infojobs

Uma das áreas mais atingidas será a área de treinamento. Isso porque, com a revolução nas profissões, será necessário cada vez mais preparar os profissionais para as grandes modificações dentro da nova estrutura gerada para o mercado de trabalho.

Veja mais: A importância do lifelong learning nos negócios

Profissões futuras como desenvolvedor, gerente, técnico, consultor e analista de ChatBot, Especialista em Inteligência Artificial, Engenheiro de Dados, Designer de experiência do usuário de Chatbot (UX Designer) etc., precisarão de treinamentos focados para a formação de uma cadeia moderna de mão-de-obra especializada.

Com a Inteligência Artificial, em pouco tempo, todo o mercado precisará se adaptar às novas demandas tecnológicas, uma vez que treinamentos profissionais do futuro exigirão quase que totalmente conhecimentos específicos.

Inteligencia artificial

Os processos de formação para uso dessa tecnologia serão um fator preponderante para atender as novas demandas de estruturação da indústria, do comércio e de toda a cadeia produtiva, ou seja, de todo a esfera profissional de uma forma geral.

São várias frentes possibilitadas pela ferramenta, não só para o suporte ao usuário, mas também, por exemplo, para quem cria conteúdo, ou seja, a criação vai ser feita através do próprio Chat.

A IA já é capaz de criar roteiros de vídeos, separar conteúdos, criar imagens e tudo o que é necessário para a execução dessa função. Enfim, um mundo de oportunidade para os profissionais mais preparados.

Área de treinamentos sofrerá revolução após ChatGPT

Por Álvaro Manzione, sócio fundador da Beedoo, maior plataforma da América Latina para comunicação, capacitação, e engajamento de equipes de atendimento, de campo e da indústria.

 

 

Ouça o RH Pra Você Cast, episódio 139: “G4 Educação encontra na Inteligência Artificial o equilíbrio para melhorar a jornada das pessoas“. Novas tecnologias, por melhores que sejam, costumam trazer consigo uma certa resistência. A moda da vez, o ‘empolgante e polêmico’ ChatGPT, se encaixa perfeitamente nesse cenário. Para alguns, a Inteligência Artificial é revolucionária e extremamente eficaz para o desenvolvimento de projetos pessoais e profissionais. Para outro grupo, a nova moda chega para ‘acomodar’ as pessoas, tornando-as intelectualmente dependentes e podendo substituí-las no mercado de trabalho.

Opiniões à parte, é fato que a Inteligência Artificial e a tecnologia como um todo chegaram para facilitar o dia a dia até mesmo do mais humanizado os setores empresariais: o RH. Para quem tem a mente aberta de aproveitar todo o seu potencial, a transformação é notável. Exemplo disso ocorre na G4 Educação. Todas as vantagens e benefícios identificados pela empresa quem revela é uma das maiores entusiastas da IA no RH, Marcela Zaidem. A Diretora de Pessoas dá as melhores dicas para quem quer dominar o equilíbrio entre pessoas e digital. Confira o RH Pra Você Cast clicando diretamente no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos