Quem aí se sentiria confortável para, numa questão judicial, ter um robô como defensor? Pelo visto, não há limites para a Inteligência Artificial. O aparente sucesso do justiceiro digital, no entanto, não parece ter agradado tanto e agora o próprio terá que se defender na Justiça. Mas bom, robôs a parte, quem aí topa um hambúrguer? Não sei vocês, mas eu aceito um para já – desde que ele não venha de uma certa unidade do McDonald’s.
Como diria Roberto Leal, “roda, roda, vira” – ou melhor, “gira” – e partiu GiroRH de hoje:
Aprenda a ser feliz
Recém-eleita pela sexta vez consecutiva como a nação mais feliz do mundo, pelo ranking de felicidade World Happiness Report, a Finlândia resolveu aproveitar o hexa para lançar um “curso de felicidade”, cujo objetivo é ensinar os estrangeiros a serem tão felizes quanto a sua população.
O “Masterclass of Happiness” está marcado para junho deste ano e acontecerá em um resort do país – assim até eu ficaria feliz. Dez escolhidos pela Business Finland poderão participar gratuitamente, recebendo passagem, hospedagem e quatro dias de aula.
Complexidades do currículo
Aparentemente, vender o próprio peixe durante um processo seletivo está longe de ser uma tarefa fácil para os brasileiros. A conclusão é de um estudo do Onlinecurriculo, plataforma que, recentemente, investigou as principais dúvidas sobre o preenchimento do próprio currículo em todo o país.
Para se ter uma ideia, dos 600 entrevistados com mais de 16 anos, 77% disseram que têm ou já tiveram dúvidas sobre como preencher o documento, enquanto 75% afirmaram ter dúvidas sobre como revelar sua pretensão salarial às empresas. Para 52,3%, a grande dificuldade é descrever as próprias habilidades profissionais.
Culpa do home office
O atual movimento de demissões em massa realizado em grandes empresas de tecnologia tem, para Thomas Siebel, CEO da C3.ai, empresa de inteligência artificial, um responsável em potencial: o trabalho remoto.
De acordo com o executivo, a contratação de pessoas para trabalhar a distância foi uma “loucura” por parte do mercado e por isso há tantas demissões, já que segundo ele, “[os profissionais] não estavam fazendo nada trabalhando em casa”. E aí, você concorda com a afirmação?
Desafios para os líderes
Quase 35% das lideranças não se sentem seguras para conduzir, desenvolver e engajar seus times, segundo uma pesquisa feita pela escola corporativa Sputnik. Além da insegurança, os participantes também afirmam que estão tentando se desenvolver melhor como liderança (18,9%).
Qual o papel das empresas nesse desenvolvimento? Como oferecer as ferramentas necessárias para que esses profissionais tenham segurança ao exercer, da melhor forma, seus papéis? No episódio da semana do RH Pra Você Cast, conversamos com Genis Fidelis, Gerente Executivo da Michael Page, sobre as principais inseguranças dos líderes hoje; quais as habilidades necessárias (e as mais desafiadoras) e qual o caminho para liderar em cenários de crise. Acompanhe pelo player acima ou em seu streaming de preferência.
Evento internacional
A 5ª edição do G.A.T.E. – Global Access Through Education, maior evento de educação internacional do Brasil, idealizado pelo STB e realizado em parceria com o JK Iguatemi, traz 12 palestras com temáticas que abordam desde os melhores caminhos para conquistar uma faculdade fora do Brasil; programas nas férias escolares com foco nas carreiras do futuro; high school; estudo e trabalho no Canadá; intercâmbio na Austrália; principais tendências de programas para alunos com mais de 30 anos; intercâmbio para artes e design e muito mais.
A Abertura terá master class com Timo Gorner, VP do Disney Institute, sobre Liderança que inspira – a visão Disney de excelência. O executivo vem ao Brasil pela primeira vez. Para outras informações e inscrição, acesse http://www.eventogate.com.br/.
Férias coletivas
Em decorrência da instabilidade no fornecimento de componentes e a fim de evitar acúmulo de estoque, diversas montadoras com fábricas no Brasil decidiram conceder férias coletivas em suas plantas. Problemas econômicos, como juros altos e menor poder de compra do brasileiro, também motivaram a decisão.
Em São José dos Campos (SP), a GM, por 17 dias, deixará 80% dos funcionários em férias. A fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP) manterá quase 2 mil colaboradores em casa até o dia 2 de abril. Até o dia 5 de abril, cerca de 2 mil profissionais estarão de férias na Volkswagen.
Não me venha com robôs
A empresa DoNotPay, desenvolvedora de um chatbot que utiliza IA para fornecer serviços jurídicos, foi processada nos Estados Unidos sob as alegações de enganar clientes e, veja só, exercer a profissão sem licença (pelo visto o robô não passou na OAB dos States).
A ação foi movida pelo escritório de advocacia Edelson e incomodou Joshua Browder, presidente-executivo da DoNotPay. Ele declarou que não apenas o processo “não tem mérito”, como também o robô conta com um histórico de dezenas de casos bem-sucedidos.
Novos cortes
A Amazon anunciou, nesta semana, a segunda rodada de cortes na companhia. Após ter dispensado 9 mil colaboradores das unidades de serviços de nuvem, publicidade e Twitch, na primeira semana do ano, mais 9 mil empregados também devem ser desligados. O total de 18 mil demissões equivale a 2% da força total de trabalho da gigante do varejo, que é a segunda maior empregadora dos Estados Unidos – a liderança pertence ao Walmart.
Quem também deve demitir colaboradores é o unicórnio brasileiro Creditas. 95 pessoas devem ser mandadas embora e duas lojas não continuarão em atividade. O foco das baixas será no setor de reparos de veículos da empresa.
Pior McDonald’s do mundo
Chegou ao fim a história do “pior McDonald’s do mundo” – apelido que ganhou força ao redor do mundo após ser dado por um ex-gerente da unidade. Após 40 anos de serviços, bom, não tão bem prestados, o restaurante na Rideau Street, em Ottawa, no Canadá, fechará suas portas.
Ao longo de sua trajetória nada invejável, a casa teve mais de 900 brigas registradas, inclusive uma que, em 2013, expandiu a fama do lugar e envolveu até um guaxinim preso na jaqueta de um homem. Somente em 2018, foram abertos 800 chamados à polícia local. Mas pelo visto as coisas “melhoraram” com o passar do tempo, já que as reclamações em 2022 foram “apenas” 150.
Visto para os EUA
Em 2022, os brasileiros ficaram no pódio dos estrangeiros que mais receberam vistos americanos (815.842 documentos), atrás apenas do México e da China (que emitiram, respectivamente, 1 milhão e 1,9 milhão de vistos). Os dados são da AG Immigration Law Group.
O registro brasileiro representa uma alta de 618,8% em relação a 2021. O crescimento em comparação a 2018, ainda no período pré-pandemia, foi de 26,4%. O principal destaque, segundo Renato Santana de Jesus, Gerente de Comunicação e Imprensa da AG Immigration, fica para os vistos de estudante e intercâmbio, que apresentaram forte crescimento nos últimos 20 anos.
GiroRH
O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.
E você já conhece os nossos conteúdos?
Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade
RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts
Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos
Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br
Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:
Capa: Via Depositphotos
Por Redação