Um dos principais impactos da pandemia de Covid-19 no âmbito do trabalho é que se consolidou a mudança da visão do profissional em relação a sua carreira e suas expectativas. Novos valores, diferentes dos originais, passaram a ser cultivados.

Novas prioridades passaram a ocupar a mente e o coração das pessoas, depois de um longo período de sofrimento coletivo.

Neste cenário, que aponta para profundas transformações culturais ainda em curso, difíceis de identificar em sua totalidade, é fundamental que o mundo corporativo pense e pratique novas estratégias para conquistar e reter talentos.

Veja mais: Como a experiência do candidato afeta o Employer Branding?

Mesmo em ambientes em que a tecnologia avança rapidamente, é o capital humano que continua fazendo a diferença para qualquer empresa que deseja crescer, em termos nacionais e mesmo internacionais.

Uma adequada estratégia de retenção de talentos pode começar no próprio processo seletivo. É o momento de mapeamento das expectativas do novo colaborador, de verificar o que ele de fato almeja ao iniciar uma nova fase de sua vida ingressando na empresa.


Baixe gratuitamente o eBook “Indicadores de Employer Branding” – Por que você precisa mensurar as suas ações de marca empregadora? Observar indicadores de Employer Branding te ajuda a: avaliar se está no caminho certo ou se precisa corrigir rotas; ter clareza dos recursos necessários para atingir as metas e falar a língua dos negócios e provar o valor das suas entregas. Produzido pela Matchbox com apoio do RHPraVocê. Clique AQUI.


E são múltiplas as pesquisas apontando, sobretudo em decorrência da pandemia, que um bom salário não é o único objeto do desejo dos profissionais na atualidade. Claro, ele continua sendo importante, do mesmo modo que benefícios como planos de saúde, auxílio alimentação e outros.

Mas o colaborador de hoje também quer outras coisas, e uma delas é o seu crescimento profissional dentro de uma empresa que ela tenha fit cultural e que esteja alinhada a seus valores e propósitos pessoais.

O profissional de qualquer área sabe que a corrida por novos conhecimentos, novas habilidades, é vital no mundo contemporâneo. Atualização permanente, conexão full time com as novas tendências, são condições essenciais para a inserção de modo competitivo no mercado.

Oferecer boas oportunidades de crescimento profissional representa, nesse sentido, um ótimo passo para a retenção de talentos.

Os valores da empresa importam

O profissional de hoje quer se sentir valorizado. Em um cotidiano cada vez mais impactado pelas redes sociais, pela ânsia por participação e vocalização de desejos, o profissional estará ainda mais integrado, engajado nos objetivos corporativos, ao sentir que é tratado com respeito, com total transparência em relação à cultura e modus operandi da empresa.

Outra consequência da pandemia foi a institucionalização de novos horários e modelos de trabalho e nesse campo também existem boas oportunidades para a retenção de talentos.

Uma tendência muito nítida é a da consagração do trabalho híbrido, mesclando uma parte de tarefas remotas e outra de atividades presenciais no escritório da empresa.

Várias pesquisas confirmam a preferência de boa parte dos colaboradores por essa modalidade de trabalho, mas é preciso atenção, um bom planejamento, para que a forma híbrida seja bem executada.

Encontrar um meio termo apropriado, entre o remoto e o presencial, é outro ótimo caminho no esforço pela retenção de talentos e manutenção de cultura.

Por outro lado, muitas vezes o profissional de hoje está muito atento ao que a empresa pensa e pratica, por exemplo em questões de proteção do meio ambiente ou valorização da diversidade.

Questões intangíveis, enfim, pesam cada vez mais na escolha por uma carreira e por uma empresa que possua ações e valores alinhados aos pessoais. Tudo isso tem que ser devidamente mensurado pela empresa que projeta montar um time cada vez mais motivado, feliz e identificado com o que está fazendo.

É um jogo de ganha-ganha, todos saem vencendo.

Como reter talentos no pós pandemia

Por Simony Morais, diretora de Gente e Gestão da Locaweb. Graduada em Psicologia pela Universidade Mackenzie, a executiva com mais de 15 anos de experiência em RH, é pós graduada em Pedagogia Empresarial pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), com especialização em Educação Corporativa e MBA em Gestão de Negócios pela FIA (Fundação Instituto de Administração). Com passagens por empresas de prestação de serviço, consultorias e indústria, integra a Locaweb desde 2017.

Ouça o PodCast RHPraVocê Cast, episódio 102, “Por que os RHs estão tão valorizados no mercado?” com Sergio Margosian, Sócio do PageGroup – unidade de negócio especializada em recrutamento e seleção de executivos para alta direção. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos