Durante a pandemia da Covid-19, as empresas precisaram se reinventar para promover eventos atrativos e de qualidade. À medida que os presenciais exigiam um cuidado maior com a segurança, os virtuais começaram a ganhar força por conta da praticidade e por não haver o risco de aglomerações ou contágio. Fato é que, agora que o mundo corporativo planeja as ações do seu “pós-pandemia”, além dos dois modelos de evento, um terceiro também já tem o seu impacto potencializado: os eventos híbridos.

Pensando nisso, Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup de Recife que simplifica a organização de eventos, indica alguns livros que trazem dicas valiosas para você que está planejando um evento, seja ele online, presencial ou híbrido. 

“Planejar e organizar um evento nem sempre é tarefa fácil, da ideia à execução, e requer um olhar atento às novidades e tendências, garantindo o melhor resultado e uma boa experiência para os participantes”, comenta o executivo.

Para ajudar quem já atua na área e está em busca de profissionalização e de estudos especializados, Leandro sugere oito leituras que podem ajudar no planejamento de um evento de sucesso. Confira:

1 – Marketing de Eventos. Como Promover com Sucesso Eventos, Festivais, Convenções e Exposições – Leonard H. Hoyle Júnior  

A obra reflete três décadas de experiência do autor à frente de eventos bem-sucedidos. Traz as novidades mais recentes do marketing e do e-commerce de eventos, incluindo modelos práticos e mostrando ao leitor como aplicar as últimas tecnologias para atingir o público-alvo e tornar um evento mais rentável.

2 – Organização de eventos: procedimentos e técnicas – Marlene Matias

A autora mescla teoria e prática ao abordar conceitos e estratégias para o planejamento e a organização de eventos. A sexta edição traz dados recentes sobre o mercado, no cenário nacional e internacional.

3 – Organização de Eventos: Teoria e Prática – Maria Giacaglia

Essa é uma obra interessante para quem quer uma visão teórica geral sobre eventos. Além de apontar vantagens e desvantagens da contratação de empresas especializadas, a autora discorre sobre os diferentes tipos de eventos e seus objetivos. Contudo, não se limita à teoria e também descreve como planejá-los e organizá-los na prática e como mensurar seus resultados.

4 – Eventos – Uma Alavanca de Negócios – Ricardo Souto Ferreira

Uma leitura objetiva, clara e direta, que traz conceitos e estimula a reflexão sobre a gestão estratégica de eventos nas organizações. A obra compartilha conceitos do Programa Estratégico de Gestão de Eventos – PEGE.

5 – Organização de eventos – Da Ideia à Realidade – Carmem Zitta

Um verdadeiro guia com técnicas utilizadas na organização de simpósios, cerimônias, exposições, entre outros tipos de eventos. A autora reúne dicas práticas envolvendo o público-alvo, a duração e os cuidados para se ter sucesso na organização.

6 – Planejamento de eventos esportivos e recreativos – Dilson José De Quadros Martins

Este livro aborda as etapas de planejamento, programação, gerenciamento e execução de eventos esportivos e recreativos, levando em conta o perfil desses eventos e a atmosfera de alegria e empolgação que eles precisam proporcionar.

7 – Gestão estratégica de eventos: Teoria, prática, casos e atividades – Maria Giacaglia

Nesta obra, a autora trata de ferramentas para a gestão da área de eventos nas empresas, avaliando o setor de forma integrada com as áreas de marketing e comunicação. O leitor tem acesso a um modelo de gestão criado pela própria autora e que foi aplicado em diferentes empresas com sucesso. Além dos cases reais, o livro traz atividades para aplicação do conteúdo abordado.

8 – Criatividade em eventos – Francisco Paulo de Melo Neto

A obra analisa tendências e estratégias criativas e bem-sucedidas aplicadas na organização de eventos de diferentes perfis e formatos, trazendo técnicas e modelos de planejamento e execução de eventos.

Tem EncontRHo chegando!

E por falar em eventos, já deixe um espaço preparado em sua agenda para o EncontRHo da próxima quinta-feira (19), às 17h. Nele, o CEO da Bullseye, Jorge Martins, conduzirá um papo super atual sobre a influência dos algoritmos nos processos de seleção e desligamento de profissionais. Afinal, são eles que estão definindo os rumos da sua carreira? O mercado está, de fato, preparado para os avanços da inteligência artificial?

Encontrho - Jorge Martins

Faça agora mesmo sua inscrição em https://www.even3.com.br/edsadscesdpa2022/. É gratuito e online. Não perca!

Por Redação