Hoje é dia de sexta-feira 13 aqui no RH Pra Você. Mas acalmem-se entusiastas do paranormal, porque não é sobre a data, mas sim sobre a 13ª edição do GiroRH, sua fonte semanal de notícias que não coloca medo em ninguém, mas que sempre chega tocando o terror.

Ponha sua máscara, prepare os doces, a pipoca e as travessuras e vamos aos conteúdos de hoje:

Automatização chegando

Pesquisadores brasileiros utilizaram como base um estudo realizado na Universidade de Oxford (Reino Unido) para identificar quais profissões devem ser tomadas pela automação e quais ainda dependerão majoritariamente do fator humano. Segundo o ranking estabelecido por eles, seis ocupações têm 99% de chance de, em breve, serem totalmente automatizadas. São elas:

  • Operador de entrada de dados (digitador);
  • Profissionais de nível médio de direito e afins (assistente);
  • Agente de seguros;
  • Operadores de máquinas para fabricar equipamentos fotográficos;
  • Vendedores por telefone;
  • Despachantes aduaneiros.

Do outro lado da balança, cinco profissões têm somente 0,4% de chance de serem automatizadas:

  • Dietistas e nutricionistas;
  • Gerentes de hotéis;
  • Especialistas em métodos pedagógicos;
  • Médicos especialistas;
  • Médicos gerais.

Chefia intragável

Levante a mão aquele que nunca teve uma experiência desagradável com algum chefe ao longo de sua carreira. Uma pesquisa da consultoria BTA Associados realizada com 321 profissionais em cargos de gerência, diretoria, presidência e conselho identificou que 78% deles já trabalharam – ou ainda trabalham – com um chefe tóxico.

Como consequência das más lideranças, a maioria dos entrevistados relata já ter sofrido com ansiedade, estresse e outras enfermidades mentais por conta do trabalho. Casos de assédio moral também integram o histórico.

Direitos dos mesários

Mesários têm direitos - GiroRH

Muitos brasileiros receberam no mês de julho um convite que, se era esperado e desejado para alguns, o mesmo não pode ser dito para outros: a chamada para atuar como mesário nas eleições de outubro. Mas para você que não está feliz com a honraria, ao menos saiba que seu compromisso eleitoral trará alguns benefícios, ou melhor, direitos.

Para cada dia a serviço da Justiça Eleitoral, o mesário deverá receber o dobro em folgas de sua empresa, norma que vale também para secretários e presidentes de seção. O mesmo vale para o chamado ao segundo turno, caso necessário. Isso se o profissional convocado for CLT. E ainda tem um extra: está pensando em trocar de emprego? O mesário tem isenção das taxas de inscrição em concursos públicos.

Ser mesário não é tão ruim assim, não é mesmo?

Metidos a sabichões

Pela primeira vez, a Nielsen, empresa que atua com medição de audiência, dados e análises, levantou dados sobre os conceitos de mansplaining (quando um homem explica algo a uma mulher, desconsiderando que ela já sabe sobre o tema) e manterrupting (interrupção masculina na fala de uma mulher a ponto de impedi-la de emitir alguma opinião). 

No caso do mansplaining, 48% das mulheres entrevistadas familiarizadas com o termo relataram já terem presenciado esta prática no trabalho, número que é ainda maior no manterrupting (54%). Em relação ao assédio no trabalho, 46% já sofreu ou presenciou. Os dados são do estudo ‘Elas: Comportamentos e Barreiras’. 

“Mesmo para mansplaining e manterrupting – que são formas pouco conhecidas de anular a mulher no ambiente de trabalho ou em outra esfera social – vimos que em 2022 estas práticas ainda estão acontecendo amplamente”, afirma Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil.

Sai benefício, entra reajuste

Inflação

À medida que alguns dos benefícios oferecidos aos colaboradores brasileiros não acompanham o ritmo da inflação – especialmente os de alimentação -, a solução encontrada para equilibrar as finanças está em outra vertente, o reajuste salarial.

Segundo um balanço feito pelo Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os profissionais do país, por meio das negociações coletivas, estão abrindo mão dos benefícios para garantir um reajuste em sua remuneração que esteja mais próximo dos índices da inflação no país. Dados prévios indicam, porém, que apesar da intenção, nem mesmo 30% dos reajustes foram iguais ou superiores a ela.

Sem tempo para etarismo

As discussões em torno de diversidade & inclusão vêm se concretizando em ações positivas para diferentes públicos que costumam ser deixados de lado no mercado de trabalho. Alguns deles são a geração boomer, nascida entre a segunda metade da década de 1940 e o início dos anos 60, e a geração X, cuja nomenclatura remete aos nascidos a partir de 1965 até o começo dos saudosos anos 1980.

A boa notícia para ambos os grupos é que, segundo o portal Empregos.com.br, cresceu 123% o número de vagas para profissionais com mais de 50 anos no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2020. Nos últimos cinco anos a alta é de 700%. Mas em um país ainda marcado pelo desemprego, a oferta de oportunidades está abaixo da mão de obra. Mais de 56 mil candidatos seniores buscaram trabalho entre janeiro e junho deste ano.

Syncronizados

TopRH Sync garanta sua vaga

Chegou o momento de recarregar as ideias e estar em conexão com as empresas e profissionais que mudam o patamar do RH. Entre os dias 15 e 18 de agosto, o TopRH Sync chega com tudo trazendo o que há de mais atual, inovador e transformador no universo de Gestão de Pessoas.

Gratuito e online, o evento traz mais de 80 palestras comandadas pelos indicados ao Top of Mind de RH 2022. Serão cinco salas temáticas com muito conteúdo e com tudo o que você precisa saber para fazer do RH cada vez mais protagonista nas organizações. Confira a lista completa de palestrantes em https://toprhsync.com.br/ e faça já a sua inscrição.

Teletrabalho em votação

 

O início de agosto deve trazer novidades na regulamentação das diferentes dinâmicas atuais de trabalho a distância. Até o dia 7, deputados e senadores devem votar a MPV 1108/2022, medida provisória que define o que é teletrabalho ou trabalho remoto e o sistema híbrido.

Segundo informações do portal de notícias do Senado Federal, a medida provisória visa dar mais segurança a empregados e empregadores ao regulamentar modelos de trabalho que ganharam força durante a pandemia e se estenderam por todo o país.

Twitter remoto

Chega de trabalho presencial para os colaboradores do Twitter. A empresa anunciou que fechará seus escritórios em diversas cidades ao redor do mundo e encaminhou um email aos colaboradores globais declarando que, por tempo indeterminado, o foco da companhia será no trabalho remoto.

Sob o pretexto de corte de custos, os executivos manifestaram que a organização deve remodelar a sua estratégia de trabalho. A medida chama atenção após o Twitter quase ter sua compra consolidada pelo empresário Elon Musk, que esteve envolvido em polêmica recente ao exigir que os colaboradores da Tesla abandonassem o home office e voltassem às unidades físicas.

Vai e vem do mercado

  • A MDS Brasil, corretora no segmento de seguros, resseguros, gestão de benefícios e consultoria de riscos, anuncia a contratação de André Luis Mininelli como Diretor Regional para a área de Benefícios da companhia. Com mais de 20 anos de experiência no setor, André será responsável pelo relacionamento e retenção da carteira de clientes, além da geração de novos negócios para São Paulo e a região Sul.
  • Fabiana Fagundes assumiu no início de julho a área de Recursos Humanos da Clarios, empresa de soluções de armazenamento de energia. A profissional passou por experiências em todos os subsistemas do RH, tais como: Treinamento e Desenvolvimento, Cultura Organizacional, Gestão de Desempenho, Recrutamento e Seleção e Remuneração e Benefícios.
  • A Robbu – empresa focada em soluções de atendimento digital omnichannel – anuncia Tatiane Bento como a nova líder de Recursos Humanos da companhia. A executiva chega num momento estratégico de expansão da empresa, que registrou um crescimento de 195% nesse primeiro trimestre, passou a atuar no setor público como provedora de chatbots com IA integrada e está alçando novos voos para o continente americano.
  • A Gilead Sciences segue seu projeto de expansão no Brasil e acabou de contratar uma nova Diretora de Recursos Humanos. Com um currículo repleto de experiências na indústria farmacêutica, Andressa Tomasulo chega na biofarmacêutica para atuar na gestão de pessoas, análise de negócios e melhoria de processos no novo momento da empresa.

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH. 

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Capa: Via Depositphotos

Por Redação