- Início

- Conteúdo

Você Pode Se Tornar Um Líder Melhor Com Determinação

Coluna 177

Compartilhe Este Post

Determinação, perfil destemido e dominante são alguns dos atributos do líder de A a Z desta semana. Inclusive tais elementos serão as palavras chaves deste conteúdo, portanto, continue comigo até o final.

Se analisarmos a trajetória daqueles que influenciaram a história da humanidade, determinação sempre será uma qualidade que esteve presente em suas personalidades. Não tem como negar, a obstinação sempre foi uma das características mais importantes na vida dos grandes líderes.

Nunca esmorecer, não desanimar diante dos obstáculos, e enfrentar os desafios é “marca registrada” dos líderes determinados. Quer um exemplo?

Vamos então à vida do grande Demóstenes, um preeminente orador e político grego de Atenas. Sua oratória constitui uma importante expressão da capacidade intelectual e política da Grécia antiga, durante o século IV a.C.

Mas a história nem sempre foi assim... Continue lendo!

Segundo a história Demóstenes tinha suas características bem longe da imagem de um grande orador. Possuía voz fraca, não pronunciava bem as palavras e era motivo de chacota, por causa do cacoete de levantar seguidamente um dos ombros enquanto falava.

Tais dificuldades naturais poderiam fazer com que qualquer outra pessoa desistisse de ser orador. Mas Demóstenes era determinado e não se conformou com a condição que a vida havia lhe imposto. Condições naturais de seu corpo e mente.

A história conta ainda que Demóstenes não desistiu, foi muito determinado e se tornou um dos maiores oradores da antiguidade, ao ponto de ser comparado a outro surpreendente orador romano, Cícero, um orador extremamente preparado, eloquente, culto e imbatível em seus discursos.

O que aprendemos com isso? Que o líder pode atingir um status elevado se for determinado. O fato é que nós podemos compensar com determinação aquilo que nos falta em habilidades naturais, assim como foi com Demóstenes.

Se você quer ser um líder de A a Z é de suma importância que você seja determinado. Se você carregar a obstinação como aliada, você poderá se tornar expert em posições que talvez, você não tenha tanta desenvoltura, mas que com muita prática acabará se habilitando para a função.

A força de vontade deve ser mais forte do que a habilidade – (Muhammad Ali). Eis um segredo!

O site www.administradores.com afirma: Para fortalecer a voz, Demóstenes passou a fazer longas caminhadas na praia e falava diante do mar, procurando desenvolver um volume que superasse o bramido das ondas. Com o objetivo de aperfeiçoar a dicção, punha seixos na boca e, com as pedrinhas dificultando a fala, aprimorou a pronúncia das palavras. Ele era realmente muito determinado, por isso tornou-se o melhor orador de sua época.

Outro fator do líder de A a Z é ser destemido. O dicionário da língua portuguesa afirma que a palavra “destemido” significa um adjetivo que qualifica algo ou alguém como corajoso, que não possui temores, ou seja, uma pessoa valente.

Ser conhecido como alguém que é destemido, significa que sua fama é de ser alguém que não tem medo, que encara as atividades do dia a dia com garra e que consegue enfrentar seus desafios profissionais e pessoais.

O líder destemido toma decisões baseado na razão aliado as emoções, porém o seu diferencial é que ele sabe dominá-las. Ele tem inteligência emocional.

Mas não termina aqui...

O líder de A a Z é aquele também que domina seus ímpetos, controla suas ações e prática a autoliderança, além de liderar a sua equipe. Pesquisas recentes apontam que os líderes dominantes são os mais procurados pelas empresas em tempos de indecisão ou crise.

Aqui temos que tomar um grande cuidado, pois ao mesmo tempo em que já falamos que  o líder deve ser bondoso (letra B) e deve capacitar (letra C) os seus colaboradores, não podemos nos esquecer do fato de que toda equipe precisa de um líder de pulso firme, aquele que chega e resolve as pendências, coloca tudo no lugar e ainda leva a equipe ao status desejado.

E então eu te pergunto: você diria que tem tais características? Se sua resposta for não, fique tranquilo. Lembre-se que nós podemos compensar com determinação aquilo que nos falta em habilidades naturais. Ou seja, pratique até que você se torne este líder de A a Z!

Exercite até que verdadeiramente você se torne um líder determinado, destemido e dominante. Essa é a dica da semana. Você pode ser o que você quiser, basta querer.

Mahatma Gandhi disse: A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável. Pense nisso!

Por Marcelo Simonato, escritor, palestrante e mentor de Carreiras. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação

Gostou desse post? Compartilhe!