Desde sempre os homens buscaram aumentar artificialmente suas capacidades físicas, buscando suprir deficiências ou criar um poder extraordinário. Aos poucos, as tarefas humanas foram sendo transferidas para equipamentos, e com o advento dos computadores, o que era pessoal foi se tornando digital, e agora estamos migrando para o virtual!

A consultoria Gartner apontou que a “tecnologia está prestes a criar capacidades super-humanas. Máquinas e equipamentos remotamente controlados ou totalmente autônomos realizam tarefas antes feitas por seres humanos, isoladamente ou sincronizados numa rede através da “Internet das Coisas”.

O Meta (ex-Facebook) já está na nova era, e onde “a vaca vai, o boi vai atrás”.

Recursos artificiais como a Inteligência Artificial, Web Learning, Robótica e Business Intelligence, combinados, podem, segundo Satya Nadella, CEO da Microsoft, resultar num “Virtual Twin” capaz de realizar funções inteligentes na administração empresarial.

Pode parecer uma divagação inútil, mas minha visão do futuro, através da única capacidade que os computadores jamais terão (“Imaginação”), me leva a intuir que boa parte dos recursos humanos logo serão substituídos por “avatares” que ocuparão o espaço que ainda resta aos seres humanos!

Recrutamento e seleção serão transferidos para “TI”, cuja processo de analisar a adequabilidade operacional dos candidatos já funciona em muitas empresas.

O currículo do candidato virtual a ser apreciado será mais ou menos assim:

Nome: Sistema integrado de gestão

Nacionalidade: Universal

Idade: Se renova a cada dia.

Idioma nato: Java /SDK

Tecnologias: Internet / Web / IA / WL / BI / Blockchain /….

Formação: Em constante evolução

Residência:  Nuvens. Distribuídas

Conhecimentos: Interpreta e dialoga nos principais idiomas, como inglês, japonês, chinês e mandarim, mas pode aprender outros rapidamente. Basta um download.

Dotado de “Inteligência Artificial”, com “Sistemas Especialistas” de Medicina, Economia, Finanças, Marketing, Direito Tributário, Direito Civil, e outros disponíveis no mercado.

Possui todas as experiências disponíveis nos links do Google, Wikipedia, Watson e outras plataformas de conhecimentos.

Habilidades: Enxerga bem mesmo no escuro, ouve o que se fala a qualquer distância e, também, pode estar em diversos lugares simultaneamente, captando informações, interpretando, gerando sinapses, e cookies para uso futuro e indiscriminado.

Opera equipamentos e máquinas à distância através da “Internet das Coisas’, se comunica de forma virtual à velocidade 5G, multiprocessando e executo várias funções em lugar de diversos funcionários.

Toma decisões inteligentes baseado n sistema de Business Intelligence conforme os dados capturados das operações, produzindo o melhor resultado econômico, aprimorando as operações conforme novas sinapses construídas durante as operações.

Avalia o desempenho dos quadros funcionais através da Internet do Comportamento, emitindo avaliações de desempenho, recomendando promoções e/ou dispensas confirme o resultado.

Atitudes: Está conectado via internet o tempo todo pelo Wi-Fi, e memoriza todas as senhas para logar a todos os sites da web. Possui elevado senso de equipe e disciplina funcional. Não falta, e trabalha 7 dias da semana por 24 horas, sem stress. Não deixa perguntas sem respostas, desde que sejam feitas com os verbetes adequados.

Outras qualificações: Imune à todas as cepas de vírus, dispensando planos de saúde, isolamento social, testes de Covid-19, e cuidados afins. Está excluído de todos os direitos trabalhistas, não onerando a folha de pagamentos. Consome pouca energia.

Pretensões:

Cargo: Cargo no RH, ou em qualquer outro setor, administrativo ou operacional, no chão da fábrica, nos escritórios ou no mercado alvo, com a mesma desenvoltura.

Busca uma carreira promissora, almejando chegar à Presidência da empresa.

Salário: Só recebe um investimento inicial e custa uma taxa de manutenção mensal, pagos em criptomoedas – valor a combinar com o criador.

Quem viver, verá!

Vicente Graceffi, consultor em desenvolvimento pessoal e organizacional. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.

Clima organizacional insuperável, e engajamento total do pessoal com uma “Universidade Corporativa”. Saiba mais.