CANAL

Ricardo Amorim

Apresentador do Manhattan Connection/Globonews, economista mais influente do BR (Forbes), reconhecido pela Speakers Corner e presidente da Ricam Consultoria.

A empresa argentina de comércio eletrônico Mercado Livre tornou-se a companhia mais valiosa da América Latina, tendo ultrapassado a Vale e a Petrobras.

Sem dúvida, o Mercado Livre é uma tremenda empresa, mas para entender como ele se tornou mais valioso que Vale e Petrobras é necessário entender um movimento bem mais amplo do mercado mundial.

Após a crise financeira global de 2008, os juros despencaram em todo o mundo, a disponibilidade de capital para financiar iniciativas inovadoras e empresas de tecnologia cresceu enormemente, a inovação mundo afora se acelerou muito e o comércio eletrônico também. A pandemia de coronavírus deu o empurrão final para as vendas e lucratividade das empresas do setor crescer e o apetite de investidores por empresas do setor crescer ainda mais.

Enquanto isso, no início da década passada, o dólar estava baixo e a lucratividade empresas emergentes exportadoras de commodities também. Para completar, a incompetência do governo Dilma jogou o Brasil na maior recessão da sua História na 1ª metade da década e desvalorizou ainda mais as empresas brasileiras, em particular as estatais, como a Petrobras.

Com a saída da ex-presidente Dilma Rousseff, o desempenho da economia brasileira e a gestão da Petrobras melhoraram, mas veio então a crise do coronavírus e o preço das commodities despencou.

 

Por que toda essa explicação? Depois de uma década de empresas de commodities ficando para trás de empresas de tecnologia na Bolsa, vou ficar muito surpreso se isso se repetir nos próximos 10 anos. Estes ciclos de mais ou menos 10 anos de diferentes setores liderando o desempenho nas Bolsas globais sempre se alternam.

Década de 90, liderança de rentabilidade de investimentos em empresas de tecnologia, principalmente americanas. Empresas de commodities de emergentes têm década perdida na Bolsa.

Década de 2000, liderança de rentabilidade de investimentos em empresas de commodities de emergentes. Empresas tecnologia, principalmente americanas têm década perdida na Bolsa.

Década de 2010, de novo, liderança de rentabilidade de investimentos em empresas de tecnologia, principalmente americanas. Empresas de commodities de emergentes têm outra década perdida na Bolsa.

Década de 2020, começando com dólar muito alto, o que aumenta a rentabilidade de empresas exportadoras de commodities, e estouro da nova bolha de empresas de tecnologia em algum momento… adivinhe o que vai acontecer.

Como dizia o escritor Mark Twain, a história não se repete exatamente, mas que rima, rima.

Ricardo Amorim, autor do bestseller Depois da Tempestade, apresentador do Manhattan Connection, economista mais influente do Brasil segundo a Forbes e Influenciador nº 1 no LinkedIn. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.


De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil pra você?
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5


0 Comentários

COLUNISTAS

Fátima Mota

Saúde no mundo corporativo

28/01/2020

Marcelo Simonato

Em Tempos de COVID, o verdadeiro Líder é aquele que toma conta

05/05/2020

Reinaldo Passadori

Espiritualidade na nossa vida e no trabalho

12/05/2020

Fátima Mota

Autoconhecimento, Autoconsciência e Auto liderança

21/02/2020

Flora Alves

A criatividade é um monstrinho faminto e você também tem o seu

08/09/2020

Ricardo Amorim

Home office – maior revolução na forma de viver e trabalhar em séculos

18/09/2020
Athomus Tecnologia da Informação