Quem cuida da mente tem uma vida de conquistas!

A vida é incrível! É por isso que setembro traz com ele uma ação de conscientização: o Setembro Amarelo, que reforça a prevenção ao suícidio, com o lema “A vida é a melhor escolha”. O tema é de extrema importância para ser abordado dentro das empresas, sendo uma excelente oportunidade para todos os integrantes agirem em prol da saúde mental, que impacta diretamente no bem-estar e na qualidade de vida.

Nos dois últimos anos, toda a população teve que se adequar aos novos padrões de vida, agravando ainda mais a saúde mental de profissionais dentro e fora da empresa, como mostra a estatística a seguir: ‘70% dos colaboradores disseram estar mais nervosos, tensos ou preocupados com o trabalho e a situação da covid-19 no país. 55% responderam que, além do estresse, também tiveram tristeza.

Outro dado preocupante é que 62% dos colaboradores disseram que as empresas onde trabalham não oferecem ou nunca ofereceram suporte ou mesmo falaram sobre a saúde mental, segundo uma pesquisa realizada pela Porter Novelli (Agência especializada em comunicação) em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados).

Veja mais: O que fazer quando a depressão se torna uma realidade em sua empresa

Na Agência de Marketing e Tecnologia, prezamos pela saúde de nossos colaboradores. Em 2022, o departamento de RH construiu ações em prol da valorização à vida, especialmente em cultivar a boa saúde mental. De fato, quando uma equipe desempenha o trabalho com mais qualidade, motivação e segurança, reflete também em benefícios tanto para a empresa como para a vida pessoal.

Infelizmente, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. Toda empresa precisa se atentar à produtividade do funcionário, mas também sobre o seu bem estar, e perceber se há falta de interesse em alguma função, se existe a falta de esperança, modificações de humor e incentivá-lo a ir em busca de ajuda de um profissional especializado, podendo ainda ter o apoio do seu líder para um diálogo franco.

No ambiente corporativo, a empresa pode promover sessões em conjunto, conversar com a equipe e realizar dinâmicas que estimulem a criatividade e um pouco de diversão, com o objetivo de deixar de lado um pouco a rotina operacional e oferecer um ambiente mais informal. Muitos são os aspectos que influenciam na saúde mental de um colaborador, como: salários, benefícios e oportunidades de crescimento, mas por outro lado também o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, o colega de trabalho que se convive diariamente.

Nove a cada dez pessoas preferem ter mais qualidade de vida a ganhar mais (e trabalhar mais por isso), mostra um levantamento com 30 mil respondentes realizado pelo perfil Festa da Firma no Instagram. Além disso, a capacidade de uma equipe atingir os melhores resultados está muito ligada a saúde mental e a sinergia que o ambiente de trabalho proporciona.

Pensando nisso, cito algumas ações realizadas em nossa empresa que podem servir de exemplo para a sua empresa ainda neste Setembro Amarelo ou mesmo nos meses seguintes:

  1. Estipule um período para que cada integrante da empresa envie um meme ou figurinha que represente o sentimento atual;
  2. Crie um mural com informações sobre a origem da efeméride;
  3. Compartilhe, ainda no mural, dados sobre ansiedade, saúde mental e imunidade, tristeza e depressão, e mensagens positivas;
  4. Realize ‘um amigo oculto’ no qual cada colaborador escreve uma qualidade do outro para ressaltar os pontos fortes, fazer elogios ou dizer o quanto essa pessoa impacta positivamente na vida dela;
  5. Crie um cantinho especial onde os envelopes podem ser deixados em um lugar de acesso a todos, que oportunize a cada pessoa escrever também a outras pessoas da equipe;
  6. Entregue um Pop It Giratório para cada um – com alguns mimos, como: brigadeiro e mensagens de filmes ou séries;
  7. Inspire sempre na cultura organizacional os valores de: confiança, transparência, comprometimento, colaboração e objetivos.

Diga sim à vida e cultive a empatia no ambiente do trabalho. Logo, a transformação é imediata!

Setembro Amarelo: 7 dicas do RH que ajudam na saúde mental do time

Por Fernanda Anajosa, Analista de RH da Box Ideias – Agência de Marketing e Tecnologia.

 

 

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 90, “Burnout como doença do trabalho: o que muda?” com Marcela Ziliotto, Head de People na Pipo Saúde e José Ricardo Amaro, Diretor de RH da Ticket. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube