Eu acredito muito no poder do hábito e na capacidade que temos em aprender todos os dias.
Já ouviu a frase: Evolua 1% todos os dias?
Se ainda não, de forma prática é sobre pequenas pílulas de conhecimento que, somadas, ao longo do tempo contribuirão para que você esteja melhor preparado(a) para aproveitar as oportunidades.
Não limite-se a estar 100% pronto (a), mas sim a estar disposto(a) a evoluir constantemente.
Agora, se você quiser encurtar este processo, deixo aqui uma dica valiosa: Tenha alguém como referência que possa contribuir apontando caminhos e te inspirando.
Vamos falar sobre isso!
O fato de você estar aqui lendo este conteúdo, com certeza já demonstra um comportamento que remete ao desejo de aprender e evoluir.
Acredite, as pessoas que sempre se destacaram ao meu redor foram aquelas que entregaram resultados e que correram atrás, e mais, a maioria não estava “pronta”.
Mas então Jana, o que você atribui a esse resultado?
Todas essas pessoas ao serem estimuladas, tiveram atitudes e agiram como protagonistas, se desafiando e resolvendo os problemas, apresentando o seu melhor, sem se acomodar.
Se você quer evoluir em sua carreira, uma característica primordial é ter uma mente positiva. O que quero dizer é: evite desperdiçar o seu tempo com pessoas que sempre reclamam ou que argumentam com muitas justificativas, mas sem uma perspectiva de solução.
Os problemas sempre vão existir, e tudo é uma questão de encontrar o caminho, ou às vezes,só apontá-lo. O problema é que poucas pessoas estão dispostas a isso.
E aí, em qual time você quer jogar?
No dos pessimistas, cheios de argumentos e nenhuma ação ou dos otimistas que buscam e apontam sempre uma saída?
Se você escolheu o otimista, continue por aqui e vamos falar sobre outra característica.
Um outro comportamento de quem busca estar sempre ON é a habilidade de se conectar e comunicar. Mas, de novo, não é sobre quem fala mais, mas quem está disposto a escutar.
É sobre ouvir o time, os clientes, os pares e o negócio. É sobre ouvir o mercado, as referências e os concorrentes.
Só aqui temos uma infinidade de oportunidades para evoluir diariamente.
Na Foregon, por exemplo, temos dailys e checkpoints semanais, exemplos de processos que fortalecem a troca entre líderes e liderados, assim como, temáticas em pauta entre as squads.
É sobre terminar cada dia e refletir:
- O que aprendi hoje?
- Qual foi o meu 1% de evolução?
- Eu também ensinei ou somente me inspirei?
Coloque esse hábito no seu dia a dia e responda a cada uma dessas perguntas com os exemplos vivenciados e aprendizados.
Eu não tenho dúvidas, de que a sua história e trajetória profissional será contada em outro ritmo, acima da média de mercado.
E respondendo a pergunta que nos trouxe até aqui, sim, você precisa estar PRONTO(A), mas não no sentido da palavra terminado, e sim no sentido de com energia e vontade para!
Viu só como tudo é uma questão de quem busca o algo mais?
A mesma palavra e adjetivos bem diferentes!
Por Janaína Peroto, Head de Pessoas da Foregon e responsável pelo case – mais de 12 anos de experiência na área de recursos humanos com passagens por grandes corporações.
Para informações adicionais sobre treinamento, ouça o PodCast do RHPraVocê, episódio 69, “A realidade do ensino híbrido nas empresas“, com Peterson Theodorovicz, diretor regional da D2L no Brasil. Clicando no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Capa: Depositphotos