Endomarketing no Dia dos Pais: engajamento e celebração com aqueles que mais importam

O cenário empresarial, de maneira geral, vem enfrentando diversos desafios para estimular os colaboradores com ações de endomarketing em meio a distância social. Essas ações buscam desenvolver um ambiente de trabalho agradável para os colaboradores, fazendo com que eles possam se sentir importantes e tratados como peças chaves no processo de desenvolvimento.

Mas, com a pandemia, esse processo precisou ser adaptado para brindes e homenagens remotas que trouxessem a ideia de preocupação da empresa com o funcionário enquanto indivíduo. Existem algumas ações que podem ser utilizadas para estimular os colaboradores mesmo que remotamente, entre elas:

Lembranças básicas
Nem sempre iremos ter orçamento para investir em presentes que demandam grandes custos. Mas, é possível fazer algumas ações que podem gerar boas experiências dos colaboradores da mesma maneira. Planejar atividades interativas que os colaboradores possam realizar com seus filhos em casa é uma ótima alternativa. É possível criar uma dinâmica de jogos que remetem a cultura organizacional e desenhos para imprimir e colorir, estimulando a criatividade e colaboração do funcionário.

Outra forma de ter mais engajamento é apostar em concursos culturais, cursos de poesia, desenhos que imprimam os valores da sua casa e que devem ser levados para a empresa, além de fotos e colagens com revistas que representam o trabalho do papai colaborador.

Sugestões de lembranças em forma de brindes:

– Bombom acompanhado de um cartão
Essa opção é bem legal e transmite uma mensagem de carinho e afeto. Aqui, vale apostar em presentes personalizados com alguma mensagem escrita da família, junto de kits de churrasco, ferramentas, bebidas (vinho, cerveja artesanal, café), esportes, higiene pessoal e similares.
– Vale presentes
É comum ter dúvida na hora de escolher um presente e, muitas vezes, o contato com a família não é tão próximo para pegar informações. Com isso, assegurar uma boa experiência com a homenagem é investir em vales presentes.
– Incluindo a família
Além da personalização do presente feita pela instituição, apostar em incluir a família para esse momento de afeto e pertencimento é extremamente viável. Camisetas, portas-retratos, aventais e cadernos com embalagens personalizadas com fotos ou desenhos dos filhos são alternativas excelentes.
Demonstrar que sabemos quem está por trás dos compromissos empresariais é um diferencial, por isso, as empresas devem ter um olhar atento para essas datas e investir em ações que engajem os colaboradores e mostre que você está olhando de forma individual para ele

 

Endomarketing no Dia dos Pais: engajamento e celebração
Por Rodrigo Cabral, diretor comercial da Progic. Empresário e executivo com mais de 25 anos de experiência profissional em processos de planejamento estratégico, inovação e desenvolvimento de negócios. Possui graduação em Curso de Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia de Produção pela mesma universidade. Possui Certificado Executivo em Strategy and Innovation por MIT Sloan School of Management (2014). Fulbright Fellow e Research Scholar na University of South Florida (USA, 1999-2000).