Por que as empresas estão adotando o microlearning como estratégia de aprendizagem?

A globalização e a integração das nossas rotinas com o meio digital transformou a maneira com que as pessoas consomem e absorvem conhecimento. Após cerca de meio século vivendo na sociedade em rede, os padrões comportamentais se alteraram e as empresas precisam ficar de olho nas mudanças, e isso inclui o mercado de treinamento e desenvolvimento corporativo.

O tempo concorrido dos profissionais e a velocidade no trânsito de informações, somados à necessidade de compreensão integral dos conteúdos, sãocaracterísticas que se destacam no cenário, o que o torna ideal para a difusão de uma tendência que, mesmo depois de 5 anos sendo aplicada de forma mais efetiva, ainda é atual no desenvolvimento dos colaboradores: o microlearning. Um formato que surgiu como um potente aliado na busca de novas soluções de treinamentos para uma melhor aplicação prática no dia a dia da equipe.

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Com duração rápida, normalmente de 1 a 5 minutos, o método reúne informações relevantes, com linguagem simples e direta que, em muitos casos, oferecem uma solução imediata para um desafio pontual. São utilizados no treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências, sejam elas comportamentais ou técnicas.

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O investimento na modalidade ganhou popularidade, não só por promover o desenvolvimento das equipes, mas também por oferecer um custo mais otimizado, pois vai direto ao ponto.

O microlearning também cria uma maior percepção de valor com relação aos treinamentos mais tradicionais, pois oferece um suporte mais alinhado às atividades do dia a dia, muitas vezes com algum direcionamento prático.

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Por tudo isso, em um cenário onde o mercado de treinamento corporativo busca novas soluções para engajar os seus colaboradores, o microlearning se tornou tendência e encontra espaço para crescer cada vez mais.

Os benefícios do microlearning na aprendizagem
Devido à sua característica mais objetiva, comparado a outros métodos de treinamento, o microlearning é mais assertivo, tanto em relação à aplicabilidade como com relação ao resultado.

Com adição de ser um método de fácil adequação aos públicos, inclusive, pela variedade de formatos – como vídeos, podcasts, cartilhas, mini games, e-books, cards colecionáveis, entre outros -, sua aplicação permite que a empresa atue da maneira que for mais conveniente para ela e para os seus colaboradores .

O Microlearning também se torna muito relevante para os líderes e gestores, que para alcançar seus resultados precisam mapear os pontos mais relevantes e estratégicos para a companhia naquele momento.

Isso porque, nesse processo, os gaps dos times são identificados, sendo que ações imediatas podem ser aplicadas rapidamente, evoluindo os graus de proficiência mais alinhados com os objetivos.

Além da criação de estratégias para a disponibilização dos conteúdos, um planejamento de comunicação, com foco na adesão dos alunos, se torna um importante aliado para, logo em seguida, se buscar a fidelização dos aprendizes por meio da percepção de valor das atividades propostas.

Microlearning como estratégia de aprendizagemPor Alessandro Rico, diretor de Soluções Digitais da Building 8, empresa referência em treinamento e desenvolvimento corporativo. Possui mais de 20 anos de carreira e, ao longo de sua jornada, liderou equipes no desenvolvimento de projetos educacionais e participou da negociação, concepção e desenho das soluções mais diversas.

 

Para informações adicionais sobre treinamento, ouça o PodCast do RHPraVocê, episódio 69, “A realidade do ensino híbrido nas empresas“, com Peterson Theodorovicz, diretor regional da D2L no Brasil.  Clicando no app abaixo:

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Capa: Depositphotos