CANAL

Colab

Espaço de conteúdo colaborativo: feito por quem deseja contribuir com o RH. O texto não reflete, necessariamente, a opinião do RH Pra Você.

Gamificação é eficaz no treinamento de colaboradores – O termo gamificação começou a ganhar espaço e sua prática passou a ser implementada em diversas empresas a partir de 2010, quando Jane McGonigal, uma renomada autora e designer de games, fez um Ted Talk, em que questionou porque a Gamificação não estava sendo utilizada para resolver os problemas do mundo, do dia a dia e até do setor corporativo.

Como o próprio nome sugere, Gamificação é a utilização de elementos de games para solucionar problemas reais. Quando utilizada no contexto da Educação Corporativa, permite que os colaboradores obtenham uma retenção de conteúdo superior em relação a empresas que não utilizam a gamificação. Pesquisas também indicam que a motivação dos colaboradores aumenta em 48% quando a prática é utilizada no ambiente corporativo.

Microlearning e o mobile learning

Quando ajustada a outras metodologias, como o microlearning – conteúdo passado por meio de pequenas lições – e o mobile learning – metodologia de ensino, no qual a aprendizagem ocorre por meio de dispositivos eletrônicos móveis, aumenta o nível de engajamento dos colaboradores nos treinamentos, potencializando, também, os resultados alcançados no pós-treinamento. Segundo o Journal of Applied Psychology, os benefícios incluem focar em um gap de conhecimento por vez, reter o aprendizado e aumentar em 17% a eficácia dos processos de treinamentos.

É comprovado cientificamente, por meio da curva do esquecimento, que 80% do conteúdo que os seres humanos absorvem é perdido da memória em 30 dias, sendo que 42% de perda ocorre 20 minutos após. No entanto, essas perdas podem ser amenizadas com algumas ações peculiares, as quais reforçam a fixação dos conteúdos aprendidos.

Gamificação no treinamento e microlearning

A Gamificação no treinamento, juntamente ao microlearning, pode fazer com que o usuário tenha diariamente acesso a um apoio do conteúdo, por meio de pequenas doses, de 8 a 10 minutos por dia, já que o tempo do colaborador em muitos tipos de negócio é limitado. Essa estratégia já está sendo muito utilizada no que se conhece por E-learning 4.0, que mistura o Mobile Learning, Microlearning e Gamification.

Os treinamentos que utilizam esta metodologia se tornam mais interessantes e divertidos, tanto os híbridos como os inteiramente realizados de forma virtual. A ideia é que as pessoas consigam interagir entre si e acompanhar o progresso um do outro, para que alguns dos principais elementos da Gamificação estejam presentes: reconhecimento, recompensas, níveis, colaboração e competição saudável. Mesmo o colaborador realizando o treinamento em qualquer lugar, ainda assim sentirá que está se desenvolvendo e interagindo com os outros aprendizes.

Gamificação no treinamento é eficaz

Por Rômulo Martins, Co-CEO da Niduu, startup de Educação Corporativa.


De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil pra você?
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

0 Comentários
Athomus Tecnologia da Informação