Saiba como o público da Melhor Idade pode influenciar positivamente na cultura da sua empresa

Quando pensamos em pessoas idosas, logo nos vem à cabeça a imagem de alguém que já concluiu a carreira profissional e que se apresente como aposentado.

Porém, está cada dia maior o número de pessoas com mais de 50 anos que estão procurando uma oportunidade no mercado de trabalho, isso acontece por vários motivos, como: ter uma renda extra ou preencher o tempo livre com atividades produtivas que gere um retorno tanto financeiro, quanto emocional.


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Uma pesquisa feita pelo portal Empregos.com.br, mostrou em setembro de 2021, que houve um crescimento de 165,71% das vagas anunciadas para pessoas com mais de 50 anos de idade, comparado a janeiro de 2021.

A busca de empresas por esse perfil está se tornando crescente, pois as pessoas da Melhor Idade possuem uma vasta experiência em diversas áreas, pois afinal de contas representa uma vida repleta de conhecimentos.

Entre os cargos ocupados, estão desde os postos comerciais até consultorias, mentorias e lideranças. Um estudo realizado pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, constatou que o número de pessoas com mais de 65 anos que estão trabalhando com carteira assinada aumentou 43% entre 2013 e 2017, saindo de 484 mil para 649,4 mil.

Entretanto, mesmo que a presença dos idosos nas empresas esteja aumentando, esses profissionais ainda enfrentam muitas dificuldades e resistência de diversas organizações na hora de uma seleção de emprego.

Às vezes, isso acontece pelo julgamento em achar que eles não darão conta da demanda imposta pela empresa, e por aparentarem ser pessoas frágeis.

Como especialista da área de RH, entendo que contratar pessoas da terceira idade é uma forma de contribuir com o modelo de trabalho que só tende a se desenvolver pelas experiências de um profissional que possui diversas vivências no âmbito curricular.

Pessoas desse perfil quando são contratadas oferecem muita sabedoria à empresa e aos colaboradores, pela da maturidade de vida. E claro, as empresas fortalecem o employer branding (reputação de um empregador ).

De acordo com uma pesquisa feita pelo Datafolha, ao comparar as características entre jovens e idosos que estão no mercado de trabalho, a grande maioria dos participantes atribuiu diversos valores positivos aos idosos.

A pesquisa revela que os profissionais dessa faixa etária são caracterizados como os mais tolerantes, carinhosos, cuidadosos, produtivos, responsáveis, educados, atenciosos, éticos e os que estão mais preparados para atuar no mercado de trabalho, com tomadas de decisões eficientes.

Muitos idosos também pensam em adquirir novos conhecimentos nessa fase da vida, e vão em busca de algum curso profissionalizante que os agradem.

Esse é o caminho.

Melhor Idade e a influencia positiva na cultura da sua empresa

Por Jéssica Giustino, Gerente de RH no Cebrac Franchising.

 

 

 

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