O que faz uma empresa ter uma alta escalabilidade?

Sem dúvidas: a cultura organizacional voltada à alta performance e com foco em resultados.

Para crescer e expandir é preciso se reinventar para escalar o negócio. Os planos e metas mudam, a gestão também precisa se transformar para obter novos resultados com a máxima eficiência e revisitar a estratégia da cultura organizacional também. Nesse aspecto, a contratação de pessoas plenamente alinhadas aos nossos valores faz parte desse processo.

Ter um ritual diário com todos os colaboradores, um manifesto que expressa a visão e valores que norteiam o caminho é fundamental. Ser louco por aprender, ter atitude de dono, buscar crescimento exponencial, liderar pelo exemplo, ser inconformado, ter garra e superação e analisar fatos e dados para tomar decisões.

Qualquer empresa, para ser bem-sucedida, precisa evitar erros na escolha das pessoas que farão parte da equipe. Não existe pessoas ruins, porém, profissionais escolhidos de forma equivocada para o momento errado.


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Isso não significa incapacidade do profissional, mas não há como ter um colaborador que não acredite nos mesmos valores, missão e visão que movem a empresa. O colaborador precisa estar engajado.

Para exemplificar como a cultura organizacional impacta diretamente no desempenho dos profissionais e da empresa, se for feito um ritual de comemoração em cada conquista ou contrato fechado, o colaborador responsável pela venda bater um bumbo, em meio à agitada rotina do escritório.

Por trás do ato existe uma simbologia: ‘hoje sou eu, amanhã pode ser você’. O toque do tambor desperta nos profissionais o desejo que eles também possam tocar aquele bumbo em algum momento para celebrar os resultados.

Não há como crescer profissionalmente sem estudos. Por essa razão, as empresas devem incentivar os colaboradores com treinamentos e programas de aperfeiçoamento.

Também integra a cultura organizacional a necessidade de a equipe compreender o planejamento estratégico para poder executá-lo. Em média, 85% das empresas não conseguem fazer com que o time execute o plano, então, é preciso investir em discurso constante de fazer as pessoas entenderem seus papéis no conjunto de toda a equipe.

Além da parte técnica, promover atividades ligadas ao comportamento de resultado e mindset. Quando se consegue criar esse tipo de cultura, as próprias pessoas fazem o negócio acontecer.

É possível detectar que as pessoas não deixam de performar por deficiências técnicas, mas por problemas comportamentais.

E esse aspecto é o que mais pode ser trabalhado pelas lideranças. São os líderes que precisam treinar, inspirar, fazer coaching, implantar meritocrática, fazer mentoria e, de alguma forma, tirar as pessoas de suas zonas de conforto.

Por fim, outro aspecto relevante para implementar em uma organização é a cultura de feedback. Todos os membros da equipe habituaram-se a conviver com os feedbacks, tentando assimilá-los da melhor forma no intuito de buscar crescimento pessoal e profissional.

O resultado de todas essas práticas é a equipe focada na busca dos seus objetivos coletivos e individuais e, diariamente, contribui para a construção de uma história de sucesso coletivo.

Cultura organizacional é a base de qualquer empresa

Por Leandro Castelo, CEO da 300 Franchising.

 

 

 

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