Acredito que autorresponsabilidade é a aptidão racional e emotiva para trazer para si toda responsabilidade pelas ocorrências e resultados que acontecem em todas as áreas da sua vida. Por mais que você enxergue que está tudo fora de controle, é importante ter a consciência de que você é o único responsável pela vida que tem levado e o que tem conquistado ao longo dos anos.

Sabe o motivo disso? Explico, é necessário fazer uma autorreflexão de qual é a postura que você tem tido com os problemas que surgem. Isso significa que a forma como tem levado a sua vida é um mérito seu, seja pelas suas ações conscientes ou inconscientes, por seu comportamento e por suas palavras.

O que eu estou dizendo pode parecer até um pouco duro e difícil de entender, mas tenha certeza de que quando você tomar consciência e colocar em prática, vai ser algo libertador. É preciso prestar atenção em suas crenças, pois elas são as principais condutoras da sua vida.

Se você não estiver satisfeito com seus resultados, basta reconhecer que suas escolhas e seus caminhos não têm sido satisfatórios e então redirecioná-los de forma autorresponsável, objetiva e consciente para um caminho de vitórias.

A autorresponsabilidade transforma você em protagonista da sua vida, pois te empodera e capacita a mudar o que deve ser alterado para avançar na direção de seus objetivos para ter uma vida próspera e equilibrada. Pensar que nós somos vítimas ou prisioneiros de nossos destinos e que vamos apenas reagir ao mundo e aos acontecimentos é uma escolha equivocada.

Como se autorresponsabilizar

  • Observe, analise e reflita antes de ficar apenas criticando;
  • Procure dar sugestões ao invés de ficar somente reclamando;
  • Busque por soluções sem procurar culpados;
  • Não ignore seus erros, aprenda com eles;
  • Julgue todas as suas atitudes e comportamentos sempre, mas não os de outras pessoas. Isso não te ajuda a focar em si e muito menos correr atrás de seus sonhos.

Acredito que nossas experiências, por palavras, comportamentos e pensamentos e que tudo o que comunicamos geram resultados palpáveis, sejam eles bons ou ruins. Pessoas de sucesso simplesmente assumem que estão onde deveriam estar e, com humildade e sabedoria, buscam aprender com seus erros para que da próxima vez, possam obter resultados melhores.

Não fique parado, estagnado, se movimente para buscar continuamente sua prosperidade e felicidade. Isso significa se atualizar sempre em relação aos estudos, ao mercado, buscar ter mais qualidade de vida, seja com a prática de exercícios, seja ao se alimentar de forma saudável.

Em resumo, é estar equilibrado, física e mentalmente. E lembre-se: não busque culpados pelo que ocorre em sua vida, seja cada vez mais responsável pelos seus resultados e procure sempre entregar o melhor de si para cada propósito de sua vida.

Entenda: você é o único responsável pelos seus resultados

Por  Clemilda Thomé, nascida na Cidade de Sapopema, interior do Paraná, filha de pais agricultores, foi uma das primeiras empresárias no Brasil a se tornar bilionária ao vender sua empresa NEODENT para uma multinacional suíça. Hoje, é uma das mulheres de negócio mais influentes do país. Participa ativamente da gestão de suas empresas, no Conselho de Administração da DSS Holding, mas tem como seu maior legado, a promoção da educação, que ela acredita ser o maior agente das mudanças e desenvolvimento do país. Faz parte do Instituto Sou 1 Campeão que oferece cursos voltados para performance física, prosperidade financeira e equilíbrio emocional, ao lado do Treinador Comportamental e esposo Mamá Brito e do ídolo do MMA mundial Rogério Minotouro. Um dos únicos institutos capacitados para oferecer esse tripé do conhecimento como o caminho completo e necessário para ajudar pessoas a executarem planos de vida e de negócios.