Como deixar a metodologia da sua empresa mais ágil e focada em resultados?

Falta de alinhamento e engajamento entre as equipes, jornadas exaustivas, diminuição da performance, dificuldade de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Esses são alguns dos problemas enfrentados pelos funcionários que adotaram o home office na pandemia do Covid-19.

Como consequência, as empresas precisaram se adequar ao novo momento e repensar a cultura organizacional com a elaboração de metas de curto prazo e o colaborador como protagonista principal e ativo.

Foi assim que diversas organizações concluíram que focar em microgerenciamento de funcionários não seria eficaz, era essencial adotar uma metodologia de gestão ágil com foco nos resultados, ou seja, o OKR (Objective, key-results, ou Objetivos e resultados chave).

O que antes era adotado apenas por grandes empresas, com a pandemia foi difundido por organizações de diversos segmentos e tamanhos, gerando maior alinhamento e engajamento entre as equipes, transparência no compartilhamento de metas, facilitando a atuação de times auto gerenciáveis e resultados diretos com autonomia, foco e colaboração.

A metodologia funciona como uma ferramenta de comunicação interna que integra as equipes por meio dos objetivos alinhados à cultura organizacional. Os OKRs conversam entre si e contribuem para a estratégia macro das organizações, transformando a cultura das empresas por meio de um modelo validado e utilizado por organizações de grande porte.

A metodologia vem sendo aplicada em diversos setores do mercado já que, além de ser de fácil entendimento e aplicação, esse modelo de gestão propõe que as metas sejam estabelecidas para o curto prazo e que sejam resultados tangíveis e calculados, a fim de aumentar a probabilidade de sucesso, foco e engajamento dos times, trazendo resultados mais rápidos e assertivos.

Outro benefício é que esse modelo incentiva a autonomia e envolvimento do funcionário, afinal as metas são definidas pelas equipes que irão cumpri-las, cabendo ao gestor apenas a aprovação das mesmas.

Muitas empresas no Brasil ainda não conheciam a ferramenta de gestão antes da pandemia, mas já buscavam por modelos de gestão diferentes dos tradicionais, onde a prioridade fosse incentivar os times a produzir por conta própria, gerando cada vez mais autonomia. Essa busca se tornou ainda maior durante a pandemia entre as empresas PMEs que são responsáveis pelo rápido crescimento da metodologia no país.

Pensando principalmente nesse momento de trabalho remoto, investir em uma consultoria de OKRs e, por meio dela, trazer mais inovação para o ambiente empresarial é um grande diferencial para as organizações que buscam se destacar no mercado.

O primeiro passo para a inclusão de qualquer método novo dentro de uma empresa é apresentar a proposta e garantir que todos os colaboradores estejam confortáveis com as mudanças, por isso a consultoria é um passo muito importante. Além disso, aderir aos princípios da metodologia à cultura da empresa em geral é fundamental para que o método seja um sucesso.

Incentivar a comunicação transparente e colaborativa nos escritórios, tanto entre as equipes quanto entre os gestores e cargos mais altos, vai possibilitar que as equipes se ajudem, facilitando o alcance dos resultados. Além disso, também é necessário estabelecer um plano de mensuração em ciclos curtos por meio de check-ins semanais e relatórios de resultados por parte dos times e rotina de feedbacks por parte dos gestores.

Metodologia ágil e focada em resultados

 

Por Daniel Alves, fundador da Colorkrew no Brasil. É administrador, empreendedor, professor Insper, Scrum Master certificado, OKRCP certificado e com MBA Executivo pelo Insper, acumula mais de 19 anos de experiência em comunicação, marketing, gestão de projetos e inovação. Atuou em diversos segmentos como mercado financeiro, bancos, telecomunicações, consultoria e tecnologia. Com experiência internacional nos Estados Unidos e Japão, ajudou a Colorkrew no seu plano de expansão internacional, respondendo pelas áreas de novos negócios, marketing e consultoria.