Qual a melhor maneira para obter uma comunicação interna de qualidade? O bem-estar dos colaboradores influencia diretamente na qualidade dos serviços prestados.

Sempre que me perguntam as estratégias para uma boa comunicação interna, tenho, como base, o entendimento de que as pessoas não são números e que devem ser tratadas com sua individualidade, principalmente por quem é líder.

A vida no trabalho não se remete somente aos processos e funções, mas também ao comportamento e sentimento de cada colaborador. Se o profissional está bem, logo, o trabalho acontece com excelência.


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Quando isso é entendido, as relações acabam fluindo e, por conseguinte, há melhorias na comunicação e na produtividade. Um estudo da consultoria Right Management (Especialistas em Talento) feito em 15 países confirmou que pessoas motivadas no trabalho rendem até 50% mais.

Saber ouvir de maneira efetiva, não para responder, mas para entender, é a principal tarefa daquele que quer resultados com a equipe e com outros setores.

Dessa forma, conseguimos demonstrar empatia com aqueles que dividem boa parte do dia conosco a fim de saberem que, além de estarmos em um cargo de liderança, também somos pessoas e podemos manejar as emoções sem nenhum receio.

Pensando em melhorias na comunicação interna e como ela pode criar engajamento diante das metas, empresas têm investido cada vez mais em ações para o colaborador, como por exemplo, ações que envolvam competições e premiações, o que resulta na valorização do profissional e em mais produtividade.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia mostrou que a qualidade de vida está diretamente ligada à produtividade no trabalho. A pesquisa identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação aos outros.

Outra habilidade relevante que possibilita uma comunicação interna de qualidade é estar aberto a constante aprendizado, principalmente nos momentos instáveis e de ambiguidade, adotando uma postura flexível, construtiva e acolhedora.

Mostramos mais da nossa personalidade nos momentos difíceis, pois os fáceis nos colocam em uma zona de conforto, pois não tem algo a ser enfrentado. Apreciação e abertura às novas abordagens para além das fronteiras organizacionais é o caminho de maior crescimento, aumento de repertório, profundidade e perspectiva.

Quando essa linha de raciocínio se conecta com a criatividade, gera-se mudança de comportamento e engajamento.

E por falar em engajamento, essa ação é uma das principais metragens do relacionamento interno, pois, se há boa comunicação, todos “falam a mesma língua”; e se falam a mesma língua, o trabalho está propenso a acontecer de forma mais assertiva, em que todos caminham para uma só direção, considerando os principais objetivos, metas e desejos da empresa.

Com isso, o indivíduo passa a ter protagonismo e espaço dentro da empresa, tornando-se um agente transformador.

Sempre procurei construir relações de confiança, cumprindo acordos, me certificando que tudo que envolve a relação e as informações que circulam na empresa devem ser tratadas com ética e responsabilidade, ciente do meu compromisso com o bem-estar de todos e buscando melhorias para o ambiente de trabalho.

Para obter uma comunicação interna de qualidadePor Anderson Miranda Teodoro, Diretor e Franqueado da Minds idiomas.

 

 

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 94, “Qual foi o legado deixado pela Reforma Trabalhista?” com Dra. Cintia Fernandes, advogada especialista em Direito do Trabalho e sócia do escritório Mauro Menezes & Advogados. Clique no app abaixo:

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