O início de um novo ano é o momento ideal para planejar e investir no crescimento profissional. O desenvolvimento de competências é essencial para se manter atualizado e competitivo no mercado de trabalho em constante evolução. Muitos possuem o costume de neste período do ano fazer diversos tipos de promessas, reflexões, alinhar sonhos etc.

Mas a grande maioria esquece que também é um momento de avaliar suas habilidades profissionais, de olhar pra sua carreira, de rever quais pontos precisam se ajustar para conquistar o seu tão sonhado reconhecimento profissional.

É fundamental que cada pessoa faça uma avaliação muito sincera das competências atuais. Identifique pontos fortes e áreas que precisam de aprimoramento. Isso pode ser feito por meio de autoavaliação, feedback de colegas ou avaliações formais de desempenho.

Não é fácil se autoavaliar, mas a partir do momento que você consegue parar um tempinho e olhar para si, já pode ser considerado um grande passo para o seu desenvolvimento.

Após identificar as oportunidades de melhoria, estabeleça metas claras e específicas para o desenvolvimento de suas competências. As metas devem ser mensuráveis, alcançáveis e relevantes para o seu crescimento profissional.

RH TopTalks cobertura

Por exemplo, pode ser dominar uma nova habilidade técnica, aprimorar habilidades de liderança ou melhorar a comunicação interpessoal. O que precisa ter claro, é que sempre temos algo que podemos aprender e o mais importante é definirmos prazos para conclusão do que você for propor para seu desenvolvimento.

Estando bem definido onde precisa se desenvolver, chega a hora de começar o aprendizado, que não se limita apenas a treinamentos formais. Atualmente existe uma variedade de recursos, como cursos online, workshops, podcasts, livros e mentoria. Nem sempre é necessário ter recursos financeiros para conseguir se desenvolver. Investir tempo regularmente para adquirir novos conhecimentos e aprimorar habilidades essenciais para o seu campo de atuação é primordial.

Além das competências técnicas, as habilidades sociais são muito valorizadas. Trabalhe na melhoria da inteligência emocional, empatia, comunicação eficaz, liderança, resiliência e colaboração. Estas habilidades são cruciais para construir relacionamentos profissionais sólidos e equipes bem-sucedidas.

Na medida do possível, participe de eventos organizacionais, seminários, workshops, congressos, comitês ou grupos de networking para expandir sua rede profissional. A colaboração com outras pessoas pode oferecer oportunidades de aprendizado, troca de ideias e possíveis parcerias que impulsionem o seu desenvolvimento.

Existe uma forma muito assertiva, que é observar mais atentamente aos comportamentos daquelas pessoas que são nossas inspirações, buscando entender como a pessoa pode agregar no nosso autodesenvolvimento.

Pesquisa Infojobs

Uma outra parte bem importante para o desenvolvimento é reavaliar periodicamente seu progresso em relação às metas estabelecidas. Faça ajustes sempre que necessário para maximizar o seu crescimento. Ao longo do ano, separe momentos para reavaliar sua trajetória, entender onde está evoluindo e onde ainda precisa colocar mais energia para se desenvolver.

Esteja aberto a feedback e use-o como uma ferramenta para aprimorar continuamente suas competências. Olhe para as pessoas da sua confiança, solicite feedback para todos que possam lhe apoiar a desenvolver. Se você não se sente confortável ainda para pedir feedback aos colegas de trabalho, comece pedindo feedback ao seu filho, esposo ou aquilo amigo mais próximo. Eles podem te dar informações que irão te direcionar muito nas suas decisões de crescimento pessoal. 

O desenvolvimento de competências é um investimento valioso para o sucesso profissional e deve ser sempre constante. A qualquer momento é hora de olhar para si e investir tempo para crescer. Todos os dias o sol nasce novamente possibilitando um novo dia cheio de oportunidades de desenvolver.

Que tal começarmos o ano com foco no aprimoramento contínuo?

Comprometer-se com o seu próprio desenvolvimento de habilidades é garantia de que você irá colher os frutos ao longo do ano.

Comece o ano desenvolvendo as habilidades mais requisitadas

Por Cleber Moura – Especialista de Gestão de Pessoas há mais de 20 anos. Graduado em Secretariado Executivo pelo CEFET- MT e em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Cuiabá-UNIC. Terapeuta Complementar Practitioner em PNL. Especialista em Liderança, Coaching e Gestão Estratégica de Pessoas, bem como Master of Business Administration em Gestão de Pessoas pela renomada Fundação Getúlio Vargas – FGV. Expertise na estruturação de departamento de RH, condução de treinamentos comportamentais e técnicos, recrutamento e seleção, desenvolvimento do capital humano e gestão de remuneração. 

Ouça o RH Pra Você Cast, episódio 146, “Upskilling e Reskilling: os caminhos para a autoaprendizagem“. O “Global Sentiment Survey”, uma das pesquisas mais importantes destinadas ao público de treinamento & desenvolvimento, trouxe uma nova atualização sobre as tendências e preocupações globais dos profissionais do setor. O que não mudou em relação a 2022, porém, foi a primeira colocação entre os temas que a comunidade de T&D enxerga como os de maior atenção para a área – e o topo segue com Reskilling/Upskilling. Apesar de serem palavras já disseminadas, quais suas particularidades? Como as empresas estão enxergando (e aplicando) os conceitos? Qual o caminho para a autoaprendizagem? Falamos sobre tudo isso nesse episódio do RH Pra Você Cast, e quem nos guiou foi Mari Achutti, fundadora e CEO da Sputnik. Acompanhe clicando no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos