Reflexões e recomendações essenciais sobre Marca Pessoal para 2024. Imagino que você já esteja com sua lista de planos para 2024 e tenho certeza de que desenvolver sua Marca Pessoal está entre algum deles.

Talvez você não tenha usado essa nomenclatura, mas, se em algum de seus objetivos para o ano novo você considera aprimorar sua apresentação pessoal, sua comunicação ou seu comportamento e atitude, saiba que estes temas estão totalmente ligados à sua imagem.

Quando conheço alguém e digo sobre a minha atividade profissional, normalmente, a pessoa arruma o cabelo, ajeita a roupa ou fala “Ah, Priscila, nem deu tempo de me arrumar muito hoje” ou algo do tipo… (rs)

Acaba sendo um momento divertido e fazemos alguma brincadeira sobre o assunto.

É claro que a aparência, os cuidados pessoais, a roupa, os acessórios, até o corte de cabelo, transmitem informações a nosso respeito, porém, nossa forma de se comportar e comunicar também transmitem muito. 

Até mesmo o silêncio transmite uma mensagem, não é mesmo?

Conte com a expertise da Eva

Costumo falar em apresentações que, assim como as grandes marcas de produtos ou serviços se preocupam com sua posição no mercado, sua reputação, tipo de experiência que oferecem aos clientes, nós também precisamos estar atentos à nossa Marca Pessoal, nossa “embalagem”, nossa postura, aos sentimentos que proporcionamos às pessoas que lidam com a gente.

Tem uma frase linda da Maya Angelou que explica bem isso: 

Aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse, vão esquecer o que você fez, mas não vão esquecer como você as fez sentir.”

Como você tem feito as pessoas se sentirem em relação a você?

Pequenos detalhes e gentilezas fazem toda a diferença na forma com que o outro vai se sentir ou se comportar com relação à nossa forma de ser, de lidar, de respeitar, de ouvir e de oferecer nossa verdadeira atenção.

Você pode não ter um feedback do outro, mas eu posso te afirmar que não funciona…

  • sair para almoçar com alguém que precisa conversar e ficar consultando o celular;
  • atender a um colaborador que pede sua atenção enquanto estiver fazendo outra coisa no computador;
  • participar de uma reunião online com a câmera fechada;
  • vestir-se com a mesma roupa que usa em casa para assistir tv ou ficar de boa no sofá para o trabalho presencial no escritório;
  • não ter coerência entre sua fala e atitude;
  • criar uma ótima primeira impressão e não manter o nível nas demais ocasiões;
  • não se colocar como prioridade e não cuidar de seu autodesenvolvimento por contra própria.

Empresas estão buscando informações sobre o básico da apresentação pessoal, do comportamento e da comunicação, porque que as pessoas deixaram de lado… como se agora tudo pode.

Você tem notado o mesmo?

Não vamos voltar a um dresscode formal e rígido, às regras de etiqueta muito conservadoras e às comunicações antiquadas, no entanto, o excesso de informalidade que tenho observado, seja por relatos de clientes ou situações que tenho vivenciado, não é o mais ideal para um ambiente profissional.

Faz sentido? Já passou por situações assim?

Que possamos nesse novo ano estar atento à nossa apresentação pessoal de acordo com ambiente que estivermos tendo bom senso, considerando estrategicamente a imagem que desejamos transmitir e até mesmo como estamos representando a marca da empresa que trabalhamos ou a do nosso próprio negócio.

Cordialidade, pontualidade, simpatia, bom humor, empatia, atitude positiva, escuta ativa, estão sempre em alta, considere estas atitudes de gentileza, educação e de cuidado com o outro em seu dia a dia.

E que seja um maravilhoso 2024 pra todos nós!

Abraços e muito obrigada pela leitura do artigo! 😊

Reflexões sobre Marca Pessoal para 2024

Por Priscila Avelar, CEO da Prisence Consultoria de RH – Imagem Pessoal e Profissional. Consultoria de imagem pessoal e profissional, para apoio a profissionais que desejam alcançar um novo patamar em sua carreira. Para empresas, desenvolvendo a marca pessoal e profissional dos colaboradores para que possam sempre estarem atentos ao autocuidado, aprimorarem sua autoconfiança, transmitam credibilidade e a imagem que a empresa também deseja comunicar.

Ouça o episódio 148, “Personal branding: o que é e como gerenciar sua marca pessoal?” do RH Pra Você Cast. O que você pensa ao ouvir o termo “personal branding”? A verdade é que há muita coisa envolvida no processo de gerenciamento da marca pessoal. É necessário juntar estratégia, tática e ações, e tudo isso impacta na identidade, imagem e reputação de cada profissional. Mas como fazer isso? As empresas podem ajudar os profissionais nessa construção da marca pessoal? E qual o peso e relevância das redes sociais nesse posicionamento? Conversamos com Daniela Viek, especialista internacional em Personal Branding, sobre tudo isso. Acompanhe!

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube