Para 93% das companhias, as habilidades comportamentais (soft skills) são muito importantes para os profissionais saberem lidar com as tomadas de decisão.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, demandando profissionais qualificados para atender às vagas de emprego. Em busca de novas oportunidades, pessoas que querem se recolocar no mercado ou que estão à procura do primeiro emprego, se especializam e recorrem a novos conhecimentos.

Mas, ressalto que não somente os conhecimentos técnicos, conhecidos como hard skills, devem ser considerados importantes. As soft skills (habilidades comportamentais) vêm ganhando força nas organizações a cada dia mais.

Segundo a ZipRecruiter, software de emprego americano, para 93% das companhias, as habilidades comportamentais (soft skills) são muito importantes para os profissionais saberem lidar com as tomadas de decisão, priorizar um bom clima organizacional, manter uma comunicação clara e saudável, ter um planejamento bem elaborado e uma boa gestão do tempo.

RH TopTalks cobertura

As empresas estão estabelecendo um ambiente mais inclusivo e diversificado, sendo necessário que profissionais apresentem competências capazes de manter um bom relacionamento, a produtividade, a motivação e a flexibilidade diante de repertórios de crise.

Entretanto, um dos grandes desafios das empresas é atrair e reter talentos, então, mesmo que haja vagas, são procurados profissionais que tenham as mesmas skills do perfil da companhia. De acordo com o Guia Salarial da consultoria de recrutamento Robert Half, essa é a preocupação para 84% das marcas. Para virar este cenário, uma das formas que a empresa pode reter esses talentos é oferecer treinamentos e capacitações para desenvolver as habilidades dos colaboradores.

Pesquisa Infojobs

Há mais de 6 anos na área de Marketing e ao lado de diretores, indico as 3 soft skills mais exigidas no mercado de trabalho para você se tornar um profissional de sucesso:

1- Empatia: é essencial não apenas para a vida, mas também para o ambiente profissional, facilitando a conexão com colegas de trabalho, superiores e clientes, oportunizando um ambiente mais harmonioso e um clima saudável.

2- Comunicação: é uma das habilidades mais requisitadas para estabelecer um alinhamento claro e objetivo, criando uma maior facilidade de entender e se explicar à equipe e aos diretores.

3- Flexibilidade: é comum, no dia a dia, tarefas do trabalho saírem do que estava previsto, como as eventualidades, que trazem muitos fatores imprevisíveis podem ocorrer. Por isso, ser flexível com as circunstâncias e agir com segurança faz toda a diferença na hora de resolver um problema.

As soft skills são as habilidades mais requisitadas e valorizadas pelas empresas, permita-se desenvolvê-las!

As 3 soft skills mais requisitadas

Por Larissa Marcelino, Supervisora de Marketing Digital do Cebrac – Centro Brasileiro de Cursos. 

 

 

Ouça o RH Pra Você Cast, episódio 146, “Upskilling e Reskilling: os caminhos para a autoaprendizagem“. O “Global Sentiment Survey”, uma das pesquisas mais importantes destinadas ao público de treinamento & desenvolvimento, trouxe uma nova atualização sobre as tendências e preocupações globais dos profissionais do setor. O que não mudou em relação a 2022, porém, foi a primeira colocação entre os temas que a comunidade de T&D enxerga como os de maior atenção para a área – e o topo segue com Reskilling/Upskilling. Apesar de serem palavras já disseminadas, quais suas particularidades? Como as empresas estão enxergando (e aplicando) os conceitos? Qual o caminho para a autoaprendizagem? Falamos sobre tudo isso nesse episódio do RH Pra Você Cast, e quem nos guiou foi Mari Achutti, fundadora e CEO da Sputnik. Acompanhe clicando no app abaixo:

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