Metodologia ‘5S’ da Marfrig engaja colaboradores. Utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina. Na área empresarial, estes são os termos relacionados à metodologia intitulada “5S”, referência aos cinco sensos que devem nortear as companhias. Em japonês, os sensos são seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke.

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Criado no Japão após a Segunda Guerra Mundial com a finalidade de reorganizar o país, o modelo é utilizado atualmente por empresas de todo o mundo junto a seus funcionários por meio de técnicas como motivação e engajamento – e leva ao aperfeiçoamento das organizações do ponto de vista dos cinco aspectos acima elencados. 

É com suporte do “5S” que a Marfrig aprimora seu ambiente de trabalho, seus procedimentos e os resultados obtidos. A companhia é líder global na produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, com unidades em cinco países – Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Estados Unidos.

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São muitas as vantagens do modelo “5S”: aumento de produtividade, redução de custos, melhoria do clima organizacional, motivação de equipes e colaboradores e incentivo à competição saudável entre eles.   

O seiri, senso de utilização, consiste em separar o útil do inútil e remover objetos desnecessários dos locais de trabalho, o que evita excessos e desperdícios. 

Já com o senso seiton, o da organização, a empresa coloca cada item em seu devido lugar e prioriza o que é mais usado no dia a dia, deixando isso ao alcance das mãos. 

Por meio do seiso, o senso de limpeza, as companhias mantêm seus ambientes de trabalho sempre limpos. 

O seiketsu, senso de saúde, remete ao cuidado com o corpo dos colaboradores, com uso adequado de EPI´s (equipamentos de proteção individual) e zelo pela higiene pessoal e pelas boas condições dos ambientes comuns. 

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Por fim, o último senso – shitsukeevoca a disciplina e o ato de se fazer as coisas certas de forma natural, sem necessidade de fiscalizações recorrentes, tornando os afazeres um hábito.

Os sensos do “5S” sempre estiveram presentes na Marfrig, uma vez que a missão da companhia é produzir alimentos que vão para as mesas de refeições de consumidores de mais de 100 países, o que exige cuidado e qualidade redobrados. 

A companhia possui sistemas de gestão, metas de acordo com níveis hierárquicos, gestão de rotina, padronização, atendimento a normas e regulamentos e auditorias de qualidade e segurança. Com o fortalecimento do “5S”, os procedimentos foram expandidos para todos os colaboradores, setores e unidades e, o mais importante, com uma visão integrada e completa, o que garante e reforça o foco da Marfrig em padronizar e qualificar processos que envolvem tanta gente – no Brasil, a companhia tem mais de 16.000 funcionários.  

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Auditorias corporativas nas unidades avaliam a aplicação de cada um dos cinco sensos nos departamentos da empresa a fim de apoiar cada operação na identificação das oportunidades seguindo os sábios e eficazes conceitos do 5S”.  

Desta forma, com o uso da metodologia “5S” a Marfrig se torna uma empresa cada vez mais fortalecida, tendo a qualidade e a excelência como princípios norteadores em sua relação com os consumidores, colaboradores e demais stakeholders.

Case Marfrig: metodologia "5S" engajaPor Carla Zanatta, gerente corporativa de gestão da Marfrig.

 

 

 

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