Benefícios corporativos são tão ou mais importantes que salário para os colaboradores. Um dos principais caminhos do sucesso empresarial é por meio do cuidado genuíno com os colaboradores. Muito tem se falado sobre a experiência do colaborador, uma pauta que veio para ficar e tende a ser aprimorada cada vez mais.

Quando falamos sobre experiência das pessoas que atuam dentro das empresas, incluímos todo o ambiente de trabalho, as remunerações e os benefícios corporativos, que estão se tornando tão ou mais importantes que o salário para muitos profissionais, pois refletem diretamente na qualidade de vida das pessoas.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita com gestores de Recursos Humanos e funcionários de pequenas empresas revelou que 43,5% aceitariam ganhar menos em outro emprego se os benefícios fossem melhores.

RH TopTalks cobertura

De acordo com o Anuário de Benefícios Corporativos 2023, desenvolvido pela Swile, em parceria com a Leme Consultoria, os benefícios mais comuns nacionalmente são vale refeição e assistência médica. Porém é fato que quanto mais benefícios uma empresa oferece, mais competitiva ela se torna no mercado para atração e retenção de talentos.

Mais do que quantidade, é necessário coerência, consistência e qualidade no que é oferecido para a equipe para que realmente agregue valor. É benéfico para todos os lados quando o colaborador está satisfeito, como mostrou um estudo realizado pela Gallup em empresas com altos níveis de engajamento: foi possível notar um aumento de 14% na produtividade, 23% na rentabilidade e 10% de melhoria na avaliação de clientes.

Os benefícios mais conhecidos são de extrema importância, pois garantem alimentação e assistência médica não só dos funcionários, mas de suas famílias também. Porém também é preciso olhar para outros tipos de benefícios que contribuem para o bem-estar físico e mental.

Com todo o seu avanço, a tecnologia é uma das nossas principais aliadas e acredito que esse seja o caminho quando falamos de experiência de colaborador como um todo – aproveitar o que ela tem de melhor para nos ajudar a resolver problemas complexos.

Dessa forma, é essencial que o RH tenha uma visão integrada quando falamos de satisfação do colaborador, pois os benefícios estão assumindo um papel cada vez mais relevante na tomada de decisão do profissional. Através dos benefícios, é possível proporcionar experiências diferenciadas, lazer e qualidade de vida para pessoas que são fundamentais no sucesso de qualquer negócio.

Benefícios são tão ou mais importantes que salário

Por Antonio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão – um serviço completo de fretamento para pessoas e empresas, proporcionando um transporte inteligente, de qualidade e preço acessível para todos.

 

Ouça o episódio 136 do RH Pra Você Cast, “De benefício a plataforma de bem-estar: o salto do Gympass”. Três vezes maior: esse foi o salto do Gympass do período pré-pandêmico para os dias de hoje. A pandemia, iniciada em 2020, resultou no fechamento de todas as academias do Brasil por alguns meses. Com isso, a empresa precisou se reinventar e o benefício de saúde física se transformou em uma plataforma de bem-estar. O resultado dessa jornada já contamos ali no início. E um parceiro muito próximo durante todo o processo foi o RH. Neste episódio, Priscila Siqueira, líder do Gympass no Brasil, contou um pouco sobre a sua carreira; o crescimento da empresa; a relação com o RH e a importância de ser (e promover) uma liderança feminina. Acompanhe!

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos