Novas soluções seguem ganhando espaço no mercado a todo momento. A sensação é quase a de que avançamos 30 anos em apenas 5, com tanta tecnologia presente tanto no nosso dia a dia como no trabalho. A expansão desse mercado e os investimentos aplicados não param de crescer, e recentemente um tópico vem dominando as discussões: a criação e utilização do Chat GPT no mundo corporativo.
O uso de inteligência artificial não é nenhuma novidade, mas as possibilidades apresentadas pela ferramenta chamam a atenção dos profissionais brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela Semrush, o Brasil corresponde a 4,3% do total do tráfego de visitas do site, sendo um dos cinco países que mais acessam a página da inteligência artificial.
E um dos segmentos que vem apostando no uso do Chat GPT é justamente o de RH. Com a possibilidade de automatizar processos como a descrição e abertura de vagas, análise de currículos, divulgação de vagas e processos de testes e aplicação de conhecimentos específicos, que quando elaborados da forma tradicional podem significar horas de dedicação, a ferramenta tem sido uma grande aliada da área, atuando com a capacidade de simplificar as rotinas e garantir mais agilidade para os profissionais.
O RH, aliás, vem sendo um precursor no uso de tecnologias dentro das empresas. Gestão de pontos, desenvolvimento profissional e plano de carreira são alguns outros processos que ganham cada vez mais soluções inovadoras e que tornam a área mais estratégica e assertiva.
Com o avanço da sociedade e modelos de trabalho, os profissionais de recursos humanos precisaram rever e reinventar sua forma de trabalhar, como atrair e reter talentos, como manter a cultura organizacional, como inovar e criar propósito para as empresas e funcionários. Isso tudo aliado às mudanças geracionais que demandam mudanças antes desconhecidas.
O uso da tecnologia e a automatização de processos como as proporcionadas pelo Chat GPT abrem portas para que os profissionais de RH olhem para as necessidades humanas e não as processuais.
Enquanto a inteligência artificial descreve uma vaga, é possível, por exemplo, estudar e aprender sobre a geração Z e o que ela espera do mercado de trabalho. Estamos vivendo a mudança geracional de forma muito evidente e essa deve ser uma preocupação do RH exercida pela mente humana.
O setor tem muito a desenvolver, mas a boa receptividade com as novas tecnologias conta a favor do RH, afinal abre caminho para que o principal objetivo da área, de ter o olhar centrado no humano, possa ser realizado de forma efetiva, enquanto a tecnologia trabalha nos processos que podem ser automatizados.
O Chat GPT é um grande exemplo, enquanto as discussões em torno de suas vantagens ainda acontecem, o setor de recursos humanos toma a frente e já o coloca para dentro do seu dia a dia. É um caminho sem volta, mas muito promissor para todo o mercado.
Por Flávio Legieri, CEO e Cofundador da Intelligenza IT, desde 2008 a empresa a maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH. Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela FIA Business School, é reconhecido por sua liderança humanizada e pela personalidade inspiradora, acumulando anos de experiência no setor e diversos casos de sucesso que elevaram a empresa no mercado, sendo hoje uma das principais no ramo.
Ouça o RH Pra Você Cast, episódio 139: “G4 Educação encontra na Inteligência Artificial o equilíbrio para melhorar a jornada das pessoas“. Novas tecnologias, por melhores que sejam, costumam trazer consigo uma certa resistência. A moda da vez, o ‘empolgante e polêmico’ ChatGPT, se encaixa perfeitamente nesse cenário. Para alguns, a Inteligência Artificial é revolucionária e extremamente eficaz para o desenvolvimento de projetos pessoais e profissionais. Para outro grupo, a nova moda chega para ‘acomodar’ as pessoas, tornando-as intelectualmente dependentes e podendo substituí-las no mercado de trabalho.
Opiniões à parte, é fato que a Inteligência Artificial e a tecnologia como um todo chegaram para facilitar o dia a dia até mesmo do mais humanizado os setores empresariais: o RH. Para quem tem a mente aberta de aproveitar todo o seu potencial, a transformação é notável. Exemplo disso ocorre na G4 Educação. Todas as vantagens e benefícios identificados pela empresa quem revela é uma das maiores entusiastas da IA no RH, Marcela Zaidem. A Diretora de Pessoas dá as melhores dicas para quem quer dominar o equilíbrio entre pessoas e digital. Confira o RH Pra Você Cast clicando diretamente no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Capa: Depositphotos