Apostar na construção de um conselho em corporações pode representar um diferencial estratégico significativo, independentemente do porte da organização.

O mercado de conselheiros segue bastante aquecido no Brasil e no mundo afora, entre 2014 e 2020, o crescimento de indivíduos independentes foi de 39% para 60%, segundo uma pesquisa global da Korn Ferry. Trata-se de uma área fundamental para o desenvolvimento das empresas que fornece insights e orientações para decisões mais embasadas.

De resolução de conflitos a uma gestão mais sustentável, conheça os cinco motivos para ter um conselho estruturado.

1 – Tomada de decisões informada

Ao integrar profissionais experientes, o processo de definição de ações se transforma em um exercício estratégico, em que a análise aprofundada, a consideração de diferentes perspectivas e a avaliação criteriosa de dados resultam em escolhas ainda mais qualificadas.

Essa abordagem não apenas minimiza os riscos associados às decisões empresariais, mas também otimiza os resultados, contribuindo significativamente para o sucesso e a sustentabilidade da organização.

2- Foco em sustentabilidade e inovação

Com novas ideias e abordagens contínuas, os conselheiros garantem que a empresa acompanhe e lidere as mudanças em um ambiente de negócios em constante evolução. Dessa forma, a organização se mantém relevante e se posiciona como um agente proativo na criação de soluções sustentáveis para os desafios futuros.

3 – Crescimento em longo prazo

Ao colaborar na definição de metas e objetivos, o conselho assegura que os planos de curto prazo estejam alinhados com uma visão de longo prazo. Essas ações não apenas orientam a empresa em direção a uma expansão consistente, como também fortalecem sua resiliência.

4 – Resolução de conflitos

A diversidade de experiências dos integrantes oferece capacidade aprimorada para lidar com conflitos internos de maneira construtiva e voltada para soluções. A variedade de perspectivas e conhecimentos entre os membros proporciona um ambiente propício para abordar e resolver divergências, promovendo assim um ambiente interno mais harmonioso e eficiente.

5 – Avaliação contínua

Ao implementar um conselho consultivo, a empresa tem a possibilidade de fazer uma avaliação periódica e criteriosa de suas operações. Esse processo permite a identificação de áreas de aprimoramento, garantindo adaptação às mudanças do mercado.

A capacidade de revisão regular promovida pelo conselho contribui ainda para a otimização operacional e o desenvolvimento sólido da organização ao longo do tempo.

5 razões para investir em um conselho consultivo

Por Farias Souza, CEO de Board Academy, EdTech de Formação e Desenvolvimento de Conselheiros Consultivos, Independentes, Fiscais e de Administração de Empresas.

 

Ouça o episódio 148, “Personal branding: o que é e como gerenciar sua marca pessoal?” do RH Pra Você Cast. O que você pensa ao ouvir o termo “personal branding”? A verdade é que há muita coisa envolvida no processo de gerenciamento da marca pessoal. É necessário juntar estratégia, tática e ações, e tudo isso impacta na identidade, imagem e reputação de cada profissional. Mas como fazer isso? As empresas podem ajudar os profissionais nessa construção da marca pessoal? E qual o peso e relevância das redes sociais nesse posicionamento? Conversamos com Daniela Viek, especialista internacional em Personal Branding, sobre tudo isso. Acompanhe!

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