A automação de processos e metodologia ágil como aliada para redução de horas trabalhadas no RH.

Cada vez mais a frase “tempo é dinheiro” faz sentido no dia a dia do mundo corporativo. É óbvio que quanto mais produzimos, mais ganhamos. Mas, já paramos para pensar a que custo?

A execução de atividades manuais e repetitivas, que parecem, em um primeiro momento, pequenas, acabam ocupando tempo de trabalho que poderia ser utilizado de forma mais estratégica, que traria mais retorno para o negócio e até mesmo desmotivando os colaboradores.

Na área de RH, que ocupa uma posição cada vez mais relevante e direcionada a resultados, ou seja, não é mais simplesmente o departamento pessoal – DP, que contrata e demite pessoas, o que é ainda mais perceptível.

Mesmo com esse novo escopo, ainda estamos falando da área com um dos maiores números de processos manuais em uma empresa. Atividades como administrar os pagamentos, os benefícios, os pedidos de férias, admitir e desligar funcionários são exemplos de tarefas repetitivas e de grande criticidade.

Isso, sem dúvidas, torna maçante e intenso o trabalho dos profissionais envolvidos, passível de erros e as rotinas do dia a dia não permitem que sobre tempo para pensar no estratégico.

A questão é como economizar esse tempo de forma ágil e assertiva, mitigando erros?

O RPA (traduzindo para o português, automação de processos robóticos) é parte dessa resposta.

Quando se tira um minuto para olhar e pensar em quantas horas se pode economizar em algumas das principais funções desempenhadas pelas áreas de RH com a automação, os números são bem interessantes.

Temos exemplos de projetos em que, somente no onboarding, foi possível economizar 399 horas por ano, eliminando as atividades manuais para criar os acessos de funcionários em sistemas e plataformas.

Já quando esse colaborador – offboarding – deixa a empresa, 278 horas deixam de ser dedicadas para reverter esse processo, exemplo remoção de acessos em sistemas e plataformas.

Outra situação, é com relação a uma das tarefas mais conhecidas da área de recursos humanos: a folha de pagamento. Para o envio de 720 holerites por mês, é possível economizar 480 horas por ano com a automação desse processo.

Mas, para alcançar esses benefícios, é importante considerar três pilares: pessoas, processos e tecnologia. Por isso, disse lá em cima que o RPA era parte dessa resposta.

Ela pode ser ainda combinada com ferramentas de Inteligência Artificial e Machine Learning e até mesmo utilizar a metodologia Ágil, que consiste em um modelo de conduzir projetos que visa dar maior rapidez aos processos e à conclusão de tarefas.

Além de contar com um parceiro que ajude a mapear e otimizar os processos antes de robotizá-los, é um aspecto bastante importante.

Porém, é indiscutível que a automação de processos agrega um diferencial competitivo no mercado e traz um impacto real no final do dia.

As empresas que adotam o RPA estão à frente das outras, agilizando seus processos, reduzindo seus custos, aumentando a produtividade das equipes e diminuindo horas de trabalho em atividades repetitivas.

Automação de processos e metodologia ágil no RH

Por Alex Salino, CEO da Cadmus e idealizador da beefor, primeira plataforma para governança e gestão de equipes ágeis do mundo, que proporciona uma experiência única de protagonismo para as pessoas.

 

 

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