O olho no olho, o aperto de mão, as conversas no café e até mesmo as reuniões presencias já resolviam uma série de questões no trabalho. No entanto, esse cenário ficou no passado. Hoje, a linguagem corporal não é tão transparente e fica mais difícil saber se a pessoa do outro lado da tela está num bom dia ou não. Esta é a realidade de quem trabalha de maneira híbrida ou home office, transformações exigidas pela pandemia e que agregou no mundo do trabalho.

Embora essas mudanças trouxeram elementos importantes para o ambiente corporativo, a comunicação se tornou um desafio. Isso porque há pessoas com seus escritórios improvisados que estão mais angustiadas, ansiosas, fragilizadas e que precisam reconhecimento mesmo que de longe.

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No entanto, esses não são os únicos problemas, já que existem ferramentas tecnológicas que conseguem estreitar essa comunicação e fazer com que os profissionais possam interagir de onde estiverem. Neste caso, a questão nem é tanto a distância que tem deixado a comunicação precária dentro das companhias. A falha tem a ver com o fator humano.

O levantamento Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, realizado pela The School of Life em parceria com a Robert Half, também indica que a capacidade de se comunicar está em xeque e é a competência que mais falta nos liderados, ausente em 32% deles.

Portanto, uma chave para melhorar esse aspecto e trazer benefícios é investir em uma boa comunicação interna aliada com o RH para saber o jeito e o timing certo de se falar com os colaboradores. Não basta ter uma equipe que envia alguns recados, cola algumas informações no mural da empresa e traz algumas decisões da companhia. Até porque, hoje não basta só falar; é preciso escutar também.

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Essa mudança foi acelerada por diversos temas e, por isso, a comunicação interna aliada com a estratégia de RH precisa trazer informações como diversidade, sustentabilidade, ESG, saúde mental, planos da empresa, entre outros pontos de interação. Nesse novo cenário, a comunicação não ficou limitada a uma parte da empresa, mas cabe a todos os colaboradores.

Todos precisam estar dentro dessa estratégia.

Comunicação interna x A cultura organizacional

É sempre bom lembrar que as pessoas são a força motriz de qualquer negócio e elas precisam ser engajadas, respeitadas, ouvidas e protagonistas nas empresas que atuam. A comunicação exerce um papel fundamental nesse aspecto.

Ela garante a manutenção da cultura da companhia e possibilita que todos os colaboradores estejam engajados e alinhados aos valores da empresa, além de manter um clima organizacional saudável.

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Uma pesquisa realizada durante um evento voltado para heads de RH, reforça essa importância. O estudo mostra que 97,5% dos participantes afirmaram considerar a Comunicação Interna como uma ferramenta totalmente estratégica e 2,5% acreditam que é estratégica, mas de forma parcial.

A relevância do tema para disseminação da cultura da empresa também foi ressaltada pelos 57,5% que informaram que o departamento de RH da empresa em que trabalham utiliza a Comunicação Interna para alinhar propósitos e disseminar a cultura organizacional. Somente 11,7% disse que o RH utiliza ferramentas restritas para esta finalidade e nenhum participante alegou que o RH não utiliza ferramentas com este objetivo.

Desafios e oportunidades

Pode ser que a sua empresa já tenha começado a perceber o quanto comunicação interna aliada com o RH é um processo necessário. Por isso, é hora de repensar esse percurso para engajar os times e ter uma equipe forte e motivada.

O trajeto não é tão simples, até porque tem a ver com pessoas. Mas diria que se as equipes de comunicação interna e RH tiverem neutralidade, transparência e objetividade para tratar às situações, provavelmente, a chance de oferecerem uma comunicação eficiente é garantida.

Se pudesse dar um conselho para as empresas, diria para elas analisarem, entenderem o perfil de seus colaboradores e desenharem estratégias de comunicação que tenham sinergia com a cultura da companhia.

Além disso, tenha tecnologias para conseguir disseminar a informação de forma coerente e célere.

Comunicação e RH: uma relação para dar certo!

Por Clarissa Almeida, Gerente de Recursos Humanos e Comunicação da Yank Solutions. Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração com atuação há mais de 10 anos na área de Recursos Humanos. Especialista em análise comportamental, atuando nos subsistemas de Recrutamento e Seleção, Projetos e Indicadores de RH, Treinamento & Desenvolvimento.  porte.

Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?

Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:

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