Atualmente, oferecer experiências relevantes e significativas tanto às pessoas candidatas quanto às colaboradoras é umas das mais importantes maneiras de contribuir para o engajamento e boa reputação de uma organização. De acordo com o autor Jacob Morgan, “em um mundo onde o dinheiro não é mais o principal fator de motivação para os colaboradores, focar na experiência do funcionário é a vantagem competitiva mais promissora que as organizações podem criar”, nesse sentido o employer branding se apresenta como uma ferramenta muito eficiente.

Segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, cerca de 75% das pessoas verificam as características das empresas antes de decidirem se candidatar para vagas de emprego. Os profissionais sabem onde querem ou não estar e quais organizações combinam mais com seus perfis e cultura. Por isso, 84% consideram sair do seu emprego atual se for oferecido algum trabalho em uma companhia com uma excelente reputação no mercado.

Gerar conexão e possibilitar o networking entre empresas e pessoas pode potencializar os resultados dessas marcas empregadoras. O Click Carreira, plataforma desenvolvida pelo Grupo Cia de Talentos, foi criada para estabelecer esse relacionamento. Com metodologia gamificada, em ambiente virtual, e conteúdos voltados para pessoas que buscam crescer em suas carreiras. Nela, empresas compartilham em seus espaços conteúdos relevantes sobre o tema, trocam experiências sobre o mercado e levam novos insights para a audiência.

Dessa forma, as empresas também apresentam sua cultura e os valores que as cercam, favorecendo o processo de identificação dos profissionais com a organização, agilizando e otimizando recursos na contratação, engajando as pessoas que podem se tornar colaboradoras no futuro, não importando faixas etárias, localidade, cursos e formação.

Ainda, segundo a pesquisa do LinkedIn que já citei, empresas com uma forte estratégia de employer branding podem conseguir duas vezes mais aplicações por vaga. E a chance dos seus recrutadores receberem respostas dos candidatos é duas vezes maior também. Isso ajuda a melhorar os resultados operacionais, uma vez que pode reduzir o custo de contratação em 43%, decorrente da diminuição da necessidade de treinamentos, processos de recrutamento e seleção e rescisões contratuais de possíveis pessoas que não se enquadrem na cultura da sua empresa. Ter mais candidatos e respostas aumenta as chances de encontrar atrair e recrutar os talentos certos e, também, ajuda a diminuir o turnover em 40% nos seis primeiros meses.

Resumindo, quando a empresa trabalha a sua marca empregadora, em sinergia com a marca institucional e corporativa, ela se posiciona de forma a elucidar seus diferenciais competitivos e atrai os talentos que ela precisa de fato para que o seu negócio tenha sucesso. Tudo isso, nasce na origem da cultura organizacional.

E como diz a famosa frase de Peter Ducker: “a cultura come a estratégia no café da manhã”, ou seja, se a cultura da empresa não for forte e consolidada, ela será engolida pela estratégia. Sua essência deve prevalecer sempre. Então, o employer branding deve refletir essa força!

Por Ligia Oliveira, employer branding expert do Grupo Cia de Talentos