Projeto de memória empresarial pode beneficiar desde funcionários a stakeholders. O termo memória corporativa ou empresarial é um conceito utilizado para solidificar o storytelling de uma empresa, seja por meio de registros, fotos, documentos e tudo que faz parte da trajetória da organização.

Apesar de a “cultura de guarda” ainda não ser tão explorada no Brasil, os benefícios podem ser bastante importantes para funcionários, bem como para outros relevantes públicos estratégicos externos, como clientes e parceiros.

Manter boa estruturação sistemática para a memória empresarial vai muito além de um estado nostálgico, pois busca zelar pela corporação, resgatando suas origens com o objetivo de entender o processo de evolução.

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Por exemplo, é possível trabalhar a partir do primeiro layout do rótulo de um produto para fazer uma linha do tempo e mostrar seu desenvolvimento. Paralelamente, esse processo traz à tona a memória afetiva dos funcionários que estiveram envolvidos com as atividades e de pessoas que o utilizam há mais tempo. Em ambos os casos, a sensação de pertencimento é fortemente estimulada.

Reunir documentos, fotografias da fábrica, folhetos institucionais, comerciais de televisão, jingles de rádio, reportagens na mídia, brindes, vídeos, depoimentos e produtos antigos forma um conjunto poderoso de elementos no acervo, que pode ser usado em exposições temporárias ou, até mesmo, um museu permanente da empresa.

Veja alguns dos principais aspectos que podem ser impulsionados a partir da memória empresarial:

  • Aprendizado organizacional

Os funcionários podem aprender mais sobre a história da empresa, entender que independente do seu cargo de ocupação, seu papel é fundamental. Esse movimento cria sentimento de pertencimento e orgulho em fazer parte daquele lugar, gerando engajamento com as causas e objetivos da organização.

Entender a origem da empresa facilita a compreensão dos movimentos atuais e também para onde ela está caminhando. Paralelamente, a disseminação de conhecimento e cultura também atrai novos talentos.

  • Fortalecer relacionamento com stakeholders

Este é um benefício com retorno a longo prazo, mas pode gerar ótimos resultados. Ao apresentar a história da empresa é criado um relacionamento genuíno e transparente com os stakeholders, sobretudo quando esse é envolvido na história. 

  • Alinhar pensamento sobre novos produtos ou serviços

Manter um centro de memória permite concentrar em um único lugar o portfólio de produtos e serviços da empresa ao longo de sua trajetória. Isso facilita ao quadro atual de colaboradores saber o que já foi lançado, quando, porque e quais os resultados e disto, decidir novos movimentos, com melhor estimativa de potencial de mercado e possibilidades de aperfeiçoamentos.

  • Aproximar a comunidade do entorno

Quem não gosta de uma boa história?

Em tempos no qual o conteúdo é rei, todos, inclusive seus “vizinhos” se inspiram com uma trajetória de evolução, conquistas e realizações. Além de, eventualmente, conhecer mais sobre a região onde vivem.

Nesse sentido, a memória empresarial pode ser o campo mais fértil para construir reputação e fortalecer a marca, além de gerar notoriedade positiva e laços junto a quem está mais perto: a comunidade local. Não à toa, as fábricas abrem as portas para o público, com visitas guiadas mostrando o acervo e curiosidades.

  • Compartilhar conhecimento

Transformar a experiência e informações acumuladas durante a trajetória da empresa em conhecimento compartilhado é uma forma, não só de ficar próxima da sociedade mas, também, de desenvolver uma região, contribuir com a educação e ser mais ativo socialmente.

Desenvolver boas práticas de memória empresarial ainda depende de maior adesão das organizações, mas não há dúvidas de que a aposta nesse caminho potencializa estratégias de comunicação que, implementadas de modo correto, resultam em uma série de benefícios.

Porém, é importante ressaltar que cada empresa tem necessidades diferentes e contar com profissionais especializados em memória empresarial é essencial, tanto para identificá-las quanto para colocar em prática as melhores soluções.

4 benefícios da memória corporativa

Por Stefania Valle, sócia e diretora de Relacionamento e Experiências da Exxmartt. Há mais de 20 anos de experiência, atualmente é sócia diretora da SVPR, agência segmentada para planejamento de ações de relacionamento para construção de marca e reputação.

 

Ouça o RHPraVocê Cast, episódio 127, “Como não perder a base de uma cultura sólida diante de um forte crescimento?” com Michele Mafissoni Heemann, vice-presidente de Pessoas, Cultura e Gestão e Michelle Carneiro, diretora de Pessoas e Cultura, ambas da Contabilizei. Clique no app abaixo:

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