A pandemia de coronavírus provocou uma inédita disrupção no sistema de ensino, no Brasil e no mundo. A educação a distância (EaD), uma opção em ascendência, mas, anteriormente, ainda percebida como secundária diante do ensino presencial, cresceu vertiginosamente. Mais do que isso. Movida pelos desafios impostos à sociedade pelo vírus, tornou-se imprescindível.

A grande questão, hoje, é: qual a extensão desse processo? Trata-se apenas de uma adaptação emergencial? Ou, pelo contrário, está em curso um movimento mais profundo, do qual víamos, até pouco tempo, apenas a ponta do iceberg e que, agora, acelera rapidamente?

A despeito de como venha a se desenhar a estrutura de ensino em um mundo pós-pandemia, um ponto é certo: a educação a distância traz consigo muitas mudanças, que envolvem desde a forma de pensar e desenvolver competências até a relação entre professores e alunos.

Entender esse processo e as maneiras de potencializá-lo é o caminho para uma educação verdadeiramente inovadora, inclusiva e de alta qualidade. O FGV Online compreende e investe decisivamente nessa visão desde o seu nascimento, no início dos anos 2000.

É por essa capacidade – única – que o programa recebeu, em outubro último, um dos mais importantes prêmios do setor, o Top Of Mind de RH 2020. Um reconhecimento não apenas da qualidade do FGV Online, mas, sobretudo, da construção de uma nova forma de ensino, que teve e tem como base o olhar para o futuro.

Para levar a todos os lugares do Brasil, sem distinção, o que há de mais avançado em termos de conhecimento, teórico e aplicado, foi preciso estruturar a EaD em bases tão sólidas quanto transformadoras. A importância e as consequências desse trabalho ganham, agora, uma dimensão ainda maior. Concretamente, isso significa um investimento contínuo em diversos pilares, tais como:

1) Constituição de um corpo de profissionais que tenham experiência nessa modalidade de ensino e formação multidisciplinar, capazes de mapear as características específicas de cada estudante e relacionar o que aprendem aos seus interesses e vivências cotidianas. Aumentam-se exponencialmente, assim, a retenção, a significação e a aplicação do conteúdo ensinado.

Nesse sentido, o FGV Online conta com uma equipe de excelência, com doutores, mestres e especialistas de mercado, que inclui, ainda, os professores de todas as Escolas da Fundação. Trata-se de unir a diversidade profissional com o mais alto preparo acadêmico, sempre de acordo com as funções a serem cumpridas, que passam não somente pelas aulas como pelo acompanhamento e pelo reforço, correspondendo ao desempenho e à vocação de cada estudante.

2) Recursos multimidiáticos capazes de se adequar às necessidades de diferentes áreas e que abrem espaço para explorar todas as potencialidades da EaD. É essencial a criação de ambientes interativos que permitam o acesso, o tratamento e a difusão de diferentes tipos de informações e linguagens – textos, vídeos, sons, gráficos, imagens fixas e cinéticas, hiperlinks, games, dentre outros – de modo que o aluno possa, ele mesmo, definir suas estratégias de apreensão do conhecimento. A tecnologia, aqui, muito mais do que uma ferramenta, torna-se parte da própria linguagem e pedagogia dos cursos.

3) Métodos pedagógicos que gerem o engajamento individual dos estudantes mas também criem uma dinâmica coletiva e permitam, assim, formas inovadoras de aprendizado, substituindo a rígida verticalidade entre professores e alunos por uma construção conjunta.

Há duas palavras-chave nesse caso: autonomia e interação. Autonomia porque o estudante, sob a condução permanente de um quadro de professores de excelência, é incentivado a expandir seus horizontes intelectuais e profissionais, criando ele mesmo as melhorias práticas para alcançar as metas propostas e diversificar o seu conhecimento em todo o processo de ensino e aprendizagem.

Interação porque o outro lado dessa moeda são os trabalhos e as dinâmicas conjuntas, nas quais os estudantes, divididos em grupos, operam como equipes no mundo real, aplicando – e desenvolvendo – os conceitos teóricos para questões de mercado, até mesmo nas empresas em que trabalham. Ou seja, a inserção e a evolução profissional, sem perda da qualidade acadêmica, pelo contrário, são partes integrantes de todo o processo.

4) Disponibilização de materiais de estudo e discussão originais, desenvolvidos especificamente para a educação a distância, em todos os seus aspectos. Das formas de interatividade ao design, passando pela facilidade de acesso e de navegabilidade até a constituição de um banco de dados, com textos e informações, ágil, amplo e em permanente renovação, cada detalhe é projetado cuidadosamente.

Para alcançar essa meta, o FGV Online conta com um time de especialistas em áreas como gestão, pedagogia, linguística, artes plásticas, análise de sistemas, programação, marketing e tecnologia, webdesign, diagramação e revisão, todos com formação direcionada para a EaD e trabalhando de maneira articulada, entre si e com os professores.

Paralelamente, os estudantes têm à disposição várias bibliotecas audiovisuais, atualizadas constantemente, que fornecem conteúdos para download, indicações de leituras, sites, vídeos, artigos e diversos tipos de referências suplementares.

5) Estruturas de avaliação que voltem o rigor científico e a mais alta exigência de qualidade a um planejamento individualizado; que busquem, por um lado, a evolução do estudante e, por outro, sua introdução bem-sucedida no mercado.

Nesse âmbito, técnicas tradicionais de notas ou pontuações, isoladas, são insuficientes para medir de maneira holística o desempenho do aluno. Quais as dificuldades que enfrenta e por quê? Quais áreas geram maior interesse e desafios intelectuais e profissionais? Como esse desenvolvimento se relaciona com os objetivos de cada aluno? Quais as suas características – e diferenças – nos trabalhos em equipe e nos individuais? É mais motivado por questões teóricas ou práticas?

Para os professores-autores, tutores e mesmo para a interação eficiente entre as equipes é fundamental entender e responder a perguntas como essas. Daí a importância de se aplicarem, também, métodos não convencionais, nos quais os próprios estudantes, sozinhos e dentro dos grupos aos quais se afiliam, sejam levados a analisar o seu desempenho e resultados frente aos dos colegas, a partir de critérios claramente estabelecidos, de maneira contínua e transparente.

Novamente, leva-se para os cursos uma dinâmica do mundo real, desenvolvendo, em consequência, ferramentas emocionais, comportamentais e de iniciativa que serão, posteriormente, decisivas para os percursos profissionais almejados.

Esses cinco vetores – profissionais especializados e de excelência; tecnologia de ponta e multimidiática; material original que potencialize as características da EAD; pedagogia inovadora e em constante evolução; incentivo à autonomia – são a chave para que o FGV Online tenha alcançado a liderança acadêmica e de mercado no setor. A partir deles, de modo a contemplar as múltiplas necessidades de estudantes em todo o país, o programa abarca diferentes estruturas e formatos. São eles:

– Os Cursos de Curta Duração (www.fgv.br/curtamediaonline).

Com 30 horas e implementados ao longo de 7 semanas, têm material didático próprio, com conteúdo teórico, exercícios e propostas de trabalho aplicado. A metodologia de ensino pauta-se nas interações e discussões de conteúdo que acontecem na sala de aula virtual, com total flexibilidade de horário e local de estudos. São 106 cursos distribuídos nas seguintes áreas de conhecimento:

  • Direito
  • Economia e Finanças
  • Educação e Humanidades
  • Administração Pública
  • Estratégia e Negócios
  • Gestão de Setores Específicos
  • Liderança e Pessoas
  • Marketing e Vendas
  • Tecnologia e Ciência de Dados
  • Relações Internacionais

– Os Cursos Gratuitos (https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/gratuitos)

São 110 cursos gratuitos, que contam com os mesmos materiais, áreas de ensino, professores e qualidade dos de Curta Duração. Têm, atualmente, 14 milhões de alunos inscritos e mais de 7,4 milhões de declarações de conclusão emitidas, configurando-se, assim, como um dos maiores e mais bem-sucedidos programas de inclusão educacional com excelência do país e do mundo. Os cursos dividem-se nas mesmas áreas dos Cursos de Curta Duração Online.

– As Pós-Graduações Online (www.fgv.br/pos-online)

Com 11 meses de duração, a Pós-Graduação Online é voltada a profissionais que busquem uma especialização com o mais alto nível acadêmico e de mercado em uma estrutura compacta e sem a necessidade de comparecimento presencial. Dessa forma, a FGV é capaz de transcender as limitações físicas e regionais e oferecer toda a sua expertise e infraestrutura de conhecimento independentemente da localidade na qual se encontre o estudante. O programa ainda se diferencia pela tutoria ativa, somada a reuniões semanais com o tutor e os grupos da turma. O curso é integralmente realizado na modalidade online, com apenas um encontro de encerramento presencial. Os cursos da Pós-Graduação Online abarcam as áreas de:

  • Direito Empresarial
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gestão Financeira
  • Liderança e Inovação
  • Logística e Suppy Chain Management
  • Marketing e Mídias Digitais
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade

– Os MBAs Online (www.fgv.br/mba-online)

Desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da FGV, aliam a vanguarda acadêmica da Fundação às práticas mais atuais do mercado, oferecendo uma preparação completa para os desafios do mundo contemporâneo em diversas profissões estratégicas. O MBA online da FGV, por sua qualidade e reconhecimento de mercado, é indicado para profissionais que visem a alcançar um novo patamar em suas carreiras ou mesmo mudar seu campo de atuação. Contemplam os setores abaixo:

  • Gestão Empresarial
  • Gestão e Business Law
  • Gestão Financeira
  • Gestão em Liderança e Inovação
  • Gestão Logística e Supply Chain Management
  • Gestão em Marketing
  • Gestão em Marketing e Mídias Digitais
  • Gestão em Gerenciamento de Projetos