Qual mentalidade está guiando você? A importância de adotar um mindset de crescimento para uma vida mais significativa e feliz. Benjamin Barber, autor e teórico político americano, propôs uma divisão singular do mundo: não entre os fracos e os fortes, nem entre os que vencem e os que fracassam, mas entre aqueles que aprendem e os que não aprendem.
Isso passou a fazer muito sentido para mim quando tive acesso ao livro Mindset, da psicóloga e pesquisadora Carol Dweck. Nele, a autora apresenta as conclusões de mais de duas décadas de sua vida dedicadas ao estudo das diferentes formas como as pessoas lidam com o fracasso e o sucesso.
Dweck apresentou ineditamente dois modelos mentais predominantes: o mindset fixo e o mindset de crescimento. Foi então que entendi o papel de uma mentalidade que se entende sempre em evolução, sempre aprendiz, e vê nos obstáculos oportunidades de crescer e alcançar êxito.
Segundo Dweck, as crenças profundamente enraizadas, conscientes ou não, moldam nossa vida, influenciando nossos desejos e determinando nossas chances de alcançá-los. Ela destaca que a visão que temos de nós mesmos tem um papel vital em nossa jornada: “A opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida. Ela pode decidir se você se tornará a pessoa que deseja ser e se realizará aquilo que é importante para você” (p. 10).
Mesmo que não tenhamos plena consciência dessas crenças, elas exercem um poderoso domínio sobre nossas escolhas e a maneira como encaramos desafios e significamos nossas experiências. A pesquisa dela indicou que grande parte daquilo que acreditamos ser nossa personalidade é, na verdade, moldada por esse modelo mental que desenvolvemos ou adotamos.
Dweck afirma que a “verdadeira autoconfiança não se reflete em um título, um terno caro, um carro sofisticado ou uma série de posses. Ela se reflete em sua mentalidade: sua disposição para crescer” (p. 102). Ou seja, para responder à vida de maneira íntegra e verdadeira, você precisa estar disposto a crescer, evoluir e fazer o que for preciso para alcançar seu potencial e desfrutar de suas conquistas.
Qual mentalidade está guiando você? Vejamos algumas características desses modelos mentais para que você possa refletir sobre isso.
Características do mindset fixo
- O mindset fixo é caracterizado pela crença de que as habilidades e características pessoais são inatas e imutáveis.
- Pessoas com mindset fixo acreditam que possuem um nível fixo de inteligência, moral e personalidade, determinando suas capacidades.
- Este mindset limita o sucesso, pois leva a pessoa a crer que não pode desenvolver novas habilidades além das já existentes.
- Quem tem um mindset fixo constantemente sente a necessidade de provar o próprio valor, evitando desafios e novas experiências com medo de parecerem menos inteligentes.
- O fracasso é considerado insuportável por aqueles com mindset fixo.
Características do mindset de crescimento
- O mindset de crescimento se baseia na crença de que as qualidades e habilidades podem ser desenvolvidas por meio do esforço e dedicação pessoal.
- Pessoas com mindset de crescimento veem seu potencial como algo desconhecido e acreditam que podem melhorar continuamente.
- Elas encaram as falhas como oportunidades de aprendizado, fortalecendo sua autoconfiança no processo.
- O sucesso é visto como resultado do trabalho árduo e da busca constante pelo aperfeiçoamento.
- Este mindset inspira a busca contínua pelo desenvolvimento pessoal e a superação dos próprios limites.
A aceitação de quem somos e daquilo que somos capazes de fazer agora é uma chave importante para que sejamos resilientes e confiantes nos movimentos da vida quando entregamos a ela o nosso melhor possível. A obra Mindset me trouxe aprendizados valiosos e a oportunidade de perceber que, na verdade, todos temos esses dois modelos mentais.
Precisamos começar por aceitá-los e, a partir daí, procurar identificar os gatilhos do nosso mindset fixo para poder neutralizá-los. Fracassos? Críticas? Prazos? Desentendimentos? O que penso, sinto e faço quando o mindset fixo é desencadeado? Como perceber e atuar?
É importante termos clareza do que queremos, para onde estamos indo, quais são os nossos objetivos.
Caso contrário, como seremos capazes de discernir se a forma como estamos pensando nos aproxima ou afasta dos nossos propósitos? Qual é o parâmetro para conseguir avaliar se minha mentalidade está me levando nessa direção? Quais são as oportunidades para aprender e crescer hoje? Quando, como e onde posso executar essas oportunidades?
A maneira como pensamos foi e é alimentada a todo instante pelas histórias que escolhemos nos contar, que são criadas e reforçadas pelo conjunto de crenças que fomos construindo ao longo de nossa vida, das histórias vividas e herdadas, dos traumas, das privações, dos excessos, das faltas, dos amores e dissabores que experimentamos.
Ao desenvolver a capacidade de estarmos presentes, temos a oportunidade de decidir alimentar ou não essas histórias ou criar novas histórias. Lembre-se de que é o criador da sua realidade e que possui o poder de escolher qual mentalidade quer para sua vida, de que modo vai lidar com suas experiências e desafios, que colheitas fará em sua trajetória.
Por Luciana Barbosa, psicóloga, mãe, empresária e palestrante. Nasceu no Rio de Janeiro, mas, atualmente, vive em Brasília, capital federal. “O que você quer de verdade? Aprenda a escolher o caminho do não sofrimento e construa uma jornada próspera, significativa e feliz” é seu livro de estreia.
Saiba mais sobre vida pessoal ouvindo o programa “Vida Pessoal e Profissional: há limites?” do PodCast do RHPraVocê. Nesse episódio, o CEO do Grupo TopRH, Daniel Consani, e a editora do RH Pra Você, Gabriela Ferigato, conversaram com Tiago Petreca, diretor fundador e curador chefe da Kuratore – consultoria de educação corporativa, Country Manager da getAbstract Brasil e autor do Livro “Do Mindset ao Mindflow”, sobre as principais descobertas da pesquisa. Acompanhe clicando no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Capa: Depositphotos