O trabalho desempenha um papel central na vida da maioria das pessoas. Passamos muitos anos de  nossas vidas no trabalho e muitas horas dos nossos dias trabalhando ou em atividades relacionadas ao  trabalho.

No trabalho podemos encontrar senso de realização e significado, mas também encontra-se adoecimento, stress e ansiedade. O que não podemos ignorar é o fato de que o trabalho, o ambiente e  as relações profissionais são pontos importantes para construção de felicidade e bem-estar. 

Apesar da importância do trabalho para a felicidade das pessoas, a maioria não percebe o  trabalho como uma atividade particularmente agradável, infelizmente. O crescimento nos índices de  burnout são alarmantes bem como os dados relacionados à satisfação (ou insatisfação) com o trabalho. 

Pesquisa Infojobs

Vale dizer que hoje existe uma Ciência que estuda a felicidade composta por 3 pilares principais: 

  1. Psicologia Positiva,
  2. Ciência das emoções e
  3. Neurociência.

Após décadas de estudo do cérebro humano,  Richard Davidson e sua equipe de neurocientistas afirmou que: “Felicidade é uma habilidade que pode  ser praticada e cultivada”.  

Mas afinal, de que felicidade estamos falando? Particularmente, eu gosto bastante do conceito do  Professor Tal Ben-Shahar que lecionou em Harvard durante muitos anos e afirma que: “felicidade é a  combinação de bem-estar físico, emocional, relacional e intelectual”.

Dessa forma a felicidade deixa de  ser uma abstração para se tornar um caminho bem palpável e concreto em que eu assumo minha auto responsabilidade na construção de bem-estar em minha vida através das escolhas que faço. É claro que  temos que cuidar com o excesso de auto responsabilização dos indivíduos visto que a desigualdade social limita muito as escolhas de grande parte da população. 

Mas para além da esfera individual a Ciência está também se dedicando ao estudo da felicidade em âmbito coletivo. Nessa seara entram os estudos da felicidade no trabalho, mas também o contexto educacional e até político visto que diversos governos já tem suas políticas públicas de bem-estar.

A ONU está comprometida com a causa através do seu Relatório Global de Felicidade composto por uma  pesquisa realizada em 140 países no mundo todo e também dos objetivos de desenvolvimento sustentável que incluem saúde e bem-estar. 

Percebemos então o crescimento das discussões acerca no tema nas mais diversas esferas. Isso  acontece porque alguns dados são muito preocupantes: 

Transtornos como depressão e ansiedade já atingem cerca de 1 bilhão de pessoas no planeta – 14%  delas são adolescentes. (Organização Mundial da Saúde jun/2022). 

Os gastos mundiais relacionados a transtornos emocionais e psicológicos podem chegar a US$ 6 trilhões  até 2030 – mais do que a soma dos custos com diabetes, doenças respiratórias e câncer. (Fórum  Econômico Mundial). 

Nos últimos dez anos, a concessão de auxílio-doença acidentário devido a tais males aumentou em  quase em 20 vezes. (Ministério da Previdência Social). 

Nesse cenário, a ciência da felicidade assume papel de extrema relevância pois oferece soluções no enfrentamento do adoecimento que encontramos em tantos diferentes espaços da nossa sociedade. Por isso a discussão do tema é tão importante e as organizações tem um papel central para que  possamos mudar os rumos da história. 

A Ciência demonstra que existe muito a ganhar tanto para as organizações quanto para os  trabalhadores. Mas é importante frisar que o olhar da organização para a saúde, felicidade e bem-estar  do colaborador não deve conter segundas intenções.

Quero dizer, o olhar precisa ser real, caso exista o  interesse apenas em obter mais frutos financeiros a partir de maior produtividade qualquer iniciativa será ineficiente. Os ganhos em produtividade e demais benefícios obtidos pela empresa devem ser  secundários. Um efeito colateral (muito bem-vindo) oriundo de um trabalho pautado genuinamente no  cuidado com os seres humanos que compõem a organização. 

Pesquisas mostram que existe relação direta entre o bem-estar do colaborador e os níveis de  produtividade e satisfação do cliente que são dois pilares fundamentais para o sucesso da organização.

Relacionando o conceito do Tal Bem-Shahar fica óbvio que um colaborador gozando de boa saúde física,  emocional e mental estará apto a produzir mais e melhor e que isso resulta em maior satisfação por  parte do cliente. 

Mas as pesquisas e os dados não param por aí. Trabalhadores mais felizes são 25% mais eficientes, 50%  mais motivados, 82% mais satisfeitos e 108% mais engajados (Jéssica Price e Jones). Vendedores mais  felizes vendem até 56% mais (Shawn Achor).

E seguem em dados importantes e concretos como:

  • redução de absenteísmo (Akerlof, G.A. et al – Job Satisfaction –Papers on Economic Activity, 2017), 
  • retenção de talentos (Bryson, A. – Employee wellbeing, employee performance – H. Relations, 2017), 
  • redução de turnover (Clark, A.E. et al–Unemployment Psychological evidence – Labor Economics, 2004), 
  • maior inovação, criatividade e resiliência (Krekel, C. et al – Work and Wellbeing – Global  Happiness and Wellbeing Policy Report, 2018) e poderíamos seguir citando benefícios .  

Mas a grande pergunta é: como chegar lá? Qual o papel da organização nesse cenário? 

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que para cada 1 dólar investido no bem-estar do  colaborador estima-se um retorno de 5 dólares para a empresa em melhorias de saúde e produtividade. (OMS, 2020)  

É necessário trazer o tema para dentro da organização através de conversas e sensibilização. O início  pode ser pelo tema da felicidade ou bem-estar mas pode também ser um tema adjacente como por  exemplo a saúde mental ou emocional. Ouvir a opinião dos trabalhadores e uma pesquisa interna podem ser formas interessantes de começar. 

As pesquisas realizadas ao redor do mundo demonstram que a cultura organizacional e o papel das  lideranças são os dois principais pilares da felicidade dentro das organizações. 

As lideranças precisam de conhecimento e formação acerca dessa recente ciência, além de uma série de  ferramentas para poderem se tornar líderes mais humanos capazes de auxiliar a gestão do bem-estar  das suas equipes. Existem diversas possibilidades de intervenções (sem custo) que podem auxiliar os  trabalhadores a elaborarem a sua própria percepção de felicidade dentro dos pilares de bem-estar, bem  como sua percepção e expressão emocional e de saúde mental afim de melhores cuidados. 

É papel de todos dentro da organização a construção da cultura, portanto os conhecimentos acerca do  tema devem chegar a todas as áreas, bem como uma possível revisão dos valores da organização pode  se fazer necessária. Sabemos que a transformação da cultura requer esforço e atenção e que leva tempo portanto o imediatismo não tem lugar.

Cabe a organização oferecer um ambiente adequado para que os trabalhadores possam cuidar do seu  bem-estar fazendo as melhores escolhas na construção de sua felicidade. Um ambiente em que existe  segurança psicológica possibilita alcançar os benefícios aqui listados. 

Quando uma flor não desabrocha, você corrige o ambiente em que ela cresce e não a flor” (Alexandre  Den Heijer)

Felicidade Corporativa

Por Gustavo Arns, especialista em felicidade e bem-estar.

 

 

 

Saiba mais sobre vida pessoal ouvindo o episódio 75 do programa “Vida Pessoal e Profissional: há limites?” do PodCast do RHPraVocê. Nesse episódio, o CEO do Grupo TopRH, Daniel Consani, e a editora do RH Pra Você, Gabriela Ferigato, conversaram com Tiago Petreca, diretor fundador e curador chefe da Kuratore – consultoria de educação corporativa, Country Manager da getAbstract Brasil e autor do Livro “Do Mindset ao Mindflow”, sobre as principais descobertas da pesquisa. Acompanhe clicando no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube