Todo fim de ano, as pessoas fazem resoluções. A sensação de recomeço que a virada para um novo ano provoca traz a reflexão sobre o caminho que a vida tem tomado e se faz sentido mudar a rota para buscar objetivos diferentes. A sensação de renovação é válida para avaliar vários aspectos da vida, entre eles os relacionamentos, tanto pessoais quanto profissionais; pensar sobre como está o trabalho e o momento de sua carreira é muito importante.
Definir objetivos para o ano nada mais é do que escolher os caminhos para ser próspero. A questão é que prosperidade pode ter significados diferentes para muitas pessoas, mas o desejo é o mesmo. Manter a estabilidade no emprego, ou buscar novas oportunidades na carreira pode ser uma das metas para manter a serenidade no relacionamento.
Segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil, em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), revela que 48% dos casais brigam por causa de finanças. Esse dado deixa claro que a prosperidade no emprego é importante para casais que querem ficar juntos por muito tempo. É importante buscar atingir a prosperidade no trabalho e, como Especialista em amor, indico algumas resoluções de fim de ano que podem te ajudar a melhorar na carreira, no próximo ano:
1. Relacionamento pessoal: não tem como evitar, a relação profissional bem construída tem a capacidade de mudar a sua carreira, por isso, no próximo ano, faz sentido tentar criar novas conexões, sejam online ou na vida real. Essa é uma boa resolução para quem é um pouco tímido; busque formas de conhecer pessoas novas no seu meio profissional;
2. Mudanças: na vida as coisas mudam. Enquanto algumas pessoas não se sentem muito à vontade nessas situações, outras gostam e buscam por isso a cada ano, definindo para si metas ousadas. Para qualquer um dos perfis citados, a mudança é inevitável, então, saiba como se adaptar a ela, às novas tecnologias, e às tendências de mercado;
3. Proatividade: ser proativo não é começar a fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas conseguir se antecipar às demandas e saber identificar oportunidades no seu emprego. Isso envolve, principalmente, formas de agregar valor ao seu trabalho;
4. Comunicar crenças positivas: a história que você conta para si mesmo tem consonância com o que acredita ser possível conquistar no próximo ano. Se deseja crescer em sua carreira, não se iluda achando que não é suficiente para o seu cargo, crie uma narrativa que para contar a história que você deseja;
5. Não tenha pressa para mudar: quando o ano muda, a vontade de começar a trabalhar para atingir as metas é imediata, mas lembre-se de não ter pressa, pois a prosperidade profissional não é algo em si mesmo, mas o caminho, então, aproveite as etapas.
Seguir essas dicas pode ajudar qualquer pessoa que busca melhorar na carreira no próximo ano e, por consequência, manter o relacionamento longe de um dos grandes problemas que afetam os casais, então, aproveite os últimos dias de 2023 para pensar o que deseja no próximo ano de sua vida profissional.
Por Maicon Paiva, Especialista em Comportamento do Espaço Recomeçar.
Ouça o episódio 168 do RHPraVocê Cast, “Há espaço para emoções no ambiente de trabalho?”. Por que é tão difícil – até mesmo um tabu – falar sobre emoções no ambiente de trabalho? Elas fazem parte de cada nuance da jornada corporativa, afinal, a felicidade e a tristeza, por exemplo, podem ser variáveis que impactam consideravelmente o engajamento, a produtividade e, consequentemente, as finanças do negócio.
Mas como administrá-las? Qual é o papel do líder e do RH em relação às emoções? Para deixar claro que o assunto deve, sim, entrar em pauta nas organizações, o RH Pra Você Cast de hoje conta com uma dupla da Coppead/UFRJ: Paula Chimenti, Professora e Coordenadora do Centro de Estudos em Estratégia e Inovação; e Fernanda Souza, doutoranda e pesquisadora. Confira clicando abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais: