Por mais que as grandes empresas se cuidem, volta e meia algum desequilibrado pontua dentre seus milhares de colaboradores. Riscos definitivos e insuperáveis, ou, os desafios permanentes das grandes organizações.

As mega corporações deveriam, de alguma forma, conseguir um controle maior de seus principais dirigentes.

De forma permanente.

Mas, na prática isso revela-se uma impossibilidade absoluta. E tristes exceções acabam acontecendo.

Por mais que se esmerem e cuidem, sempre algum desequilibrado consegue transpor todos os filtros e integrar o capital humano dessas empresas.

Tudo o que fazem é mediante treinamento recorrente intensivo induzir uma cultura de respeito e educação em seus diferentes níveis de liderança. Mas, e mesmo assim, e como não existe filtro perfeito e absoluto, algum desequilibrado, repito, instala-se.

Semanas atrás o TST, através de sua 3ª turma, deu ganho de causa a uma ex-funcionária do ITAÚ, que ingressou com uma reclamação contra o banco por, e segundo ela, ter que perseguir metas abusivas, e ser estimulada pelo gerente regional a explorar seus atributos físicos. Vir trabalhar com decotes maiores e saias mais curtas… Além de caprichar no batom vermelho e no salto alto.

Em primeira instância o ITAÚ foi condenado a uma indenização de R$500 mil. Recorreu e a indenização caiu para R$5 mil. E agora, e finalmente, o TST fechou em R$50 mil o valor da indenização.

Os grandes bancos do Brasil, os cinco, são extremamente rigorosos na preparação e treinamento de seus funcionários, muito especialmente de suas lideranças, mas, vez por outra, falham, e acontecem situações como essa.

Ou seja, sempre, e por mais que se cuidem, tropeçam em processos e reclamações na Justiça. Ações deploráveis, e, acima de tudo, constrangedoras.

Rigor maior nas contratações, treinamento permanente, e fiscalização rigorosa, sempre.

Todo cuidado é pouco, sempre

Por FRANCISCO ALBERTO MADIA DE SOUZA – FRANCISCO MADIA. conforme pesquisa realizada pela TOLEDO E ASSOCIADOS para a ADVB – Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – foi considerado a maior autoridade em marketing do país, e colocado ao lado de PETER DRUCKER e PHILIP KOTLER pelos entrevistados. Trabalha há mais de 50 anos com MARKETING. Foi o primeiro profissional a trabalhar com MARKETING no mercado financeiro – 1968 -, e em 1970 foi selecionado para implantar a primeira área de marketing dentro de um banco no país: ITAÚ. Trabalhou em agências de propaganda, em indústria, empresa comercial, e concluiu sua trajetória de executivo como Diretor Superintendente da CARTA EDITORIAL. A partir de setembro de 1980 criou e vem presidindo o MADIAMUNDOMARKETING.

Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?

Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube