Setembro chegou e, com ele, a transição para a reta final do ano. É um momento de reflexão. Uma chance de parar, respirar e avaliar tudo o que foi conquistado até agora, os desafios superados e as metas que ainda queremos atingir antes do ano acabar.

Para os líderes empresariais, este é um momento crucial para avaliar o desempenho da equipe, o nível de engajamento e a motivação para os próximos meses. Portanto, faça a si mesmo algumas perguntas importantes: A energia da sua equipe está alta? Eles estão engajados e motivados? Afinal, equipes motivadas e engajadas são mais produtivas, criativas e mais propensas a superar desafios. E mais, elas contribuem para um ambiente de trabalho mais positivo e, por fim, para o sucesso da empresa.

Hora da Reflexão

Antes de mergulhar em estratégias para manter a equipe motivada e engajada, é fundamental fazer uma pausa para refletir sobre o ano até agora. Quais foram os pontos altos e baixos? Quais metas foram alcançadas e quais ficaram para trás? Como a equipe trabalhou junta? Houve algum conflito ou desafio que afetou o engajamento ou a motivação da equipe?

Essas reflexões são vitais para entender a dinâmica da equipe e identificar áreas que podem precisar de melhorias.

Reconhecimento: um pequeno gesto, gera grandes impactos!

Neste ponto do ano, quando a equipe está se esforçando para terminar projetos importantes e atingir metas cruciais, o reconhecimento é mais importante do que nunca.

Reconhecer o esforço e o trabalho árduo da equipe, tanto individualmente quanto coletivamente, mostrará que você valoriza e aprecia seu empenho. Isso pode ser feito de várias maneiras, desde um simples agradecimento até prêmios e bônus.

Estabelecendo metas claras

Setembro em diante é o momento perfeito para estabelecer metas claras para os próximos meses. Isso ajudará a equipe a entender o que é esperado deles e o que eles precisam trabalhar para alcançar. Metas claras e alcançáveis são uma ótima maneira de manter a equipe motivada e engajada.

O final do ano é sempre um período agitado, mas com a estratégia certa, você pode manter sua equipe motivada e engajada. Portanto, tire um tempo para refletir sobre o ano até agora, reconheça o esforço de sua equipe e estabeleça metas claras para o futuro. Com um pouco de planejamento e muito otimismo, você pode garantir que sua equipe esteja pronta para enfrentar o que vem pela frente e terminar o ano com chave de ouro.

Por Leila Navarro, palestrante Internacional com foco em comportamento e motivação, empresária, startuper, mentora e conferencista. Autora de 16 livros. É uma das colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Site institucional. Foto: Divulgação.