Há mais coisas entre a satisfação do colaborador e a comunicação interna do que um e-mail. A comunicação interna nas empresas é muito mais do que o envio de comunicados e atualizações sobre políticas internas.
Do momento em que uma pessoa se candidata a uma vaga ao fim do ciclo corporativo, a comunicação interna é um fator essencial para a boa experiência, já que é por meio dela que os colaboradores interagem, estabelecem relações entre si e constroem diariamente a cultura da empresa.
O conceito vem da área de atendimento ao cliente. Nas empresas, é comum encontrar um setor dedicado ao “sucesso do cliente”, no qual os profissionais buscam entender as percepções dos consumidores para melhorar o atendimento cada vez mais. Enquanto isso, o setor de comunicação interna muitas vezes ainda estabelece uma relação menos próxima com os colaboradores.
Contudo, é preciso levar em conta que um cliente satisfeito vem de atendimentos incríveis, que só são possíveis com colaboradores também satisfeitos. Ou seja, a experiência do colaborador afeta diretamente nos resultados do negócio.
O tema já está no radar há um tempo e se intensifica ainda mais nesse período atípico de pós-pandemia e de fortalecimento do trabalho remoto.
Leia também: Nada de famosos! Colaboradores assumem o papel de influencers das marcas
Segundo o Relatório de Tendências em Gestão de Pessoas 2022 da Great Place to Work, empresas que não dirigirem esforços para melhorar o ambiente de trabalho oferecendo boas experiências aos colaboradores poderão perder espaço no mercado.
Outro estudo, realizado pela Robert Half, demonstrou que o principal desafio em 2023 para 80% das empresas é a retenção de talentos. Ou seja, cada vez mais, a experiência do colaborador precisa ser um ponto de bastante atenção nas organizações. E é pensando em impulsionar os negócios através do investimento em comunicação interna que listamos quatro práticas essenciais para melhorar a experiência do colaborador.
1. Metodologias de pesquisa frequente
Só é possível melhorar sabendo os pontos de atenção. E se o conceito de employee experience vem do customer experience, vale também trazer para dentro das organizações, e portanto para a experiência dos colaboradores, algumas das metodologias utilizadas para estabelecer uma conexão mais próxima com os clientes.
Uma delas é o NPS (Net Promoter Score), que mede a satisfação e fidelização dos consumidores. Trazendo para a relação com os colaboradores, temos o e-NPS (Employee Net Promoter Score). Essa é uma pesquisa realizada de forma anônima, e permite aos trabalhadores expressar sua opinião sobre o ambiente de trabalho e ações realizadas pelas áreas de RH e CI.
2. Ações a partir de dados
Já faz um tempo que os dados têm sido protagonistas na transformação dos ambientes de trabalho, seja para prever problemas futuros, ou para alcançar melhores resultados financeiros. Na relação com os colaboradores, não pode ser diferente: os dados guiam de forma assertiva.
E, indo além, mais do que ter métricas, é preciso usufruir de métodos eficazes de analisá-los para explorar o melhor da empresa.
3. Mapa da jornada e momentos que importam
Colaboradores com experiências positivas influenciam positivamente na imagem da empresa, falando de sua vivência para outras pessoas, que podem vir a ser novos talentos atraídos. Mapear a jornada dos colaboradores é uma forma de estabelecer uma conexão mais próxima com eles.
Seja fazendo uma pesquisa de satisfação no primeiro mês de trabalho, seja enviando mensagens em dias especiais, além de, é claro, uma rotina com informações relevantes para a realização do trabalho e momentos de descontração e reconhecimento.
4. Plano de carreira como chamariz
Empresas que possuem planos de desenvolvimento individual e de progressão de carreira são as mais cotadas pelos talentos em busca de oportunidades profissionais. Esses profissionais, consequentemente, se tornam mais engajados em suas posições, já que buscam sempre evoluir para concluir o plano.
A comunicação interna, aqui, tem o importante papel de deixar claro aos colaboradores como a progressão de carreira acontece e, claro, se comunicar com esses colaboradores nos momentos importantes da carreira com reconhecimentos.
Pensando em melhorar o dia a dia nas empresas, aumentar a retenção de talentos e, consequentemente, a satisfação do consumidor final, o investimento em mecanismos de comunicação interna se mostra um forte aliado.
Por Felipe Hotz, CEO do Comunica.In, startup que desenvolve soluções para gestão, automação e mensuração de processos de comunicação para o público interno.
Ouça o PodCast RHPraVocê, episódio 51, “Os Pontos em comum entre Employee x Customer Experience” com Lidia Gordijo, CEO da Pitzi. Clique no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Capa: Depositphotos