As metodologias ágeis são uma forma de estimular entregas de um determinado projeto, ou seja a partir da divisão de entregas para o cliente final em ciclos menores e desta forma, eventuais problemas podem ser corrigidos aceleradamente e os planejamentos serem revistos com métodos ágeis.

O Three Years From Now é um plano de metas baseado neste preceito, tendo como objetivo orientar os nossos profissionais a conduzirem os projetos com mais rapidez, sem muitos obstáculos.
Um ponto muito positivo desta nova metodologia é a eficiência operacional.

Com um bom planejamento e técnicas ágeis bem desenvolvidas em todas as etapas do projeto, podemos identificar desperdício financeiros, de tempo e de recursos humanos e, assim, corrigi-los antes que impactem no trabalho.


Baixe gratuitamente o eBook “ESG – como as três letras vão conduzir o futuro do trabalho” – O que significa ESG e como ele pode ter um impacto tão grande na esfera trabalhista? Confira: Uma pitada de contexto: o que é esse tal de ESG?; O panorama global e brasileiro de ESG; ESG + Diversidade: relações; Estratégias: o caminho das pedras; Como o RH pode ajudar?; Benchmarking: case do mercado; Conclusão. Produzido pela Jobcam e RHPraVocê. Clique AQUI.


Os profissionais conseguem se dedicar com mais perseverança às suas tarefas, otimizando ainda mais a produtividade. Não há nada mais frustrante em uma corporação do que se dedicar a uma iniciativa e perceber que a mesma não será útil.

De acordo com o 15th State of Agile Report de 2021, os maiores desafios da adoção do agile são: inconsistências nos processos e práticas (46%), seguido por choques culturais (43%). Resistência a mudanças na organização como um todo e falta de habilidades ou de experiência são um desafio para 42% dos participantes. Para 41%, a ausência da liderança também é outro fator, assim como a falta de suporte e apoio de seus líderes, que foi mencionada por 40% dos 1380 profissionais consultados pela pesquisa.

As metodologias ágeis não significam apenas ter agilidade nos negócios, mas, sim, a capacidade de se adaptar às mudanças com celeridade, de forma resiliente e proporcionar crescimento e inovação.

Quando essa metodologia é aplicada ao RH de uma empresa, visa melhorar o dia a dia do time, permitindo a colaboração em todos os níveis.

Com isso, o time de recursos humanos tem a possibilidade de solucionar os problemas de uma maneira mais eficiente, tendo em vista que um dos princípios do agile é a identificação de falhas e redução no tempo de resposta a elas.

Outra vantagem de utilizar a metodologia nesse setor é aumentar a eficiência na contratação, que manterá seu foco em encontrar profissionais capazes de se adaptar rapidamente a novas realidades, lidar com situações complexas e usar formas criativas para agilizar seus processos.

As metodologias ágeis trabalham a partir de ciclos rápidos, que costumam ser medidos em semanas ou até meses, entregando resultado ao final de cada ciclo.

A criação deste recurso foi pensada de uma maneira cuidadosa, em uma resposta às necessidades de desenvolvedores de software. Focada na agilidade de gestão dos processos, a agile cria um efeito dominó que influencia todas as tarefas da empresa e diminui os tempos de execução.

Entretanto, é evidente que como em toda mudança, durante a transição da empresa para o novo modelo, os colaboradores precisam entender os processos que serão alterados, além de saberem os motivos para tal.

Com isso, será possível que a cultura de agilidade torne-se, de fato, parte da empresa – e não só mais uma tentativa abatida em relação aos novos resultados.

Com base nesta premissa é que o Three Years From Now vai para muito além de um planejamento estratégico. É um projeto com uma série de medidas e compromissos com a inovação, a inclusão e a governança, que são pilares importantes dentro da empresa.

Ainda com relação aos planos de metas, dentro do âmbito da ESG, a empresa pretende ter uma agenda de gestão robusta para tomar decisões de negócios, inovar e aprender com o mercado, desenvolvendo uma associação com Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Durante a minha experiência enquanto gestor, testemunhei muitas vezes que, por mais que alguns processos fossem formalizados, muitos colaboradores seguiam no “antigo” jeito de operar, por conforto ou mesmo pela inércia, comum a todos nós.

Assim, estamos cuidando com carinho da comunicação interna e dos rituais de gestão nesse processo. Nossa ideia com o Three Years from Now não é engessar nada nem ninguém, mas oferecer um bom mapa que pode e deve ser ajustado e rediscutido ao longo do percurso, sem perder o destino final de vista.

Acima de tudo, é necessário que a mudança seja institucionalizada e que além das metas e dos desafios funcionais, também estejamos atentos ao lado comportamental da coisa.

Planos a longo prazo são importantes para dar sentido aos processos, iniciativas e gerar conexão com o futuro das pessoas na companhia, com flexibilidade, autonomia e agilidade.

Three Years From Now: além de um planejamento estratégico

Por Thiago Balieiro, head de RH do Sorte Online, grupo de serviços lotéricos.

 

 

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 70, “Quais competências não podem mais faltar para um profissional de RH?” com Emanuella Velez, uma das 25 mais influentes vozes do LinkedIn no Brasil. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube