Processos seletivos são vias de mão dupla: a empresa busca um talento e o candidato busca uma empresa que corresponda aos seus objetivos de carreira. Portanto, para ter diferencial competitivo as organizações precisam atrair e reter essas pessoas através do impulsionamento da sua marca empregadora desde o recrutamento.

A Pesquisa HR Thinking 2019 mostra que, quando a experiência do candidato é ruim, 43% dos talentos deixam de comprar produtos ou serviços da empresa e 50% dos candidatos que tiveram uma experiência ruim não se candidatariam novamente para a mesma empresa e todas essas pessoas compartilham a experiência ruim e todo esse ciclo gera um impacto extremamente negativo para a organização.

Através da experiência no processo seletivo, é possível compreender como funciona a cultura organizacional e se os valores que a empresa prega condizem com o que é praticado de fato. Ou seja, a maneira como os candidatos são tratados na seletiva reflete o comportamento da empresa para com os seus colaboradores.

É importante destacar que para uma eficaz estratégia de employer branding, o Employee Value Proposition precisa estar muito bem desenhado e definido o que o torna uma excelente ferramenta para atrair talentos e oferecer motivos para que os colaboradores permaneçam. Essa proposta de valor corrobora todo o legado que a empresa construiu e também o que a organização agrega e proporciona aos seus funcionários.

Segundo o Relatório Global de Recrutamento do Linkedin, dois fatores são primordiais na escolha final dos candidatos ao aceitar uma proposta de emprego: 1. Como a empresa poderá impactar no avanço da carreira e 2. De que maneira o trabalho será financeira e intelectualmente estimulante.

Elementos para a construção de uma boa proposta de valor – EVP

O Employer Value Proposition diz respeito a tudo aquilo que a organização pode proporcionar aos seus colaboradores, ou seja, uma combinação de valores mensuráveis e não mensuráveis e que está profundamente interligado à Cultura Organizacional.

Segundo o site da GPTW (Great Place To Work), em um bom EVP precisa constar:

  • Recompensas contratuais: nesta categoria, estão as recompensas tangíveis, ou seja, o salário e o pacote de benefícios. Procure fazer o possível para que a remuneração de cada posição seja competitiva dentro do seu mercado.
  • Recompensas experienciais: reflita sobre como os funcionários experimentam a sua empresa dentro e fora do trabalho. Elas incluem desde apoio na gestão de carreira a programas de bem-estar físico, financeiro, emocional e social.
  • Recompensas emocionais: são as recompensas intangíveis que influenciam no engajamento das pessoas. Elas passam pela realização de um trabalho com propósito e por uma cultura de reconhecimento e valorização do colaborador.

Com uma proposta de valor bem estruturada e praticada no dia a dia, fica muito mais simples fortalecer o Employer Branding, pois traz essa percepção de valor do ponto de vista dos próprios colaboradores e candidatos e consequentemente contribui para a atração e retenção das pessoas.

É importante salientar a necessidade do acompanhamento contínuo da Marca Empregadora, avaliando processos e tendências, metrificando resultados, aplicando melhorias, dentre outras ações e no que diz respeito ao recrutamento, proporcionar uma experiência incrível tanto para o candidato (Candidate Experience) quanto para o colaborador (Employee Experience) reafirma o compromisso da empresa por meio da prática.

Portanto, compreender que as pessoas devem ser valorizadas, respeitadas e acolhidas no ambiente organizacional é um passo determinante para o sucesso da empresa. Como diz Simon Sinek: “Se você não entende de pessoas, não entende de negócios”.

Aline Sousa, People Specialist do Angel Investor Club, Headhunter, Consultora de RH, Mentora de carreira, professora na Escola Conquer, colunista, eleita Linkedin Top Voices 2020 e Top 20 Influenciadores ibest. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.